Olá amigos, venho pedir ajuda aos universitários sobre se vou ter um ganho de qualidade muito grande trocando uma 3200 por uma d610.
A questão é que utilizo a câmera acoplada em um drone para realizar fotos aéreas, nunca presto serviço a noite, somente a luz do dia. Então, não tenho problema com iluminação. Somente utilizo a câmera para isso.
Uma média de 40% dos meus trabalhos são impressos(outdoor, banner, jornal…) e os outros 60% somente usados na internet.
A pergunta é, vou ter um ganho muito grande em termo de qualidade da foto optando pela troca? Ou no meu caso não vou ganhar essa qualidade toda?
A grande vantagem seria na utilizacao de grande angular.
Sair de dx (cropada) para fx (full frame) vai-te permitir o uso de lente sem fator de crop.
Ok, existem várias lentes ultra grande angular para dx, mas para fx você poderia utilizar a 14-24 nikon sem corte… Excelente lente… Eu diria que é a melhor lente grande angular da nikon.
Mas tudo isso se utiliza bastante a grande angular…
Seria bastante investimento… Embora talvez o kit top fosse d810 + nikon 14-24.
Que tipo de lente você usa nos trabalhos?
A D600 não traria grandes vantagens para você… creio que um ultra grande angular tipo a 14-24mm em full frame também não seja a distância focal geralmente utilizada para esse tipo de trabalho já que mesmo em 24mm ela fica mais aberta que um 18mm no crop, alterando bastante a realidade com a distorção de perspectiva.
Dependendo da lente que usa talvez seja mais vantajoso a troca dela não do corpo.
Obrigado Emerson, eu cheguei a olhar a D810 mas fica um pouco fora do meu orçamento. Em relação a lente, só vejo comentários bons sobre ela.
Bosa, a lente que utilizo hoje é a padrão do kit 18-55. Sempre uso em 18mm com foco infinito. Já pensei também em trocar só a lente, mas como realmente eu não qual vai ser meu melhor ganho em qualidade. abri esse tópico para pedir ajuda de vocês.
Obrigado Ernesto, estou em pesquisa constante para definir isso.
A lente 14-24 é uma das melhore GA do grande mercado consumidor (isso sem falar em marca específica). Não sei se essa 3200 já é sem filtro AA mas testa uma que não o use e acho que terá uma pqna melhora. Agora é certo que os arquivos entregues pela D610 vão ser melhores.