Diferença Adobe Photoshop e Lightroom ?

Olá pessoal…

Tô começando a mexer com o photoshop em edição e tratamento de imgens!

Baixei a pouco o Lightroom também… Mas até onde eu sei, não me parece ser coerente usar o Lightroom se você pode usar o Photoshop, ou seja, não sei bem a diferença entre ambos!

Alguém sabe me dizer o que o Lightroom tem/oferece que o Photoshop não tem/oferece ?

Desde já agradeço!

Fernando.

O Lightroom eh um aplicativo desenvolvido para fotografos catalogar e gerenciar um grande numero de fotos. Ele eh na verdade uma versao reduzida do photoshop elements + adobe bridge.

O software interno de tratamento dos dois programas é basicamente o mesmo. No PS é o Adobe Camera RAW (ACR).
Os dois oferecem um biblioteca para organizar as fotos. No PS é o Bridge.
O Lightroom é mais voltado para o tratamento de imagens, enquanto o PS além do tratamento te oferece muito mais opcoes em relacao a manipulacao. Por ex. aplicacao de filtros e camadas.
Isso além do trabalho com imagens 3D.

Fernando, aqui no Fórum muito já se falou sobre as diferenças de ambos. Evidentemente que cada um defende o programa que mais utiliza, mas existem diferenças sim entre o PS e o LR. Basicamente, o PS vai além da fotografia, sendo útil para profissionais de diversas áreas, enquanto o LR é direcionado para fotógrafos. Assim, sua interface é pensada para um workflow de fotógrafos, etc. Posso estar errado, mas os recursos de tratamento de imagem são parecidos nos dois.

Marcelo, sao parecidos, mas o Lightroom é muito mais limitado, por exemplo ele não oferece a poderosa estrutura de layers q o PS tem, mas como vc colocou muito bem, o LR eh voltado para fotografos controlarem o workflow, se há a necessidade de alguma edição mais ‘pesada’ então o RAW pode ser exportado para o PS e trabalhado lá.

Particularmente eu uso apenas o LR, e ainda sim uso apenas 10% do que ele oferece, investir 1000 dolares no photoshop para usar ainda menos eh totalmente fora do meu orçamento, rs

Valeu pessoal ! Ajudou bastante! Ficou bem claro agora!

Muito obrigado mesmo !

E existem soluções gratuitas…
WIN RawTherapee
WIN RAWHide Converter - FREE
WIN FastStone Image Viewer
WIN GIMP - Downloads

OSX Raw Photo Processor (RPP) - Mac OS X (10.4 or 10.5 only)
OSX GIMP - Downloads

Olá Pictus, uso o Gimp também, é show de bola, até hoje não precisei de nada que ele não tivesse. Não uso mais photoshop depois dele.

s

Fabrício F. Kammer
www.kammer.com.br