DICAS DE LIVROS

Eu tava esperando a criação do tópico fixo mas, como todo mundo tá postando aqui mesmo, vou deixar minhas dicas.

Até agora, o livro mais importante para minha fotografia e meu trabalho foi o “On-camera flash” (“Flash Dedicado”), do Neil van Niekerk. Com ele eu aprendi basicamente tudo o que sei de flash atualmente, e isso fez uma diferença enorme na qualidade do meu trabalho. Recomendo a todos, mesmo aos que não usam flash com frequência.

Outro que fez bastante diferença é o “Dynamic Wedding”, do maluco do David Beckstead. É um livro voltado para fotografia de casamentos, mas na prática ele fala basicamente de composição, então serve mesmo para quem não trabalha com casamentos. Ele fala de vários detalhes que fogem das regras básicas de composição, vale a pena dar uma folheada. E ele foi lançado originalmente em português (mesmo o autor sendo americano), então não tem problemas de traduções toscas…

Chegou ontem esse pra mim, que tá em promo na Saraiva (usando link do Buscapé, sai por R$ 80 e poucos e frete grátis pra todo Brasil).

Dei uma revisada geral nele, mas não me surpreendi muito porque ele é (e eu já sabia antes de comprar) um ajuntamento do conteúdo que ele disponibiliza no blog tangents.
Como eu já li tudo por lá, é só a tradução em pt-BR o seu diferencial.

O conteúdo é excelente, mas quem tem uma boa leitura em inglês não precisa comprar o livro, só consultar o blog Tangents - photography tutorials, reviews & workshops.

Depois vou fazer a lista dos que já li e postar aqui, mas o top top pra mim até hoje foi “Luz: Ciência e Magia”. Sim, em português mesmo. Excelente tradução. Impecável até nos termos técnicos.

Isso é verdade, é um apanhado geral das informações do ótimo blog dele, que eu leio diariamente, rsrs. Já comprei também o “Off-camera flash” e já encomendei o “Direction and Quality of Light” dele, só esperando chegar. Esses 2 outros livros parece que ele se dedicou um pouco mais a colocar um conteúdo diferente do blog, mais abrangente e mais direcionado. O off-camera flash é ótimo, mas estou apostando minhas fichas no direction and quality of light.

x 2

marcando para acompanhar :snack:

Semana passada terminei de ler o “CARTIER-BRESSON - O OLHAR DO SECULO - Pierre Assouline” - ISBN 8525418498

Sinopse: Pierre Assouline traça, neste livro, o perfil de Cartier-Bresson, construído após cinco anos de constantes conversas, durante os quais fundiu-se no papel de entrevistador e amigo. Ao revelar a parceria entre Cartier-Bresson e sua inseparável Leica, mostra que o olhar do fotógrafo não tinha limites e que as imagens por ele captadas refletem o caráter universal da natureza humana.

Meu comentário: Achei a leitura cansativa no começo do livro, provavelmente por ser uma época já muito distante nossa e por falar em muitos nomes da arte francesa e Européia que pra mim não são conhecidos e por isso acaba deixando um pouco confuso… Passada essa parte inicial da vida do HCB o livro tomou outra forma pra mim e foi surpreendente. Mas achei que faltaram imagens pra ilustrar. Comenta-se muito em várias fotos icônicas dele mas não existe a imagem pra ilustrar, talvez por ser uma edição de bolso. Se eu tivesse que descrever em uma palavra seria no mínimo “inspirador”… RECOMENDADO!

Acabei de comprar mais 2 livros, tomara que goste: Flash Dedicado - Neil van Niekerk e Book-Direção de modelos - Billy Pegram.

Sugestão:
Quem sabe a gente organiza esse tópico com um padrãozinho mínimo? Tipo:

Título:
Autor:
Breve resumo:
Opinião:
Recomendo: sim/não
Nota: 0/10

Quem já postou poderia editar seus posts e assim se tornaria mais uma fonte de conhecimento que uma conversação.

Pessoal,
gostaria da sugestão de um livro para melhor meus conhecimentos em fotografia.
Fiz um curso presencial de 6 meses (1 aula de 3 horas por semana) e penso que já sei o básico (abertura, velocidade, iso, range de lentes, DF, fotômetro, etc). Ah e também fiz 19 dias de curso no MUNDO FOTOGRÁFICO :smiley:
Gostaria de algo nem tão básico e nem tão avançado. Meu ‘foco’ são viagens, paisagens, situações corriqueiras e familiares, nada específico nem profissional.
Agradeço

Não tem como todos editares seus posts, pois essa função só fica disponível por 20 minutos depois de escrevê-los :ok:

Mas a partir de agora poderíamos fazer isso…

Ahhh sim. É uma possibilidade também, ou então a moderação desafixar esse tópico, criar um novo fixo, e pularmos pra lá!

