Do que vou precisar???

Olá pessoal, adquiri uma camera NIKON D5000, o objetivo principal é fotografar peixes em aquário, da minha pequena criação de peixes ornamentais, preciso de umas fotos macro, tipo esta :

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/custom/images/large/l1wjxj87t.jpg

Até agora não obtive êxito, a lente que estou utilizando é a que vem com o a camera, não possuo outra. Na verdade conheço pouco de fotografia, preciso de umas dicas para alcançar o meu objetivo: lente mais adequada, e outras situações referentes a operação da máquina, agradeço toda ajuda. Abraço. Barbosa.

Resumindo: vidro do aquario impecavelmente limpo, lente macro e muita luz no aquario. Isso vai facilitar as coisas para vc. Esse tipo de foto eh quase impossivel com a 18-55mm VR, q vem com sua camera. Acho q distancia minima de foco eh de uns 50cm ou 35cm, deixando os peixes pequenos na sua foto.

Qual a lente que vc recomendaria e outros itens como filtros, se for o caso?

Filtro polarizador e te recomendo essas lentes: tamron 90mm 2.8 macro ou as macros da Nikon, q ela chama de Micro. Um amigo tem a tokina 100mm 2.8 macro e gosta dela e a Sigma nao sei te dizer se eh boa.

Tem uma sigma macro 105mm e outra 105mm, dizem que são boas, mas não conheço. Tenho a 100mm da tokina e gosto dela.

Você vai precisar de um filtro polarizador circular, pra tirar os reflexos do vidro do aquário. Seria interessante um radioflash, pra usar o flash fora da sapata, já que a D5000 não tem modo commander.

Que mais, pessoal?

Bom… se for foto do aquario todo, acho q o radio flash ia ser bacana, para dar mais volume a pedras, adereços e plantas. Para um close “naquele peixe”, pode ser na sapata mesmo.

Se o peixe estiver proximo ao vidro, um ring flash ( tem uns baratinhos na Dealextreme ) vai ser bem util. Para todo tipo de macro eh muito bom ter um ring flash.

para fazer macro, obviamente precisa de uma lente macro, para aquario uma 60, ou 105 ja resolvem
ATENÇAO, fotografa a 45 graus, nunca flash de frente, lentes comuns tambem podem ser usadas,
sempre tive aquarios grandes, e antes de ser fotografo profissional, “minhas cobaias”, (entre outras ) eram os peixes, :hysterical:
abs.

Como assim 45 graus? Angulo de 45 graus com o vidro? Ele nao fica refletindo o q esta no lado oposto ao qual vc se encontra? Ou vc elimina isso com filtro polarizador. Despulpe a ignorancia. Eh q nunca bati fotos de aquario mas fui aquarista por muitos anos.

O ideal para eliminar os reflexos é fotografar com a lente colada ao vidro do aquário, o que não seria possível com uma fixa de 100mm. Talvez uma lente de 40mm macro (a nikon tem uma) seria mais versátil nesse caso.

Outra opção seria uma Tamron 28-75 (distancia minima: 33cm) com filtros close-up, te daria mais opções de distâncias pra trabalhar.

Já pensou numa camera a prova de agua?..tem bons modelos como esse…Olympus Tough TG-1

Bom pessoal, pelo que foi colocado vou ter que fazer um investimento maior.

Sobre o filtro polarizador circular alguma referencia?
E o radio flash é realmente essencial para o meu proposito?

Sobre as lentes, verifiquei a faixa de preço no site da BH:
Nikon 60mm $ 429,00
Nikon 40mm f/2.8 $ 276,95
Nikon 105mm f/2.8 $ 879,00
Sigma macro 105mm $769.00
Tamron AF 90 $ 499,00

Como o objetivo principal é obter fotos dos aquarios como a citada no 1º post, qual seria o melhor custo x beneficio das opções acima?

AH! sobre camera a prova dagua, a principio, não penso em adquirir.

Tenho a tamron e gostei muito. Nao eh a melhor da lista ( 105mm da nikon ), mas vale cada centavo.

Os Hoya sao otimos filtros. E nem sao os mais caros. O radio flash eh para usar o flash fora da sapata da camera. Me parece importante.

faz o teste, imagina que a luz e um jato de agua!!!
de frente "explode"no vidro,
na diagonal a luz rebate no vidro,
testa numa janela!!!
bem facil!!!
o PL, come 2 diafragmas, as vezes piora a coisa, depende da luz ambiente.
abs.

Entendi. Obrigado aih por esclarecer minha duvida…