D6 - Decepção!! Está muito mais para uma D5S do que uma D6

Eu gosto muito da Nikon mas os caras estão pisando na bola.
Eles tinham tanta certeza de que a D6 era decepcionante, ainda mais depois da 1DX III, que eles fizeram o anúncio, na surdinha, na última noite.

A câmera é ruim? Claro que não mas… A grande mudança foi ter 2 cartões CF Express e o sistema de foco que agora tem menos pontos (105) e estão mais concentrados. Não tenho dúvidas de que deve ter melhorado como a Nikon afirma mas o da D5 já era espetacular e tinha um pouco mais de amplitude no visor. Depois que se usa ML, fica-se mal acostumado.

O fps também ficou para trás quando comparado com a concorrência. O sensor aparenta ser o mesmo da D5 (talvez fizeram algum ajuste pequeno). E nada do que vinha nos rumores como IBIS, sensor de maior resolução, etc… se concretizaram.

Aqui está o link:
https://www.dpreview.com/news/7615938748/the-nikon-d6-here-are-the-official-specifications

E aqui a tabela com as especificações:
Price
MSRP $6499
Body type
Body type Large SLR
Body material Magnesium alloy
Sensor
Max resolution 5568 x 3712
Other resolutions 3648 x 2432 (DX format)
Image ratio w:h 1:1, 5:4, 3:2, 16:9
Effective pixels 21 megapixels
Sensor photo detectors 21 megapixels
Sensor size Full frame (35.9 x 23.9 mm)
Sensor type CMOS
Processor Expeed 6
Color space sRGB, Adobe RGB
Color filter array Primary color filter
Image
ISO Auto, 100-102400 (expands to 50-3280000)
Boosted ISO (minimum) 50
Boosted ISO (maximum) 3280000
White balance presets 12
Custom white balance Yes
Image stabilization No
Uncompressed format RAW
JPEG quality levels Fine, normal, basic
File format
JPEG
Raw (NEF, 12 or 14 bit)
Optics & Focus
Autofocus
Contrast Detect (sensor)
Phase Detect
Multi-area
Center
Selective single-point
Tracking
Single
Continuous
Touch
Face Detection
Live View
Autofocus assist lamp No
Manual focus Yes
Number of focus points 105
Number of cross-type focus points 105
Lens mount Nikon F
Focal length multiplier 1×
Screen / viewfinder
Articulated LCD Fixed
Screen size 3.2″
Screen dots 2,359,000
Touch screen Yes
Screen type TFT LCD
Live view Yes
Viewfinder type Optical (pentaprism)
Viewfinder coverage 100%
Viewfinder magnification 0.72×
Photography features
Minimum shutter speed 900 sec
Maximum shutter speed 1/8000 sec
Exposure modes
Program
Aperture priority
Shutter priority
Manual
Built-in flash No
External flash Yes (via hot shoe or flash sync socket)
Flash modes Normal, redeye reduction, slow sync, slow sync w/redeye reduction, rear-curtain sync, off
Flash X sync speed 1/250 sec
Drive modes
Single frame
Self-timer
Quiet shutter
Mirror-up
Continuous high
Continuous low
Continuous drive 14.0 fps
Self-timer Yes
Metering modes
Multi
Center-weighted
Highlight-weighted
Spot
Exposure compensation ±5 (at 1/3 EV, 1/2 EV, 1 EV steps)
WB Bracketing Yes
Videography features
Format MPEG-4, H.264
Modes
3840 x 2160 @ 30p, MOV, H.264, Linear PCM
3840 x 2160 @ 25p, MOV, H.264, Linear PCM
3840 x 2160 @ 24p, MOV, H.264, Linear PCM
1920 x 1080 @ 60p, MOV, H.264, Linear PCM
1920 x 1080 @ 50p, MOV, H.264, Linear PCM
1920 x 1080 @ 30p, MOV, H.264, Linear PCM
1920 x 1080 @ 25p, MOV, H.264, Linear PCM
1920 x 1080 @ 24p, MOV, H.264, Linear PCM
Microphone Stereo
Speaker Mono
Storage
Storage types Dual XQD/CFexpress slots
Connectivity
USB USB 3.1 Gen 1 (5 GBit/sec)
USB charging Yes
HDMI Yes (mini HDMI)
Microphone port Yes
Headphone port Yes
Wireless Built-In
Wireless notes 802.11ac + Bluetooth
Remote control Yes (Wired or smartphone)
Physical
Environmentally sealed Yes
Battery Battery Pack
Battery description EN-EL18c lithium-ion battery & charager
Battery Life (CIPA) 3580
Weight (inc. batteries) 1270 g (2.80 lb / 44.80 oz)
Dimensions 160 x 163 x 92 mm (6.3 x 6.42 x 3.62″)
Other features
Orientation sensor Yes
Timelapse recording Yes
GPS Built-in

Concordo.... Paciencia. Tenho meus aborrecimentos. Vai se levando a vida.

E o product tour nem foi lá essas coisas tb:

E não e que no meio do vídeo ainda rolou uma propaganda da 120-300mm :eek: :doh:

:hysterical: :smiley:

Como eu já havia dito antes (e um amigo nosso quase quis me bater), seria muito “mais do mesmo”. Nada tão inovador.

Acho que tecnicamente as câmeras chegaram onde poderiam chegar com a tecnolgia atual. O que é uma pena, porque há todo um ramo de usabilidade que pode ser melhorado.

