Dicas para Boas fotos de documento 3x4

Ola!
Eu vou fazer umas fotos 3x4 e gostaria de receber algumas dicas de quem está acostumado a fazer este tipo de trabalho.

Seria a primeira vez que eu faria isso. Fazer uma foto assim em sí obviamente é fácil e não tem segredo. A questão é: Como tirar boas fotos?

Por exemplo a pessoa que me pediu, levantou a questão dos cabelos. Disseram a ela que não pode fotografar com o cabelo solto. Existe algo a respeito?

Eu tenho um pano de fundo e meu equipamento de iluminação será improvisado, não tem nenhum problema quanto a isso não né ? (Isso eu tambem ja mostrei a ela)

Eu vi uma dica interessante também por aqui. Ao inves de pagar a revelação das 3x4 eu revelar uma 10x15 ou 15x21 e depois recortar? Sae realmente mais barato!

valeu!!

Pior que não tem como fazer fotos 3x4 boas… A pessoa fotografada vai sempre achar que ficou ruim.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A questão do cabelo solto, a informação que passaram para você é errada, pode-se fazer 3x4 com os cabelos soltos, desde que não tape o rosto que é o principal.
Para você trabalhar, monte o pano de fundo e iluminação, faça a foto, limpe o fundo no photoshop, recorte a foto no tamanho 3x4 resolução 300 dpi, abra um novo arquivo no tamanho 10x15 resolução 300 dpi. Dá para colocar 6, 8 ou até 9 fotos, mande pro laboratório de sua preferência, vai ficar mais barato para você e em consequência, seu lucro vai ser maior.
Preste atenção ao redimensionar a 3x4, ao menos aqui em MG, foto para CNH tem que ser no mínimo 85% só rosto e pra identidade, 70% de rosto…

Espero ter te ajudado, boas fotos!

opa! Ajudou sim!

Muito obrigado

Meu pai fazia 3x4 há mais de 30 anos atrás. Lembro que ele tinha um “meio-terno” que o sujeito vestia para parecer bem na foto. Hoje em dia uma máscara no photoshop resolve isto. =p

O Detran/MG exige camisa preta (ou quase preta) e branco.

Foto só de cara é horrível.

Quanto ao cabelo, para RG e, se não me engano, passaporte o cabelo não pode esconder as sobrancelhas e orelhas.

Mulheres podem e devem ficar maquiladas, minha mulher eu sempre fiz questão e hoje ela também não abre mão de fazer o cabelo e maquiagem antes.

Quanto aos homens o cabelo pode dar uma baixada com gel ou molhando, mas depende do tipo de cabelo, o melhor é so fazer esse tipo de foto quando tiver cortado o cabelo no dia anterior ou bem perto disso.

Sempre é bom ter um lenço com álcool para eliminar a gordura do rosto.

obrigados :ok:

É por isso que eu sempre digo, meu curso (teórico) de foto é o fórum aqui e o estágio é na prática mesmo…rsss

Algumas delegacias de identidade não aceitam brincos, piercings e outros gueri gueri pendurados na cara, hehehehe

Cuidado com a simetria dos ombros, se deixar um ombro mais caído que o outro, caga na foto, kkkkkkk

Saudosita mode ON: Deu saudade do tempo que eu batia foto 3x4 do foto, com uma Pentax K 1000, lente 50 mm, tinha que acertar a distancia, senão ficava só a cara, ou ficava muuito longe, kkkkkkkkkkk

Abraço

Você já pensou em comprar uma impressora para fazer suas fotos?

Não! Nunca pensei! Quer dizer, eu tenho uma impressora da epson aqui com bulk ink, mas a tinta não está muito boa. No caso, era só comprar o papel fotográfico. Bom… eu posso tentar comprar 1 pra ver como fica né?

Mas de qualquer forma é a primeira vez que vou fazer esse trabalho :slight_smile:

Valeu pelas dicas :ok:

Não confio muito nessas impressoras Jato de Tinta com Bulk Ink para fazer fotos “oficiais”.

Procure impressoras térmicas.

A Hiti tem uma que custa por volta de R$500,00. O custo de cada foto sai a ± R$ 1,30 (papel + ribbon)

Tem uma outra superior, que faz fotos até 15x20, que custa R$3.000,00.
Mas o custo por foto cai para R$ 0,41 (papel + ribbon).

Qual o preço do 3x4 em sua região?

Onde eu revelo, as 3x4 eles cobram R$ 8 reais, 8 cópias.

Sobre as impressoras, realmente esta que vc citou é a ideal, mas por enquanto não tenho como investir.

Por enquanto eu vou revelar mesmo na fotótica e acho que eu mesmo vou recortar para diminuir os custos :slight_smile:

A propósito a média de preços pra revelação é essa?

R$ 1,00 cada foto 10x15, é isto?

Sugiro que você compre um alicate próprio para cortar 3x4. Se sentir necessidade, um para corte de 5x7 também.

O corte com tesoura é impreciso e não fica 100%. Pra falar a verdade, fica é feio mesmo.

Quanto a sua concorrência cobra nos 3x4 ?

10x15 seria R$ 0,65 centavos.

A ideia era usar um estilete e régua, dicas que vi num tópico daqui.

Sobre a concorrência na verdade eu não sei bem. Eu preciso estudar essa questão

O alicate vai te poupar uma chateação enorme e vai ficar bem melhor do que você consegue normalmente fazer.

Bem lembrado pelo amigo Mike Castro, nada de piercings, quanto aos brincos em mulheres, sem problemas, pra homem, nem pensar…

O alicate para cortar é uma excelente ideia, uso do modelo que segue link abaixo:

Um pouco alto o valor, mas é uma mão na roda, já corta em um único movimento e ainda deixa os cantos arrendondados, em horário de pico adianta bastante o serviço…
Não se esqueça de comprar também carteirinhas, você já entrega as fotos protegidas.

Quanto os psd de ternos para montagem, vou te enviar por MP o link onde pode baixar, não sei se a moderação libera a postagem de link por aqui.

Charles, manda pra mim tbm, por favor!

Obrigado!

O cortador de 3x4 é a melhor coisa que inventara, srsrsrsr

No foto onde eu trampava tinha o de 3x4 e 5x7.
Só não tinha o 2x2, aí a gente fez uma máscara, e cortava rapidão…

Em relação ao link, se não for imoral ou ilegal, acho que pode botar sim.

Se não puder, também quero o link. =)

MP

hbrandão
Mike castro

Obrigado!! :ok:

Opa…seria excelente um trem desse, mas não posso investir nele agora também. Não tem como.

Eu só não entendi bem os links que me enviaram…é pra fazer montagem né?