Desabafo.
Desde 2008 tenho feito trabalhos com fotografias. Tive meu auge em 2009-2010, porém esse sempre foi um terceiro emprego.
Gosto muito das fotos e continuo como meu maior e principal hobby.
Desde 2011, com o aumento das consultorias na área de bancos de dados, Business Intelligence, Data Warehouse… começou um declínio nos meus trabalhos com fotos.
No final de 2012 cheguei a contabilizar apenas menos que uma dúzia de trabalhos durante o ano.
Em 2013 ainda não fiz qualquer trabalho, apesar de ter tido procura pelos meus serviços. Sempre por indicação de conhecidos e clientes satisfeitos.
Agora, em fevereiro tomei uma decisão drástica e séria: vender meus equipamentos de backup*, e ficar com só um conjunto. Sair da fotografia como profissão de vez.
Sei que muitos têm feito o caminho oposto, mas já trabalho 12h/dia em dois locais.
Desejo boa sorte aos que ainda permanecem, e sou cliente de vocês. Em casa de ferreiro o espeto é de ferro, e fiz aniversários das crianças com fotógrafos contratados, peço às equipes de fotógrafos da escola das crianças que façam as fotos dos meus filhos (e compro estas).
Assim também abandono o convivio quase-diário que tinha até o ano passado com o MF, para ter apenas algumas visitas mensais.
Um grande abraço a todos.
*Venderei a D90 e não a D7000, que continuo achando melhor que a D90.
Pretendo ficar com “apenas” a D7000, fixas, 18-105VR SB900, mais filtros e acessórios (e quem sabe trocar a D7000 pela D600 ou sair da Nikon para a A99).
Pretendo vender D90, SB600, 18-105VR.
Não sei se venderei Turbo para o SB900/910.