D600 e sua poeira/óleo. Vale a pena ainda assim?

Já sabendo do risco quase certo que é ter o sensor sujo pela maravilhosa Nikon, ainda assim vale a pena compra-lá?

No que se diz respeito ao trabalho pra limpar, eu to tranquilo. O meu medo é que o sensor acabe se danificando de forma irreparável. Arranhão, sujeira grudada, etc. Há chances disso acontecer ou é só eu limpar direito e com cuidado?

Obrigado e abraços!

Eu mesmo limpo o sensor da minha com um Kit vagabundo imitação da Nikon original e nunca riscou nem danificou, alias eu não entendo esse medo incrível que o pessoal tem de riscar e danificar o sensor com limpeza, a sujeira nao tem acesso ao sensor ela fica grudada no filtro passa-baixas.

Compre a D600 sem medo de ser feliz. Se voce for manhoso limpara a sua 100 vezes e nao acontecerá dano algum.

Abraço.

Talvez existe tanto medo porque pouca gente tem conhecimento desse filtro… :smiley:

Exatamente.

Compre logo a sua e poste boas fotos pra nos vermos.

Abraço.

A minha dá problema a cada 500-1000 clicks, aprendi a limpar e vi que não é nada de outro mundo.

O risco de danificar o sensor é muito pequeno, até pq vc limpa o filtro Bayer e não o sensor propriamente dito. Aliás, li em algum lugar que o material desse filtro é nivel 05 na escala de dureza (sendo 0 o talco e 10 o diamante)…

É uma excelente máquina, a performance dela com ISO alto chega bem perto de uma D3 ou D4…

Se vc trocar a lente poucas vezes e em lugar sem areia/poeira/vento e, sempre, quando trocar, manter a camera apontada para baixo (e se esforçar em fazer um processo rápido). As chances de sujar são poucas.
A chance desta camera sujar é a mesma de qualquer outra marca/modelo.
E como o pessoal explicou, tem jeito simples de limpar.

Os comentários estão sendo bem animadores… hehe
Vocês recomendam algum kit pra limpeza?

Lá na B&H em NY eu peguei a D600 de demonstração (que todo mundo pega e faz fotos de teste, mesmo sem cartão), e apontei para uma folha branca e não vi nada na imagem. É bem verdade que o pessoal da loja pode limpar o sensor todos os dias, mas já eram umas 5 da tarde… :slight_smile:

De repente tem umas 5 embaixo do balcão…

Abraço

Pedro, se vc for comprar, compra e relaxa. Pode ser que a sua não tenha esse problema; e, mesmo que tenha, ela compensa bastante.

Na Casa do Restaurador (tem site) vendem uns kits de limpeza (solução eclipse + sensor swabs).

Mas eu não compro de lá: uso os produtos da visible dust, uma empresa canadense, e compro direto do site deles. E a Receita não me cobrou muito imposto (nas 3 vezes q comprei eles declararam valores menores nas notas, rs).

Boa sorte!