Me perdoem se estou dizendo alguma bobagem, mas todos temos visto o aumento de megapixels nos últimos lançamentos. Até um certo ponto isso era esperado, natural, já que as primeiras digitais deixavam mt a desejar.
Mas chegou num ponto curioso, explico. Minha Canon BF, uma point n shot 35mm sem absolutamente nenhum controle (embora tenha conseguido fotos bem interessantes com ela, vide site ao final) imprimia bem fotos 10x15cm, certa vez tentei uma ampliação (não lembro o tamanho, talvez uma página de revista) e ficava claro que ela não aguentaria aquele tipo de aumento do tamanho de impressão.
Bom, onde eu quero chegar? É o seguinte, se pegarmos uma câmera de conjunto óptico semelhante (ou seja, bem ruim) como uma Sony PXX, no início daria na mesma, como eram todas em torno de 2 a 3 mp, ela tbm não ampliaria muito além de um 10x15 (teria um resultado final próximo da minha 35mm), porém os últimos lançamentos, mesmo dessas séries mais fracas já praticamente duplicaram a resolução, indo para a casa dos 7 mps.
E são apenas point n shots.
Então aqui faço a emenda, misturando mesmo o que falava com o fato das DSLR’s também estarem passando por isso, a nova Canon EOS350 e a Olympus E-300 já vem com 8 mp’s. Se fossemos comparar essa resolução para as SLR’s 35mm não seria possível dizer que a partir de 10 mps essas câmeras já seriam consideradas de médio formato?! Eu vejo nisso uma tendência, se essas câmeras começarem a sair com 10 a 12 mp’s (como é o caso da D2X Nikon) não seriam elas câmeras de médio formato?!
Além dessa dúvida, outro ponto em que quero chegar é que enquanto usavamos câmeras convencionais somente fotógrafos profissionais (e por necessidade) utilizavam câmeras de médio e grande formato, então estariamos adquirindo essas novas câmeras (como me disse um amigo semana passada - optei pela Rebel XT e não pela D70, pq possui 2 mps extra) sem a menor necessidade. É sabido que entre os mais leigos vigora a teoria de que qt mais megapixels melhor, mas o que me chama atenção é que tenho visto mesmo aqui usuários preocupados com essa questão. A explicação lógica, talvez, seria de que as médio formato convencionais custavam pqnas fortunas enquanto as digitais estão aumentando a resolução ao mesmo tempo que caem de preço.
Mesmo assim é difícil de entender a fissura que temos por mais resolução, especialmente acima de 4 ou 6 mp’s, pq a partir disso já estariamos partindo p formatos intermediários, estou errado?