Declarar equipamentos fotográficos no IPRF 2018 ?

Galera, vocês declaram os equipamentos fotográficos ?

Comprei algumas lentes aqui no brasil, site da Canon, com nota fiscal em meu nome e meu CPF. Devo declarar ? :ponder: :ponder: :ponder:

Eu declaro… Mesmo se tiver comprado sem nota…

Acabei optando por declarar mais para de for parado em viagem tenho a declaração já reportando o bem, inclusive com o número de série…

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Mas digo a declaração para fins de imposto de renda e não para viagens. Quanto a esse último eu não teria problema, pois está eu meu nome.

Ué… Equipamento fotográfico abate IR? :shocked:

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Eu não estava falando de declaração de viagem… Estava falando de declaração de IR mesmo.

Não abate, mas o equipamento é um bem… dependendo do equipamento pode ser mais caro do que um carro por exemplo. Se declaramos o carro porque não declaramos os nossos equips?

Sim, exatamente. Meu “medo” é que essas notas fiscais tem o meu CPF, sendo assim, do meu lado devo declarar também. Algum contador: procede ?

Gastos com veterinário, cursos de idiomas e bens de consumo não duráveis como computador e televisão não precisam ser informados à Receita Federal, mas são erros frequentes dos contribuintes.

Maniqua de fotrogafar nao e bobagem… :frowning:

Maquina então é tão descartável como um celular.

Seria lançado na aba BENS E DIREITOS. Essa aba é exclusivamente para acompanhar a evolução patrimonial, bem como justificar futuramente um aumento de dinheiro/saldo bancário proveniente da venda desses.
Para abater no imposto, deverá ser lançado em PAGAMENTOS EFETUADOS … hipoteticamente comparando com dentista, médico, escola, plano de saúde (que não é o caso).

Show de bola! Vou deixar minhas pequenas quietinhas, então. Valeu! :ok: :ok: :ok:

Computador e televisão são bens de consumo não duráveis? :eek:

Normalmente “bens duráveis” se refere a itens que têm seu nome registrado em algum lugar. Colocar câmeras não atrapalha, mas não ajuda em nada.

Sobre os números de série, acho que também não ajuda muito, porque a qualquer momento se pode fazer uma declaração retificadora pra incluir aqueles números. Duvido bastante que o pessoal da alfândega perca tempo investigando este tipo de coisa. Vão cobrar e pronto.

Mas é uma prova que eu não adquiri o equipamento na viagem já que ele está na minha declaração de imposto de renda como Bem.

No contexto da declaração de imposto de renda, com certeza.

A justiça quando vai bloquear bens só vai em cima de dinheiro, joias, carros e imoveis. Nunca vi ninguém ter a geladeira bloqueada.

Os políticos são obrigados a declarar os bens, tirando os fanfarrões, ninguém declara a maquina de lavar.

Que eu saiba você é obrigado a declarar somente bens imóveis, veiculos e joias.

Nunca vi ninguem declarar camera, computador, geladeira, tv e coisas do tipo. Não faz o menor sentido.

Pode ser que você só seja obrigado a declarar algumas coisas… Mas lógico que faz sentido você declarar uma peça de equipamento caro.

É evolução patrimonial que segura mais valor do que um carro por exemplo.

Entendo que alguns produtos estejam “isentos” de serem declarados na IR, mas ao falar de câmeras, existem os de 500 reais e de 200 mil reais. No primeiro caso nem tem cabimento declarar, mas e o segundo?. Acho estranho essa generalização.

Basta ver o regulamento de imposto de renda - RIR (D3000), que aliás é um excelente nome para o documento.

E não, não precisa declarar, também não adianta nada para fins de imposto de renda, pois não configura nenhuma hipótese do regulamento, independentemente do valor.

É a mesma coisa para antiguidades, móveis e outros bens que podem ser muito valiosos, mas que não tem reflexo para o imposto de pessoa física.

Se o profissional tiver uma empresa, muda de figura, a maior parte dos equipamentos podem ser lançados como bens com depreciação ao longo do tempo, o que ajuda a reduzir o lucro, por exemplo, e baixar a base de incidência do imposto de renda para pessoas jurídicas.

Caramba ! Ia postar um link muito parecido.