Confesso que meu interesse (e conseqüente busca por conhecimento) em fotografia começou com as digitais, não sei nada de revelação (embora cada vez mais me aprofunde em processamento de imagem digital) e minhas câmeras anteriores às digitais sempre foram muito simples, exceção de uma Rollei herdada de família que sumiu e nunca cheguei a utilizar.
1ra questão:
Daí uma dúvida, considerando apenas impressões formato 10x15cm em 300dpi, uma câmera compacta amadora-avançada como uma Panasonic FZ15/FZ10 (e similares) produziria fotos quanto melhores ou quanto piores que uma slr mediana, de filme 35mm.
Esperava algum retorno de usuários - como o Leonardo e o Ivan - que utilizam (utilizaram) tanto câmeras de filme como digitais podendo dizer algo mais concreto.
2da questão:
Misturando um pouco assuntos e explicando a origem dessa curiosidade, tenho visto mt pessoas que migraram das 35mm para as digitais compactas, das compactas para as prossumers, das prossumers para slr’s. Com um detalhe, 95% não farão impressões além do padrão 10x15cm ou uso na web (640x480), então a segunda dúvida: quantos % (se é que podemos quantificar isso, ainda que aproximadamente) seria melhor uma foto originada numa EOS300D/D70 que uma foto originada numa compacta avançada ou prossumer se restritas a impressões como as mencionadas, 10x15cm.
Abraços.