Vi o video, concordei mais que discordei.
Sobre a fotografia analógica, quem diz que é “uma bosta”, é porque é um ignorante completo. Ignorar a importância dessa fase da fotografia, é ignorar que tudo isso foi o inicio, de tudo. Que todas as técnicas que a gente vê hoje, derivam do que foi aprendido nessas dezenas de anos em que a fotografia foi assim, à base de revelador e fixador.
Eu fotografei muito com filme, casamento, formatura, ensaio, aniversário, foto documental/pericial, etc. Se tivessem me chamado pra um velório, teria ido também… Além disso, fui operador de minilab, (tenho até os certificados da Fuji, SFA-238, FA-COMPACT e Frontier ) revelava diapositivo e também PB em processo manual. E como os laboratórios nossos faziam no máximo 24x30, os pôsteres eram feitos no ampliador.
Mas HOJE, pelo meu trabalho, fluxo e rotina, não me vejo fotografando com filme. Mas isso é algo MEU. Não condeno quem faz. Não sei se tem gente usando para trabalhar, e nem sei como é o fluxo, revelação, etc… Como hobby, muito legal mesmo, é incrível. Mas não é minha praia.
Sobre o assunto que ele mais reclamou no video, concordo plenamente. Em minha opinião, fotógrafo não é melhor que garçom ou decorador. O que ele disse é real: um sujeito com roupa estilosa, suspensório e grata-borboleta, se achando o “pica das galáxias”
Isso, eu acho que é resultado da situação economica que nosso país tá vivendo. Todo mundo quer ganhar dinheiro, e rápido. Então, cursos para ensinar a fotografar, vendem pouco. Cursos para ensinar a ganhar dinheiro, vendem muito.
Eu tinha com o Humberto, o projeto de WS de flash, sei bem como é. Técnica, o povo quer aprender de graça. Agora, coisas como “AUMENTE SEUS LUCROS”, “FAÇA PARCERIAS E FECHE MAIS CONTRATOS!”, “A FÓRMULA PARA VOCÊ DOBRAR SEUS TRABALHOS!”, ahhhh, esses vendem, e muito. E rápido!
Aí você compra o curso/palestra/workshop do cara, são duas horas de “AINN, EU TINHA UMA VIDA DIFICIL, PASSEI O MAIOR PERRENGUE, COMI O PÃO QUE O CAPETA AMASSOU, E HOJE TÔ AQUI, PALESTRANDO PARA TODOS VOCÊS, ENTÃO, VAI SER FÁCIL, VOCÊ CONSEGUE!”
E a pessoa sai de lá, toda confiante:
“É fácil, ele era um fodido, e hoje tá rico, vou conseguir também”!
Voltando a falar do estrelismo: vou citar dois casos, um que eu vivenciei, e um que vi no Facebook, no grupo Wedding Brasil.
Caso 1: Um dos “irmãos-fotógrafos-com-nome-iniciado-em-V” postou uma puta de uma foto no grupo WB. A foto estava absurdamente linda. Mas tinha a logo deles. (lembre disso).
Começou a chover elogio e idolatria. Exatamente como o cara do “Câmera velha” citou: “Ainn, você é foda, o melhor, o rei!” “Noooossaaaa, amo suas fotos, essa tá perfeita!”
Aí, teve um desafortunado, que teve a infeliz idéia de falar algo do tipo: “A foto tá linda, gostei da composição e das cores, mas achei que a logo tá chamando muito a atenção.”
Coitado do cara. OS fanboys começaram a esculachar, humilhar o cara, “QUEM É VOCÊ PRA FALAR MAL DO V******?”, “OLHA SÓ O SEU TRABALHO, QUE LIXO, E VOCÊ TEM CORAGEM DE VIR AQUI CRITICAR?”. E começaram a pipocar prints do perfil e fanpage do cara, sempre com escárnio e humilhação.
Aí, veio o próprio V******. Em vez de responder a crítica com educação, já mandou um “Eu sou formado em não-sei-o-que pelo instituto não-sei-das-quantas lá da PQP. Quem você pensa que é pra criticar minha logo? Está totalmente de acordo com minha idéia, as proporções blablablabla foram totalmente respeitadas!”
E o coitado do cara só tinha achado que ficou grande…
Caso 2: Em 2012, eu saí do estudio onde trabalhara por quatro anos. Comprei meu equipamento, e fiz uma listinha com os estudios/empresas para os quais gostaria de fazer freela. E coloquei os melhores da cidade, não custa, né?
Cheguei no estúdio do Lucio Flaubert. (Para mim, o melhor fotógrafo de Maringá, e já achava isso antes desse episódio. ) Cheguei lá, todo humilde, ele tinha um tempinho na agenda, me recebeu. Olhou minhas fotos, e mandou um categórico: “Para mim, suas fotos ainda estão fracas. Minha equipe de fotógrafos está completa. Mas preciso de alguém para diagramar álbum. Você faz?”
E eu peguei um álbum dele, para diagrmar, para ele analisar. Rapá do céu! Só de olhar as fotos dele, eu já aprendi um mooonte de coisa! ISso, olhando a foto, vendo exif, etc.
E disse isso a ele. Ele foi um cara que me ensinou muito, sem nunca ter feito um WS para mim. E foi uma pessoa muito humana comigo, sempre. Se tinha tempo para me receber no estúdio, ótimo. Se não tinha, era “Mike, desculpe, hoje tá corrido, volte dia tal, às x horas”
Fiz muitos trabalhos para ele, e sempre, aprendendo muito a cada lâmina.
Aí, continuando meu périplo, chegou o dia de ir ao estúdio do Mansano. Fui recebido pelo funcionário dele, na calçada. Nem na recepção eu entrei. “O André só atende com hora marcada.” Beleza, né.
Por esses exemplos que EU VIVI, descobri quem gosta de compartilhar conhecimento, e quem vende.