Titus usuários satisfeitos podem ser ser obtidos de várias formas, o que vejo hoje é que quem testa várias dificilmente coloca uma Pentax na lista, quem elogia é quem praticamente só usa a marca, ou seja, não tem parâmetro de comparação algum, enquanto os que usam as demais marcas (principalmente Sony e Canon) são usuários que já passaram por vários sistemas e assim tem muito mais base de comparação para criticar ou elogiar. Eu usei Pentax por muito tempo na minha vida, tive a K20D aqui comigo por 3 meses e me desculpe, mas a K20 não chega aos pés do trio D300/A700/40D em nada. A K200 pelo pouco contato que tive também não dá conta da A200 em nada.
Opinião de usuários muito positivas normalmente são baseadas em satisfação oriunda de falta de contato com outros equipamentos e falta de conhecimento sobre o que está sendo analisado. Se você tem usuários realmente críticos estes irão encontrar problemas em qualquer equipamento, porque nunca estarão satisfeitos, eu levo muito mais a sério um review crítico, que reconhece problemas e reconhece pontos fortes (que são raros de serem observados) do que em um review muito positivo. Sendo assim as opiniões de usuários só são válidas quando têm origem em usuários que realmente experimentam diversidade e entendem o que estão analisando, porque caso contrário não passam de opiniões de aplicações pessoais, que podem não indicar problemas referentes às necessidades de outros usuários. Por exemplo, um usuário que aceita passivamente e sem críticas um sistema de AF e exposição com performance similar à que era oferecida pelos concorrentes a 4 ou 5 anos atrás (isso é um FATO confirmado por qualquer teste sério), claramente tem um nível de exigência baixo demais para conseguir expor parâmetros que possam ser usados por um usuário com um nível de exigência maior. O que já não ocorre quando se observa um comentário mais crítico e que leve a uma avaliação comparativa melhor estabelecida. Isso porque no geral a maioria das opiniões são fundamentadas em experiências extremamente limitadas com a marca favorita.
Eu costumo ser bem imparcial em minhas avaliações, já passei por TODAS as marcas e hoje é a primeira vez que não estou com pelo menos 3 marcas diferentes ao mesmo tempo (hoje estou só com uma Canon, apesar de estar com uma coceirinha para pegar uma Sony novamente, mas vou esperar para brincar com a D700 antes de me decidir). E mesmo uma galera que defendia uma ou outra câmera acabou descobrindo que eu não falo por paixão, que o que descrevo são fatos. O Leandro Federsoni mesmo sempre discutiu comigo sobre a relação do AF da A200 x D40 (que eu sempre afirmei que o da A200 era superior). Ele só mudou de idéia depois de testar. Acredito que você deva começar a fazer o mesmo. Testar criticamente, analisando não com o coração e sim com a cabeça e expor o porque de suas matrizes de decisão, porque não existe câmera perfeita, o que existem são câmeras com coisas que te chamam mais a atenção. Se você me disser que a única coisa que te importa é corpo selado por preço baixo, que qualidade de imagem e sistemas não te interessam, então neste caso eu posso te dizer que não existe escolha melhor que a Pentax, mas como estas características são pouco úteis para a maioria dos usuários então não é sequer justo você vender uma imagem de câmera perfeita para uma câmera que para a maioria das aplicações é bem mais limitada que as concorrentes diretas. Um julgamento bem interessante em termos de mercado é avaliar a própria posição da marca, que está perdendo o que havia conquistado em sua geração anterior.
Quanto a Pentax posso dizer o que observo hoje.
A Pentax foi uma grande marca, mas hoje é nítida a deficiência da mesma, muitos dos grandes legados dela foram perdidos, inclusive o compromisso da relação qualidade x preço (você sempre comprava câmeras não muito abaixo da concorrência por ótimos preços) e a ótima ótica que eles produziam. Mas a Pentax (que demorou para se achar no digital) se achou com a excelente série da K10D e da K100D, mas se perdeu feio nessa nova geração. Apesar de essa nova geração ter sistemas melhores que a anterior, a evolução ficou muito abaixo da concorrência e a marca, que sempre teve um tratamento bem interessante (principalmente na K10D), também decaiu muito na qualidade de imagem.
Sinto até desgosto de alguns usuários Pentax elogiarem uma posição como esta, pois essa aceitação da qualidade inferior da marca acaba subsidiando as más decisões dos fabricantes e degradando ainda mais o que é apresentado. O sucesso nesse tipo de coisa vem com as críticas dos usuários, se os usuários não criticam a marca não evolui e aceita o que lhe é passado. Você como um bom usuário deveria elogiar o que a marca realmente faz de bom (como os corpos selados, e o viewfinder, muito bom pela categoria) e criticar quando ela fica abaixo dos concorrentes, para ai sim ter sua marca favorita se desenvolvendo a partir da parcepção de suas falhas (que são sempre muitas, sempre há o que melhorar, eu tenho um post no Dpreview onde lancei várias sugestões de melhoria para a A700, que considero uma das melhores câmeras que já usei).
