Bom, estou ingressando nesse mundo de fotografia agora, e utilizava uma super-compacta, a Panasonic Lumix FZ-35 (lente leica). Daí tenho um amigo que chegou recentemente dos EUA, ele é fotógrafo, e está me ofertando uma Nikon D50 com as opções de lentes abaixo:
Gosto muito de tirar fotos, desfocando o segundo plano, e focando o primeiro (logico), testei as duas lentes, a de 50mm me deu um resultado lindíssimo, em contrapartida nao tem zoom, ao contrário da lente TAMROM que tem zoom.
Prefira o Kit com a 18-50 e a 50 mm.
Com a 28-200 vc não vai ter grande angular e isso é muito ruim quando for fazer fotos de paisagem ou em lugares onde não é possível andar para trás para enquadrar uma cena.
De boa, o que vc quer fotografar? Se gostar de natureza, assuntos dos quais vc nao pode se aproximar muito, melhor a zoom tamron. Se preferir paisagens, melhor a 18-55. Falam muito da tamron 11-16, mas nunca usei, nao tenho opniao formada.
Comprei a minha D50 com 7500 clicks, uma 18-70 nikkor e uma 70-300 macro sigma, tudo por 1600 paus. Acho que a do seu amigo ta num preço bom. A D50 e uma maquina muito boa pra começar. Bem vindo!
P.S.: Digitando do celular, por isso a falta de acentos!
Na verdade, ele me apresentou a D50 e a D5000. Ele alegou que a D50 é melhor pois vem com motor em seu corpo e que é compatível com mais variedades de lentes do que a D5000. Confere a informação???
Podería ir de D5000 tendo em vista a minha situação descrita no tópico?
Respondendo ao colega Killingbow:
Na verdade eu fotografava com a Lumix FZ-35 e utilizava o Zoom dela para aproximar do assunto e assim desfocar mais o segundo plano, deixando a foto mais agradável embora limitado por uma supercompacta. Gosto mais de fotografar pessoas e objetos inanimados.
Só quero saber msm se a relação custo x beneficio x oportunidade está boa de fato!
A informação procede sim. A D50 tem motor no corpo, o que te permite usar lentes AF (mais baratas) e manter a capacidade de auto-foco. Com a D5000, só dá pra usar lentes AFS (mais caras).
A relação custo benefício está boa. Se você comprar na última opção, sem a 50mm, dá pra encontrar a 50tinha na faixa de 100 reais mais barato (ou até mais um pouco). Falo pq também estou procurando uma.
Para pessoas e objetos inanimados acho que você se sai melhor com a 18-55, principalmente se ela tiver VR, que permite usar velocidades mais lentes e fotografar com a máquina em punho, sem necessidade de tripé.
Então vc acha que a 18-55mm me daría bons resultados pra o que eu quero fotografar?! Tendo em vista que gosto de “brincar” focando o assunto e desfocando segundo plano.
Para desfocar o segundo plano uma lente com mais abertura de diafragma como a 50mm f1.8 é melhor. Dá uma olhada sobre profundidade de campo (DOF) e abertura da lente (se é que ainda não leu).
Como você não pretende fotografar nada que pula em cima de você nem que corra de você, com a 50mm você está bem servido neste aspecto. Poderia avaliar também uma 35mm 1.8.
A 18-55 te dá a vantagem de chegar a ser mais grande angular que a 28-200, se precisar fotografar paisagens ou interiores.
Já que a máquina é de um amigo, pegue ela na mão e dê uns cliques… Acho que vai te ajudar a decidir