D60 ou D90- nikon??

As duas têm foco manual e modo manual?? Qual é a mais indicada para quem está aprendendo? Obrigada!

Ambas têm modo manual. O foco manual é um característica da lente e não da câmera, mas praticamente todas as objetivas o têm. Você não vai notar grandes diferenças nos controles das câmeras, as duas são igualmente indicadas para aprendizado.

Se quiser gastar pouca grana, te aconselho D60, mas se já está afim de fazer um investimento alto… vá de D90.

Acredito que a melhor opção já que é iniciante como eu, que seja a D60…

D60 não tem motor de foco, ou seja, várias lentes que tem foco automático vão funcionar somente no foco manual.

Eu acho furada, iria de D90.

Não tem essa de câmera “pra aprender”. Eu aprendi numa D90, o limite das câmeras é pra cima, não pra baixo. Pra aprender todas servem, resta saber por quanto tempo elas continuarão servindo conforme vc for se desenvolvendo.

E nesse sentido a D90 é muito mais negócio. Tem um visor grandão, sensor bom pra caramba (muito, muito, muito melhor do que o da D60, e que vai te dar possibilidades fotográficas que a D60 NÃO VAI TE DAR, como os ISOs altos), e com grip ela fica com a ergonomia bem legal.

Se for dividir o tempo que costuma durar uma máquina fotográfica eu acho a D90 um excelente custo benefício, inclusive representando um equilíbrio melhor do que comprar uma câmera antiga sem motor de foco e com pentamirror (pior) ao invés de pentaprisma (melhor) como é o caso aqui. Na primeira lente sem motor de foco que vc comprar já pagou a diferença.

Se for pra olhar uma antiguinha, eu recomendaria a D70, excelente câmera com motor de foco e pentaprisma, e cuja a lente de kit costumava ser a 18-70, notadamente a melhor lente de kit DX que a Nikon já fez. Melhor inclusive que as atuais 18-105 (porcaria) e a menos recente 18-135 (pior ainda).

Meu equipamento de backup não é o ideal, é uma Canon G11. Então eu penso em adquirir uma D70 em breve.

D60 eu acho sinceramente que não vale à pena. Aindo prefiro a D50 do que a D60, por causa do motor de foco.

E não é verdade que toda lente dá pra usar no foco manual. Algumas lentes são claramente projetadas para serem usadas com foco automático. A Nikkor 50 1.8 por exemplo é uma lente assustadoramente fenomenal, pouca distorção, clara, super-sharp, e que custa só 100 dólares, mas tem um anel de foco ridiculamente estreito, de curso curto e duro, impossível de usar.

Só pra completar uma D60 e D90 e em termos de corpo/recursos muda muito.

O que define a precisão e a sensibilidade do AF e logo influência na velocidade do AF é o sensor de contraste, chamado na Nikon de MultiCam. Acho que o MC da D90 é bem mais afinado que a D60.

Outros fatores (pontos pra D90):

• 2 diasl
  • corpo
  • grip original
  • vídeo (embora isso jamais seria fator decisivo pra mim)
  • recursos como atraso de espelho, mirrol lock-up
  • Sensor CMOS (imagem muito mais limpa)
  • Motor de foco no corpo (aceita lentes AF com auto-foco)
  • etc… etc… etc…

Abraços
s

entre as duas a D90 com ctz é muuuito mais câmera!!!
eu comecei com uma D40x e em pouco tempo acabei comprando a D90, valeria mais a pena ter comprado direto a D90, teria aprendido do memso jeito e teria gasto menos dinheiro…
ficar na primeira e mais simples câmera, ninguém aguenta, acaba sempre pegando uma melhor pouco tempo depois… e se vc for logo de cara em uma câmera que na minha opinião é MUITO BOA (D90) não vai [assar por uma troca tão cedo…

Se puder $$$$$ a D90 com certeza!!! Iniciante ou não, é só explorar os recursos da câmera,ler e estudar bastante sobre fotografia,frenquentar o Fórum aki, q vc vai aprender muito…se tem $$$$ o que importa é a satisfação pessoal.
Se fotografa bem ou mal…todo mundo usa PS…

D90.
Aliás acabei de vender minha D5000 e comprar a D90.

Eu mesmo sou um iniciante na fotografia e meu amigo Pedro Raythz me disse tudo isso que vocês falaram aqui no tópico… Eu não me arrependo nem um pouco de ter esperado e economizado mais um pouco para pegar a D90… Como o thiagolara123 e o TiagoDegaspari disseram o grip original é muito legal, não consigo usar a câmera sem ele… além do mais eu comprei uma 50mm 1.8 AF e se não fosse o motor de foco nesse meu começo de DSLR estaria perdido :smiley:

Vá de D90 se tiver $$$ disponível :ok:

Thiago
observe no menu da sua D90 que existe uma funçao que corrige as distorçoes, barril e o oposto.
Nao e que Nikon esqueceu como se fabricam lentes
e mas lucrativo fazer uma lente DX e acrescentar um softwaere de ajuste.
Obviamente existem tambem lentes de verdade, mas nao sao as populares DX de kit.
abs.
Angelo.

Giulia…

Vai depender o que vc. pretende futuramente…

para uso doméstico tirar foto de vez em quando, viagem, passeio etc… vai de D5000 que hj. está no lugar da D60. ou D3000 que está no lugar da D40.

Se o interesse for voltada para trabalhar as fotos e ter alguma remuneração… , vá de D90.

s.

Vai de D90 que nao vai se arrepender, sao duas camera bem diferentes.

Abracos

Mas a D90 têm foco manual na maioria das lentes?

ué, vc ainda não entendeu? já foi explicado no início. foco manual é na lente. Ou a lente tem, ou não tem.

ué, você não entendeu o que eu falei? eu perguntei se as LENTES compatíveis com a d90 tinham foco manual,

Muitas lentes AF não tem auto foco em câmeras que nao tem motor. A D90 tem motor logo faz AF em lentes AF. A D60, D40, D3000, D5000 só fazem AF em lentes AF-S.

se você não quiser responder não precisa, ta bom?

ok, obrigada! o que eu quero mesmo é o foco manual, não gosto de autofocus

Todas as lentes que tem AF podem também ter foco manual.

Ola galera,sou nov pr aki…estou entrando pra o mundo das fotos mas não sei q maquina comprar…nem por onde omear,enfim…espero poder obter ajuda de vcs e quem sabe em breve podaudar tb…vlw