Eu gostaria muito de ter a velha Pentax de volta, queria muito que os planos do médio formato continuassem (achei um absurdo acabarem com o plano do médio formato, eu seria o primeiro da fila para comprar um back para 645 da Pentax). Na verdade o que se observa hoje é que o legado da Pentax está morrendo, as lentes não são mais Pentax, os sistemas estão sendo modificados, o espírito da marca está sendo modificado. Hoje observa-se claramente o formato comercial da Samsung, com o mesmo tipo de tratamento tosco e sensores de má qualidade que sempre foram o carro chefe nas compactas samsung. Por outro lado a maravilhosa ótica Pentax já não existe mais, toda a equipe ótica da Pentax foi dissolvida, hoje as lentes Pentax são lentes Tokina com a marca Pentax estampada, que você pode comprar com a mesma ótica para Canon e Nikon, ou seja, a ótica não é mais exclusiva e não têm mais o mesmo compromisso de qualidade do passado. Os sistemas são pobres (não há nada onde ela não seja muito pior que as concorrentes neste quesito). Resta apenas o bom corpo das gerações anteriores e deus queira que eles leiam isso e criem vergonha na cara para não matar o belo legado que foi deixado pela Pentax (acho um pecado matar uma marca que fez uma câmera como a K1000 e a 645N).
Por incrível que pareça, a Sony (que não usa mais o nome Minolta) está mantendo muito melhor o o legado da Minolta (com a manutenção de toda a equipe original da minolta e o acréscimo da habilidade comercial da marca e da Zeiss no time), Enquanto na Pentax, a Hoya manteve o nome, mas mandou embora a maioria do staf da Pentax e está simplesmente acabando com todo o legado deixado pela marca.
Se eu gosto disso? ODEIO isso, na verdade acho lastimável que uma marca tradicional e com um histórico como a Pentax esteja sendo substituída pela visão de escala e qualidade disruptiva da Samsung. Infelizmente essa não era a linha da Pentax e nem a que eu, como um usuário clássico da marca, esperava encontrar nela.
Mas a culpa não é da Pentax, porque a Pentax não existe mais, infelizmente o que existe hoje é a Hoya associada à Samsung, que não têm compromisso algum com o legado Pentax, tanto que demitou a maior parte da equipe, descontinuou belas lentes (como a ótima 70-200 f/2.8 que a Pentax tinha) e tudo para vender as Tokina com a marca Pentax estampada.
A compra da Pentax foi completamente diferente da compra da Minolta. NA da Pentax tivemos uma compra onde uma marca com produtos de qualidade mais baixa (Hoya), precisava de uma marca para valorizar seus produtos e entrar em um mercado competitivo, para isso comprou a Pentax com o simples objetivo de usar a marca estampada em seus produtos. Foi o fim dos produtos Pentax. Hoje a marca é um simples acessório para colocar os produtos hoya no mercado com uma marca forte.
De outro lado houve a compra da Minolta, mas não para fortalecer a marca Sony (porque ela sempre foi muito forte, na verdade por muitos anos foi muito mais forte do que merecia de fato). A compra da divisão de fotografia da Minolta objetivou a transferência de know-how e base de usuários, isso estabeleceu um compromisso muito maior com o legado da marca, o que foi positivo para os usuários, porque a Sony melhorou o que já existia da Minolta para tornar a plataforma ainda melhor (apesar de ainda ter que arrumar várias coisas, algumas delas eu espero que sejam solucionadas na Photokina). Eu particularmente achei que a postura da Sony foi muito mais acertada do que a da Pentax (apesar de eu ainda achar que o nome Minolta me chamaria mais atenção rs. Adminito que pensar em comprar uma câmera com a marca Sony ainda me doi um pouco no coração, tenho que usar muito a cabeça para isso, porque ainda sinto o peso de certos tradicionalismos, principalmente da Nikon, que é uma marca que admiro muito nesta era digital).
Agora cabe a nós usuários cobrar para que o bom e velho espírito da Pentax seja recuperado, porque lamento informar, qualquer um com o mínimo de senso crítico percebe que ela está ficando muito atrás, tanto do trio Canon/Nikon/Sony, como também da Olympus, sendo que o legado dela é tão bom quanto o de qualquer uma das 4. Agora se os usuários não reconhecerem e não cobrarem acho que o destino dela tende a ser negro.