Complicado, um monte de circuitos eletrônicos, “vidros” e mais “vidros”, grandes sensores, motores (elétricos), engrenagens, mecanismos estabilizadores, etc, etc, e uma tecnologia que cabe no bolso passando a perna em tudo isso.

Not so fast…

Achei esse vídeo promocional vem mais interessante que o da D6.

Logo agora que a D6 ia integrar o esquadrão do contra-ataque das DSLRs? Bah, vou parar com essa piada, é chutar cachorro morto…

Com certeza os grandes avanços já aconteceram entre 2012 a 2016 para as DSLR mas a linha D3/D4/D5 que sempre disputou palmo a palmo com a 1DX quem tinha mais inovação, dessa vez ficou para trás.
Como já falei, a câmera está longe de ser ruim mas como anunciaram uma D6 ao invés de D5S, esperava-se mais. A Nikon ficou com tanta vergonha da sua decisão que nem fez barulho para lançar essa câmera.

Me parece que estão pensando só com os bolsos. Economizam um bocado no P&D e custos de amortização para aumentar a margem de lucro mas o tiro pode sair pela culatra que seria manchar um pouco a marca e reputação que é algo que custa muito mais para se recuperar depois.

Ando preocupado com a Nikon… esse lançamento acendeu a luz amarela para mim. Não importa que seja um produto de nicho específico mas sim a mensagem de que a inovação está ficando em segundo plano.

Engraçado, eu também já tinha feito a estranha comparação entre a Nikon D6 e a Fuji X-A7 em outro tópico. Na ocasião, um outro forista caiu em cima, dizendo que não tinha nada que uma câmera tão cara poderia copiar de uma outra tão barata.

Então gente, a Nikon fez tudo o que ninguém quer com os pontos de AF:

Diminuiu a quantidade e concentrou eles no centro :aua:

Mas já saiu algo explicando o que eles ganharam com isso? Tipo o AF dessa D6 é superior a A9 e 1Dx? Tem algo novo?

Entao Felipe, seria fofo ver fotografos de esporte , natureza fazendo selfies juntos no schopping. :ok:
seria um video promocional mais legal.

Eles poderiam ter entregue a camera d6 classica que todo mundo gostaria de ter.

Eu nao entendo.

Eu estou apostando nisso… tem que ter algum contra ponto positivo para ter feito isso. Deve ter alguma tecnologia de tracking ferrada nesses 105 pontos.

Leo,

Se houvesse uma maneira de as fotos serem feitas sem câmera, ninguém compraria câmera. É um princípio básico pra vender qualquer coisa: saiba o que você vende. No começo do mercado digital, o que se vendia era a facilidade em fazer fotos: ao invés de queimar 36 poses, você ia lá, fotografava, via na hora se ficou bom, e baixava pro computador. Não precisava mais acabar o rolo pra revelar. O mercado digital se estabilizou, e depois disso a disputa passou a ser simplesmente pra vender “fazer fotos melhores”. Quando não se consegue mais vender “fazer fotos melhores”, porque as fotos já são maravilhosas o suficiente (a Nikon D5), a única coisa que se pode vender é facilidade em fazer fotos. Isso é um princípio. Não é pra copiar recursos, mas copiar princípios.

Cadê a facilidade em transferir a foto da câmera por 5G? Cadê o arquivo HEIF? Cadê o comando por voz?

Na minha opinião toda câmera deve evoluir sempre na qualidade de imagem já que essa é a função principal dela, caso contrário não vale a pena comprar o modelo mais novo, por uma diferença maior que 15% do que custa a antiga.
Essa D6 realmente não parece substituta da D5, vai saber oque eles estão pensando para fazer isso. :doh:
Talvez depois tenha uma D6S com uma vantagem que deveria ter vindo na D6 kkkkk.

Vimos que não parece ser isso. Dizem que sistema de foco é melhor, o que não influi diretamente na qualidade de imagem, embora influa na usabilidade (se pode fazer mais fotos boas com isso). Mas caímos de novo no caso de melhorar o que já era muito bom…

Bom eu estava lendo o post do Thom Hogan sobre a câmera, e parece que ela tem umas coisas que melhoram… a usabilidade.
http://dslrbodies.com/newsviews/nikon-2020-news/february-2019-nikon-canon/nikon-officially-announces.html

Segundo ele esta é a primeira câmera DSLR com eye AF sem ser em modo Live View, o que é uma coisa assombrosa. Tem wifi direto na câmera, que eu fiquei impressionado que não tivesse antes. Grava JPG em dois tamanhos diferentes, provavelmente um pra envio imediato e um pra baixar pro PC mais tarde. Mas ainda nada se fala sobre HEIF.

No dpreview tem uma entrevista, falando que estao em transicao.

As cameras z sem dois slots nao agradaram os que fotografam eventos. Deram uma arma pra concorrencia. Entao terao que mudar.

As lentes terao que ser competitivas com todas que o mount Sony disponibiliza. 

Apsc para concorrer com mobiles.

Parece fazer sentido, com exceção dessa parte de “tem que competir com a Sony”. Pô, os caras dizem que são bonzões em ótica, pra competir com a Sony??? Tinha que fazer algo tão maravilhoso que deixaria a Sony comendo poeira…

Acho errado essa coisa de querer reagir ao mercado. Qualquer marca que quer sobreviver tem que pelo menos almejar liderar o mercado. É o que a Canon está fazendo.