Deixei a profissão de fotógrafo

Desabafo.

Desde 2008 tenho feito trabalhos com fotografias. Tive meu auge em 2009-2010, porém esse sempre foi um terceiro emprego.

Gosto muito das fotos e continuo como meu maior e principal hobby.

Desde 2011, com o aumento das consultorias na área de bancos de dados, Business Intelligence, Data Warehouse… começou um declínio nos meus trabalhos com fotos.

No final de 2012 cheguei a contabilizar apenas menos que uma dúzia de trabalhos durante o ano.

Em 2013 ainda não fiz qualquer trabalho, apesar de ter tido procura pelos meus serviços. Sempre por indicação de conhecidos e clientes satisfeitos.

Agora, em fevereiro tomei uma decisão drástica e séria: vender meus equipamentos de backup*, e ficar com só um conjunto. Sair da fotografia como profissão de vez.

Sei que muitos têm feito o caminho oposto, mas já trabalho 12h/dia em dois locais.

Desejo boa sorte aos que ainda permanecem, e sou cliente de vocês. Em casa de ferreiro o espeto é de ferro, e fiz aniversários das crianças com fotógrafos contratados, peço às equipes de fotógrafos da escola das crianças que façam as fotos dos meus filhos (e compro estas).

Assim também abandono o convivio quase-diário que tinha até o ano passado com o MF, para ter apenas algumas visitas mensais.

Um grande abraço a todos.

*Venderei a D90 e não a D7000, que continuo achando melhor que a D90.

Pretendo ficar com “apenas” a D7000, fixas, 18-105VR SB900, mais filtros e acessórios (e quem sabe trocar a D7000 pela D600 ou sair da Nikon para a A99).

Pretendo vender D90, SB600, 18-105VR.

Não sei se venderei Turbo para o SB900/910.

Meu caro Daniel
A vida da muitas voltas, esta fase da tua vida e assim, amanha sera outra.
O que importa e viver a vida com alegria , plenitude,
sempre para melhor em todos os sentidos, a atividade e secundaria.
Bola pra frente!!!
Grande abraço
Tudo sera com muito sucesso!!!
Angelo.

Reitero as palavras do Ângelo.
Sucesso na vida profissional e volte sempre.
Vc sempre foi um forista com boa cultura técnica e ajudava onde podia.
Abç, boa sorte e muita força para aguentar 12h/dia…rs

Valeu, galera. Tenho muitos daqui do MF como amigos mesmo. Gente com quem eu sentaria num boteco para passar horas falando de fotos e equipamentos.

Pena que tenho que ter umas 6h/dia para dormir, senão não deixaria esses trabalhos que gosto tanto.

Abs

Se você já tem emprego fixo com boa remuneração, nao tem porque ficar nessa vida corrida de fotografo,
Por hobby vai ser mais tranquilo.

Seu eu ganhasse numa megasena largaria tudo e montaria um estúdio para ser fotógrafo profissional, só que, sendo rico, iria escolher bem que trabalho pegar e quando. Talvez também fizesse um curso superior em fotografia, se tiver um bom, claro.

Um concorrente a menos! \o/

Brincadeira amigo, de verdade.

Faça o que achar melhor mesmo, tá certo. Ficar se desgastando a toa, não vale a pena.

E nao suma do Mundo fotográfico.!!!

Abraço.

É isso mesmo, Marcelo.

Carcarah, eu entretanto já tive essa idéia, mas hoje em dia não mais. Pensaria sim em trabalhos mais autorais, viajar, me divertir e fazer uns livros de fotos dessas viagens. Se vender, OK, mas se não vendesse, eu teria a “mega” para que eu poder gastar com isso.

Se bem que hoje em dia, para fazer esse tipo de coisa, só com megas BEM acumuladas. Se for com 2M, por exemplo, não dá sequer para largar empregos.

Daniel, que bom que seu lado profissional está bombando.

Boa sorte para vc nesta fase :ok:

E desconfio que vc gostará de fotografar mais agora do que antes. A fotografia como hobby, sem as cobranças profissionais, é excelente para abrirmos a mente e descansarmos desta área - que também faço parte - de TI.

Grande abraço

Daniel, não suma. Você sempre contribuiu muito aqui no MF.

Daniel, não nos conhecemos, mas sinto um pouco por você. Mas se tem outro emprego e está tudo bem por lá, realmente, não tem sentido “gastar” seu tempo livre com a fotografia como trabalho. Só não abandone o hobby, e nem o fórum!

Abraços

Boa sorte na nova fase !!! :ok:

Só não abandone o MF…

Daniel,

É uma pena ler esse seu depoimento.

Frequento o fórum desde 2010 e digo que você sempre contribuiu bastante com agente (users do fórum).

Boa sorte e, que quando vc entrar, que seja com prazer em compartilhar o que sabe!

Abcs

Boa sorte em sua caminhada Rapaz!!!

O importante é que vc ainda sabe dar valor nessa Arte maravilhosa …e continuará como Hobby …

Muitas alegrias amigo …
:ok:

Uma vez num tópico parecido lá no brfoto o Ignácio Aroonovich deu um conselho que infelizmente é um excelente conselho:

“Só adote a fotografia como profissão se realmente não conseguir evitar”

:smiley:

Em algum lugar da bíblia diz que não se pode servir a dois senhores. Transportaria isso para o tópico algo como FOTOGRAFIA: Amor ou fonte de renda? Existem alguns que (devem ser muito felizes) conseguem quebrar a regra e viver da fotografia mantendo aquela chama de quem só tem por hobby. Como disse alguém aí em cima, o mundo dá voltas e quem sabe o que ela nos reserva pra amanhã, certo?
Abraços e boa sorte.
:ok:

conselho de fracassado!!!
A fotografia e uma nobre profissao como qualquer outra!!!
abs.

Daniel, nao precisa sumir do Forum pq deixou de ser profissional. Agora, com mais tempo livre, use a fotografia como uma forma de catarse e hobby. Acho q sua decisao foi a melhor, pelo menos nesse momento. Vai que mais na frente, vc retorne a sua profissao de fotografo.

Um abraçao, sucesso nessa nova fase e nao suma!!!

Pô, o Ignacio fracassado? :dizzy_face: Ó o trampo dele:

http://www.lost.art.br

Pô quando eu crescer quero ser tão fracassado quanto ele. (Na verdade quero até ser um pouquinho mais fracassado, mas isso não vêm ao caso agora… rs)

Acho que vc não entendeu o que ele quis dizer, Agalons…

Puxa vida, Ignacio, se vc estiver lendo isso aqui através de feed, clipping, whatever, desculpe ter trazido seu nome… rs. É que eu queria usar a frase e não podia usar sem dar o crédito que isso não se faz.

Puxa vida, que vergonha… rs :doh:

a frase e de fracassado, se o cara nao e fracassado, entao, vai pro psicologo!!
abs