Opa, proxima semana vou participar de um evento de moda aki na minha cidade, Manaira Shopping Collection, com os tops do momento… alguem (léo) poderia me dar uma luz de como ajustar a camera?
Meu equipamento:
Canon Rebel XT
28-105 II USM
CF 1GB lexar 80x
to tentando arrumar um flash externo, mas o que aconselham?
prioridade de abertura? prioridade de velocidade?
fiz um evento semana passada, uma etapa do Elite model look, mas vi que 1/60 nao dah, fica meio tremido…
Exato Josiel, usa-se ISO alto, grande abertura, (quando muito prioridade de abertura), o ideal é que o ISO possibilite uma velocidade de aproximadamente 1/180s ou maior.
AF no modo servo e esqueça o flash, não se usa flash em fotografia de desfiles e espetáculos.
entao, se eu colocar abertura grande e nao possibilitar 1/180 eh melhor fazer o q? colocar prioridade de velocidade e deixar a abertura por conta da camera?
Não, pois a câmera pode não conseguir uma abertura suficiente e subexpor as fotos. Não sei até que ponto a subexposição seria conveniente. Eu aumentaria o ISO e dava uma limpada dos ruídos (se fossem realmente incomodar) no Photoshop.
Abertura máxima + Iso 400/800 e dependendo da iluminação… da pra conseguir uma velocidade boa sim.
Se achar muuito ruidosa, é só dar uma lavada depois no PS.
Leo, não seria interessante colocar aberturas menores, para desfocar o fundo, ou o “rastro” da passarela e o público na lateral agradam os editores ? Ou a própria diferença de iluminação se encarrega de “disfarçar” os elementos externos ?
Leo, não seria interessante colocar aberturas menores, para desfocar o fundo, ou o "rastro" da passarela e o público na lateral agradam os editores ? Ou a própria diferença de iluminação se encarrega de "disfarçar" os elementos externos ?
Bem, acho que você está confundindo Guto.. aberturas menores dariam maior proundidade de campo!
Na verdade vc normalmente fotografa desfiles à distância, então a profundidade de campo será suficiente, recomendo uso de f/4.0 para abertura.
Se a abertura não for o suiciente para lhe dar velocidade vá aumentando o ISO, até que não haja mais como aumentar o ISO, nesse caso vc começa a baixar a velocidade, de forma a obter a máxim velocidade com a exposição correta.
Se a velocidade ficar muito baixa (menos que 1/100) compensa subexpor no máximo 1 ponto e recuperar no PS, caso nada disso de certo recomendo que vc fale que o pessol precisa trocar o iluminador hehehhe!
aberturas menores dariam maior proundidade de campo!
Pois é......estava pensando em valores, não especificamente na abertura, e me expressei mal. O correto seria "valores menores de abertura" .
Abraços !
Acredito que ainda não estaria correto. Pelo que sei, os valores de abertura são uma relação, por isso colca-se f/x. Ou seja, quanto menor for o valor de "x", maior é o "número". É só pensar que 1/5.6 é menor do que 1/1.8, por exemplo.
Olá!
Tudo jóia?
Bem, em desfiles realmente o uso de flash não é uma boa idéia.
Mas as vezes é bom usá-lo como forma de preenchimento na segunda cortina por exemplo.
E se for ver, velocidades como 1/80 pelo menos para mim já são até altas… mas para “garantir” tente usar pelo menos 1/100s
E no mais, faça uns testes antes ((se vc puder)) e veja as fotos como ficaram.
Abraços,
algumas fotos de um desfile de ontem que eu cobri, a iluminacao estava horrivel, e o outro fotografo que estava fazendo fotos, tb nao ajudou, nao quis usar a politica da boa vizinhança e ficava se metendo na minha frente… teve uma hora q tive que dar um chega pra lah nele, tudo bem q eu sou um mero iniciante e ele um dos mais profissa aqui da cidade, mas perdi a paciencia, tive que empurra-lo educadamente com o ombro, aproveitar o meu tamanho
Olá!
Tudo jóia?
Mas as vezes é bom usá-lo como forma de preenchimento na segunda cortina por exemplo.
E se for ver, velocidades como 1/80 pelo menos para mim já são até altas... mas para "garantir" tente usar pelo menos 1/100s
Abraços,
Renato
É Renato, usar o flash pode ser até legal, mas o problema é atrapalhar os outros fotógrafos. :nono:
Olá!
Tudo jóia?
E se for ver, velocidades como 1/80 pelo menos para mim já são até altas... mas para "garantir" tente usar pelo menos 1/100s
Abraços,
Renato
É Renato, usar o flash pode ser até legal, mas o problema é atrapalhar os outros fotógrafos. :nono:
Na verdade usar flash é uma droga pq cria sombras, por menos potente que seja gera sombras e muda a luz do evento.
É péssimo para quem fotografa e para quem tá do lado.
Flash em desfiles :nono:
no ultimo paragrafo tem uma nota sobre um entrevista q fizeram comigo…
Identidade | Flickr , atualizacao diaria com algumas fotos do evento…, o evento estah melhorando a cada dia… apenas o nosso PIT eh q eh horrivel, como podem constatar na notinha… eu estou de colete verde…
Acredito que fotos em que as modelos estão se movendo exigem lentes como f2.8. Tô certo??
Uma vez que não dá pra repetir a foto. É bom estar atendo ao histograma. Apesar de ainda não saber usá-lo de forma eficiente, acredito que é bom estar atendo ao mesmo, devido a fotometria (economizaria bastante tempo no PS). Tô certo?
E quanto ao zoom: quais as objetivas pra não haver problemas em diferentes locais?
Pra quem já fotografou um desfile, vcs sabem dizer em média quantas fotos vcs fizem e dessas quantas são aproveitadas?
Só um parentese pra falar sobre teatro:
Sei que não é sempre que deixam usar câmera. Mas a peça que eu vi ontem (12/10) podia sem problemas…
Lá, tinha um fotografo profissional, porém ele usava flash em todas as fotos. Ele não ficava tão em cima dos atores porque tinha uma zoom.
Mas tinha uma amadora que tava com uma compacta que parecia não ter zoom. Além de usar flash ela se metia no meio dos atores. Até ouvi gente reclamando que ela tava na frente.
O que vcs estão discutindo aplica-se exatamente ao teatro?
Ou, se muda, o que muda?
Flash em teatro ? Desculpe, mas o fotógrafo não pode ser profissional. É quase uma heresia usar flash em teatro. Além de tirar a concentração do ator, atrapalha a cena para quem assiste e tira todo o efeito de luzes que foi montado para a cena. Tirei umas fotos em uma escola de teatro, na estréia dos atores, e a primeira coisa que o diretor falou foi: Será sem flash, né ? Mas então o que fazer ? É legal trabalhar com ISO alto, pois te dará possibilidade de maiores velocidades. A opção da lente 2.8 também é boa, mas vale lembrar que nessa abertura a profundidade de campo é bem reduzida. Portanto, foto em dois planos nesta abertura deixará um deles desfocado. Nestas fotos que fiz, tive que usar ISO 3200 e velocidades entre 1/15 e 1/90, com aberturas entre f/2.8 a f/4. O ambiente era bem escuro, com poucos focos de luz, pois era uma tragédia, então foi fundamental para passar este ar sombrio. Se tivesse usado flash tiraria todo este trabalho de iluminação, e ficaria extremamente comum. Amanhã posto uma foto aqui para vc ver.