Preciso da ajuda de vocês em relação a faculdade de fotografia ( Tecnólogo em fotografia)!!!
Á partir do próximo mês, pretendo fazer meu primeiro curso superior, e dentro dos meus interesses, a possibilidades de ser o tecnólogo em fotografia é grande.
Embora já tenha experiência com fotos, já cursei algumas oficinas e até iniciei trabalhos a algum tempo, tenho interesse em retomar e comprar um equipamento.
Eu tenho duas duvidas:
1º: Vale mesmo a pena fazer faculdade de fotografia, ou iniciar ( já que é minha primeira graduação) ou fazer outra graduação, e fazer á parte cursos de fotografia??
2º:
Aonde fazer fotografia?
Sou da capital de SP, e as universidades que tenho pesquisado são:
UNIBAM, UNIP. FMU entre outras. ( pois são valores mais acessíveis)
Sua dúvida é muito pertinente, pois após lê-la e tentando me por no seu lugar, também fiquei em dúvida :hysterical:
Mas vamos lá. Você está decidida a trabalhar com fotografia? Você não passou essa firmeza, ao dizer “um dos meus interesses”. Se você está certa que quer a fotografia como PROFISSÃO, não vejo porque não fazer uma faculdade.
Porém, se você não está 100% certa disso, eu faria alguma outra faculdade que te daria base para qualquer outra atividade, como administração, direito, etc e completaria o conhecimento de fotografia com cursos livres. Assim você atenderia as duas necessidades.
Digo isso porque se fizer fotografia e no futuro você perceber que “não era bem isso que queria” a formação restrita não te será tão útil, ao passo que administração por exemplo, te serve em qualquer atividade que for abraçar.
Volto a repetir, é apenas mais uma forma de pensar para você ter subsídios.
Claro que existe a questão do “gosto pessoal”, do “sonho”, etc, etc, mas se você não tem certeza disso, é bom pensar por vários ângulos. Boa sorte na decisão
Sou formado pela UNIP em fotografia, por isso o Hyde me indicou pra participar do tópico. rs
Eu recomendo sim, o curso é bem bacana, a estrutura da escola é boa e a maioria dos professores é ótima.
Aprende-se um pouco de todos os gêneros fotográficos, coloca o aluno em contato com o laboratório PB e com estúdio, além de ter diversas disciplinas teóricas que dão repertório e argumento para o futuro fotógrafo.
Mas é claro, um curso de graduação não te fará uma fotógrafa profissional sozinho, isso depende de seu empenho, comprometimento, experiências dentro e fora da universidade, etc.
Pelo que me lembro dá pra fazer o primeiro ano sem equipamento próprio. No segundo a exigência de se fotografar fora da universidade aumenta bastante aí se faz necessário ter sua própria câmera.
Quando cursei nós tínhamos a disposição no estúdio câmeras SLR analógicas e digitais. Mas era quase impossível sair com elas da universidade, devido à burocracia.
O salário base de um médico no estado é mais baixo que de um professor pra você ter idéia.
Administração te dá um norte pra trabalhar com uma séries de coisas… só que na área administrativa, assim como o direito.
Quanto a dar dinheiro, como qualquer profissão é ir atrás, estudar e ser muito bom no que se faz. Apesar dos pesares não vejo nenhum fotógrafo morrendo de fome por aí, mas também não espere ficar rica. Isso só alguns conseguem, e olhe lá, hehehehe. Ganhar dinheiro em fotografia é questão de investimento (não só financeiro, mas de tempo, de paciência, stress e tudo isso)
Fiz uma graduação incomum (em dança) e muita gente me dizia que não dava dinheiro e etc. É difícil? É, mas durante minha graduação consegui realizar vários trabalhos, viajei e ganhar prêmios, garantindo uma grana que meus amigos de outras graduações nem sonhavam em ganhar trabalhando na área. Terminei essa e to começando outra em moda, que parece ser um pouco mais próspera.
Nesse quadro só tenho a dizer pra você se jogar. O curso por ser tecnológico é rápido e acredito que vá te dar uma base legal e ampliar seus horizontes. Pode até ser que no meio do curso você descubra que não quer trabalhar com isso mesmo amando a fotografia, mesmo se isso acontecer acredito que vale o investimento, afinal, você investiu um tempo da sua vida dando a oportunidade de se conhecer, sem ter que ficar no futuro pensando “Ahhh, e se eu tivesse feito fotografia, como será que eu estaria hoje…”
Poxa Felopes, muitíssimo obrigada! Me senti muito mais inspirada. Se não dermos oportunidade a nós mesmos de nos conhecermos, não conseguiríamos chegar a lugar nenhum!! Um abraço!!