Pelo que li não há relatos de prolbemas de banding com a D7200, como acontece com a d7100. Issp procede mesmo?
Outra pergunta, tenho uma D7000 e uma D7100, pelo que pude percerber a recuperação de sombras da D7000 é sensacional, só que a de alta-luzes é uma droga. Na D7100 as alta luzes recuperam como um milagre, já as sombras rezoavelmente bem, mas ai aparece o problema banding (acima de 3 EV)
Como está isso n D7200? A recuperação de altas luzes (em raw) e das sombras são boas e sem banding? Pergunto pois estou vendendo minha d7000 e quero migrar para a d7200. Vale e Pena?
Pela minha atual experiencia com Nikon, e falando dos modelos que já passaram na minha mão, eu acho a recuperação de altas luzes ruim demais em todas (D7000, D7100, D610), se pegar a recuperação de altas luzes da 6D e comparar com a D610 a surra é certa, nem com ISO baixo eu consigo ter a recuperação de altas luzes na D610 como eu tinha na 6D, com ISO alto então nem se fala. Já se falarmos das baixas luzes a coisa se inverte de forma assombrosa, o poder de recuperar sombras do RAW da Nikon é algo impressionante, já na Canon isso é bem ruim.
Da impressão que a Nikon coloca seu DR pra baixo a partir da fotometria e a Canon coloca acima.
E antes que alguém fale de gráficos do DXO, já deixo claro que essa opinião é minha e referente ao que vejo em campo no meu dia-a-dia.
Acima de 3 EV?? :ponder:
Rapaz, acho que recuperar isso só se for uma foto única e muito importante., que deu M na hora do clique.
Compartilho da mesma experiencia que voce cara, ja tive D610 e D700 e ambas são bem péssimas pra recuperar highlight, mas para sombras é coisa de outro mundo mesmo.
Por esse motivo, quando vou usar a camera em A, eu geralmente deixo 1/3 ou até 2/3 abaixo em fotos de paisagem pra poder manter mais detalhes das areas mais claras, principalmente se tiver céu na composição
Também tenho essa dúvida com relação à D7200. O sensor da D7100 não me agrada exatamente por conta desse banding, que até onde sei ele foi corrigido na D7200, mas queria saber sobre a recuperação das altas luzes nela. Como a D7500 não me empolgou ainda, estou querendo partir pra uma D7200 mesmo. Meu foco é paisagens e DR é um dos fatores que mais me interessam em uma câmera.
De qualquer maneira eu acho a recuperação de altas luzes da Nikon normal (sem milagres) e com mesmo poder da 6D. Já as sombras realmente são muito mais recuperáveis na Nikon.
Já tínhamos discutido há um tempo atrás justamente o que foi dito há pouco que seria trabalhar com a foto levemente subexposta entre 1/3 a 2/3 pra ter um resultado de latitude mais bacana em situações críticas tais quais uma paisagem ou retratos em lugares de sombra e luz ao mesmo tempo.
Por exemplo: pra testar recuperação de exposição ou sombras fazer uma foto subexposta e recuperar a exposição ou as sombras. Com relação a fotos em altas luzes, na prática, pode testar fazendo uma foto que tenha cenário com sombra e luz forte ao mesmo tempo. Por exemplo: uma foto de dia, de uma janela aberta, de dentro pra fora, onde o cenário externo fique um pouco estourado e o interno mais escuro. Aí você tenta recuperar as altas luzes do ambiente externo e as sombras do interno.
Mas e quanto a fotografia de paisagem? É muito útil poder contar com um grande alcance dinâmico e decidir proteger as altas luzes. Mas se ao subir as sombras existir banding, lá se vai a vantagem do grande alcance dinâmico.
Quem fotografa principalmente paisagens, sabe o quanto um bom DR, seja pra recuperação de sombras ou altas luzes, ajuda em alguns casos.
Sim, em algumas fotos de paisagens eu puxei as sombras até o limite e não deu banding na D7000, apenas um pouco de ruído, pois em ISO baixo ela preserva muito bem a imagem na hora de aumentar a exposição nas sombras. Já em ISO alto a coisa não fica tão boa e a imagem degrada bastante se fizer isso.