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O maior filme de 2024, Duna: Parte Dois , foi filmado usando as melhores e mais recentes câmeras e lentes – além de algumas lentes vintage da era soviética.
Duna: Parte Dois , a aguardada continuação de Duna de 2021 , arrecadou US$ 182,5 milhões em seu fim de semana de estreia. O apelo do filme vai muito além dos fãs dos romances de Frank Herbert, em grande parte graças ao seu elenco repleto de estrelas e ao trabalho impecável do diretor de fotografia Greig Fraser. Duna: Parte Dois é um espetáculo visual.
Entre as lentes vintage mais notáveis usadas para filmar Duna: Parte Dois está uma Helios 44, um clone de fabricação russa do famoso Zeiss Biotar. Com seu distintivo diafragma de abertura de 13 lâminas, a Helios 44, uma lente prime de 58 mm f/2, oferece um bokeh único e incrível.
“Totalmente aberta, é de longe a lente mais suave que já tive – ela tem vinhetas significativas, estrelas solares terríveis e os cantos não são nada dignos de nota. No entanto, independentemente de suas desvantagens, ela rapidamente se tornou minha lente favorita de todos os tempos”, escreveu Mark O. para PetaPixel em 2020 .
Se esta lente é tão suave, como foi usada para filmar aquele que poderia ser o filme de maior bilheteria de 2024?
Arri Rental explica que Fraser optou por filmar Duna: Parte Dois inteiramente com lentes esféricas – não anamórficas. Trabalhando diretamente com a Arri Rental, Fraser selecionou algumas lentes notáveis do famoso fabricante de câmeras e lentes.
“Trabalhei em estreita colaboração com Christoph Hoffsten na Arri Rental, na Alemanha, para ajustar e desafinar a óptica. As Moviecams eram agradáveis e tinham boa profundidade, além de uma gama muito boa para escolher. Eles ajudaram a criar a textura que eu queria, e o vidro soviético era especialmente adequado para o que estávamos fazendo; usamos todos eles em harmonia e de forma eficaz”, explica Fraser.
O premiado diretor de fotografia cita a resolução e a fidelidade dos maiores sensores de imagem Alexa da Arri como um problema ocasional, e não um benefício universal, dizendo que “precisávamos sujar um pouco a imagem”.
A fotógrafa da unidade Dune , Chiabella James, disse à PetaPixel no ano passado que Fraser tem uma rica experiência em fotografia , o que James disse a ajudou a criar um forte vínculo com o diretor de fotografia e levou a muitas conversas fantásticas sobre fotografia no set.
De acordo com a Kosmo Foto , as lentes soviéticas que Fraser usou vieram da empresa ucraniana IronGlass Adapters . Este equipamento converte lentes soviéticas antigas, como Helios 44, Mir-20, Mir-1 e Jupiter-9 85mm retrato prime, para uso em sistemas de câmeras modernos.
“O desenvolvimento desta carroceria e da mecânica começou em 2021, no início de 2022, foram produzidos os próximos protótipos, e depois houve guerra… Apesar dos tempos difíceis, a equipa continuou a trabalhar, alguns no terreno, outros remotamente das trincheiras . Estou muito feliz por termos feito os ferros pré-série para Greig Fraser a tempo e ele aproveitou ao máximo eles no set de Dune ”, escreveu Kostiantyn Harkavyi, da IronGlass Adapters, no Facebook no fim de semana passado.
“Me agrada que entre milhares de outras variantes tenha sido escolhido o MKll da IronGlass, que eles tenham feito um ótimo trabalho sem reclamar da mecânica e da composição óptica, que mesmo em tempos difíceis em um país de guerra possamos fazer um produto de qualidade de classe mundial produto e estar envolvido em eventos de filmes brilhantes. Por isso, continuamos trabalhando duro para que você possa desfrutar de um filme brilhante.”
O sistema de câmera Alex 65 de Arri pode ser muito nítido para o gosto de Fraser em alguns casos, mas o sistema de câmera cinematográfica de grande formato também abre muitas possibilidades criativas para lentes.
“O que adoro na 65 mm é que ela elimina as restrições para mim, abrindo muito mais opções de lentes. Você pode trabalhar com lentes originalmente projetadas para formatos menores, onde você vê partes do vidro que nunca foram planejadas para serem vistas. Para mim, ver e sentir essas partes ocultas é uma revelação, literal e figurativamente. Isso me ajuda a sujar a imagem e dar-lhe textura de uma forma que você não conseguiria com um formato menor”, explica Fraser.
https://petapixel.com/2024/03/05/dune-part-two-was-shot-using-vintage-soviet-photo-lenses/