Oi Le! Interessante a ideia, mas quem postou não tem como editar após passados 30 minutos. Então, sem chance. O que sugeri é que quem postasse sugestões colocasse um link para ver a sinopse do livro. Opiniões pessoais são bem-vindas e depende de cada um. :ok:

Até poderia ser feito, mas as informações e discussões anteriores se perderiam. Então optei por manter deste jeito. A partir de agora, podem seguir sua sugestão, ou não… depende de como cada um achar que pode contribuir melhor. :ok:

Light Science and Magic, é DEMAIS pra quem quer aprender flash!

Comprei esses dois recentemente, mas ainda não tive tempo de ler.
Mas os seus comentários me deram vontade de colocar a leitura em dia.

Um livro que recomendo muito é o Magnum Contatos, que traz análises das cópias contatos de grandes fotógrafos. Muito bom para entender como o momento decisivo é conseguido.

Uma coleção bem legal de ter é a Photos Poche. Pode comprá-la completa ou cada livro individualmente.

Por fim, recomendo um livro de fotografias do Thomas Farkas (Uma Antologia Pessoal). Lindo!

Para quem pretende se aventurar no mundo da fotografia química (não gosto e não concordo com a expressão “fotografia analógica”), certamente, em algum momento, vai querer escanear suas imagens.

A digitalização de uma película requer dedicação e esforço no aprendizado, nada acontece num passe de mágicas.

Um dos software’s mais versáteis, intuitivos e baratos (eu tenho a vesão Professional Edition e paguei menos de U$80) que conheço é o Vuescan ().

Para que pretende, ou já tem, usar o Vuescan eu sugiro dois:

• The Vuescan Bible
  • Scaning Negatives and Slides

Ambos do Sascha Steinhoff.

Para fotografia de casamento o que voces indicam?
Em português!! :slight_smile:

Tha, eu tenho e li o livro “Fotografia de Casamento” do Marcos Andreoni, recomendação de alguns amigos do Digiforum. É muito bom, ele usa uma linguagem fácil e é muito direto nas questões práticas, sem enrolação, fala de todas as etapas do casamento, de vários tipos de casamentos diferentes, bem legal. Acho que vale bem a pena, ainda mais pra quem tá começando: http://www.lojaphotos.com.br/produto/2224970/FOTOGRAFIA-DE-CASAMENTO

O único porém é que a qualidade da impressão é bem ruim, péssima mesmo, e as fotos todas saíram escuras e muito saturadas, pelo menos na minha cópia. Mas o que importa mesmo é o texto, que é de boa qualidade.

Também em português tem o livro que já mencionei do David Beckstead, o “Dynamic Wedding”: lojaphotos.com.br - This website is for sale! - lojaphotos Resources and Information.

O cara fala praticamente apenas de composição, de como criar imagens marcantes e dinâmicas, muito bom. Recomendo inclusive pra quem não fotografa casamentos, pois ele dá muitas ótimas dicas de composição. Esse ainda pretendo ler novamente assim que tiver um tempo.

Se quiser, posso te emprestar o do Marcos Andreoni, levo pra você na saída fotográfica do sábado. Só tem que me prometer que vai cuidar muito bem dele e e devolver assim que puder, rsrs. Sou meio ciumento com meus livros, ainda mais os de fotografia, eheheh…

Que bacana Humberto!!! :smiley:
Eu aceito o emprestimo e cuidarei muito bem dele pode ter certeza!! Sei direitinho como se sente em relação a isso!! :hysterical:
Depois que ler esse, vou comprar o Dynamic Wedding!!

Obrigada!!

:smiley:

Ok, só peço que me lembre novamente, pois sou ruim de memória. Me mande uma MP na sexta, que aí eu já deixo separado. E só não empresto o Dynamic Wedding também pois, como eu disse, tenho planos de ler ele novamente em breve…

Mas olha, conselho que dei uma vez pra outro amigo, um dos maiores investimentos que um fotógrafo pode fazer é dar uma praticada no inglês. Tem muita coisa boa por aí em inglês, eu tenho uns 4 livros maravilhosos de fotografia em inglês. E, mesmo quando há uma tradução, muita coisa se perde, o ideal é sempre ler no idioma original. :wink:

Abraços