O macbook não tem o que falar, é ótimo, mas a tela de 13 não vai ser pequena?
Tenho um Dell Vostro 5470 com i7, 8gb e placa de vídeo de 2gb. Com respeito a hardware ele é fantástico, roda jogos pesados com configurações gráficas razoáveis.
Mas quanto a edições em Photoshop e Lightroom… Simplesmente desisti, não tem condições. A qualidade da tela é péssima, baixíssima fidelidade de cores. E como você mencionou que a maior parte do uso será para edição, acho que o Dell não seria uma boa opção. Seria a opção perfeita se você conseguisse comprar um monitor para usar nas suas edições.
No seu lugar, com o orçamento suficiente para comprar o mac (R$ 6K) eu pegaria o notebook Dell e um monitor Monitor Dell UltraSharp de 23.8 U2417H. Você teria hardware potente, portabilidade e uma tela grande de ótima qualidade para editar as fotos.
depende muito se você carrega o note pra todo lugar ou dexa só em casa mesmo…
no meu caso levo todo o dia para a faculdade, assim optei por um com tela de 13" e menos de 2kg, quando chego em casa ligo num monitor externo com mouse e teclado full e mes esqueço q é note…
Se a questão for qualidade da imagem e reprodução fiel de cores, eu diria que Apple, depois Dell e finalmente Asus. A tela retina do Macbook é realmente impressionante.
Considerando a atualidade das configurações, o Dell está bem a frente e é o único realmente que tem condições de ser usado para jogar alguma coisa.
O Lightroom e o Photoshop se beneficiam bastante de processadores mais atuais, independentemente do sistema operacional em que são usados. Se você usa o Aperture, porém, ele tem excelente otimização com o MacOs e em geral é mais rápido que os outros dois.
Pessoalmente eu acho a tela de 13 polegadas muito pequena para edição de fotos.
O computador da Asus não é ruim, mas chamo atenção que os processadores da série U (nesse caso o 5200U) são processadores de baixa voltagem, com mais foco em economia de energia que em desempenho. Eu tenho um samsung com um processador desses, mas de geração mais antiga, e a performance dele é apenas mediana, não serve nem para jogos e nem para uso mais intenso em edição de fotos, ou com muito programas abertos ao mesmo tempo.
Só comentando que a tela desse (monitor IPS antirreflexo e FullHD) não tem nada a ver com o seu.
Legal desse Dell também é o processador i5-6300HQ, que é bem melhor que os i5-6xxxU que normalmente se encontra em outros notes.
Obrigado pelas respostas, sobre o valor, o Apple me sairia por 5000,00, um conhecido traria do Paraguai por esse valor.
Se comprar o Dell ou Apple não compraria outro monitor, pelo menos pelos próximos meses.
Não vou andar muito com ele, mas mesmo assim queria um notebook mais leve possível.
O Dell me parece a melhor escolha, minhas dúvidas permanecem em relação a qualidade da tela, e por ser uma máquina gamer, que devido a isso deve esquentar mais e oferecer um desgaste maior em relação ao Apple.
O Asus está fora dos planos a princípio.
Pois é, como não trazem essa versão de 3840 x 2160 você acha que é mais interessante pegar o Apple, mesmo assim o Dell ainda vale a pena, ou esqueço tudo e procuro outra coisa?
Para constar, até hoje me virei com um LG Flatron E2250 que não é lá essas maravilhas todas.
Que tenha uma tela boa IPS nesse preço, sinceramente não conheço, fora os Dell i15, que são mais ou menos. Só muito mais caros, como os Lenovo Série X ou os Alienware.
Pra edição de fotos eu sinceramente recomendo um I7. A diferença entre os notebooks na minha casa e gritante (um I7 e um I5).
Quanto às telas, eu uso um monitor externo e o investimento hoje num desses está barateando. Então se você preferir trabalhar com uma tela maior, vale a pena comprar um notebook com tela FHD e depois comprar um monitor UHD, com tela IPS. Muitos já vem com boa calibragem.
Eu vou escrevendo pensando e deduzindo aqui, junto com vc.
Se vai trabalhar com PS/LR acho que primeira coisa é pensar no monitor. Se esse telas dos Laptops forem muito ruins, uma alternativa é ter colocar um monitor IPS em cima da mesa, vai comprar um razoável por R$ 1500,00, mas observe que precisa calibrar.
A tela do Macbook de 13 polegadas pra mim é pequena, e pra mim isso é horrível (mas tem gente que não se importa com isso). Então eu ficaria com qq um dos books Windows. mas vc não sei… cada um é cada um…
Quanto à placa de vídeo nos laptops windows tem um detalhe: esse negocio de placa nVidia precisa entender como funciona nesses modelos, por ex. eu tenho aqui um Samsung I7 um pouco mais antigo tbm com as duas placas gráficas (Intel e nVidia) elas funcionam em paralelo, e tem um gerenciador de energia que precisa ser configurado para que a placa nVidia seja ligada com prioridade sobre a outra da Intel, caso contrario ela só será ligada qd o gerenciador de energia resolver que a aplicação esta exigindo. Da mesma forma tem que configurar o Windows para desempenho.
Mas eu tbm pensaria em um upgrade de SSD, pelo menos 540Gb, algo que vai custar uns R$ 700,00 por ai. Se bem que o Dell vem com um HD híbrido, mas sinceramente eu não tenho experiência com esse tipo de HD pra te dizer se isso realmente funciona bem a ponto de me fazer esquecer um SSD. Então no caso da Dell, pode ser que de pra usar durante o período de garantia, e no futuro fazer o upgrade. No caso da Asus, eu trocaria o HD por um SSD.
O Dell vem com placa de vídeo melhor (com mais memória e com processador melhor), o HD é melhor (híbrido vs HD comum), e o processador é de 6ª geração com o dobro de cache (o Asus é de 5ª geração).
O Dell é o melhor, e mais caro, mas acho que vale pagar pelas diferenças.
É claro que se compararmos processadores diferentes de diferentes gerações é possível que um core I5 bem mais recente supere um I7 de três gerações passadas. O mesmo pode acontecer se compararmos um processador de baixa voltagem com um destinado a desktops, por exemplo. Mas cada linha de processadores tem uma destinação diferente.
Em um post anterior eu até chamei atenção que um dos processadores pertencia a linha “U”, de baixa voltagem, o que, em regra, significa menor capacidade de processamento.
escrevendo para dar uma satisfação para quem respondeu minha pergunta e me ajudou.
No final das contas, juntei uns trocados a mais e comprei um MacBook Pro 15,4", estou muito satisfeito, a tela desse note é muito boa, para edição de fotos que é minha prioridade tem atendido perfeitamente.