Dupla cortina

Voltei a fotografar como hobby a pouco tempo e um amigo falou me de sincronização da cortina traseira ja que há duas ,quando fotografava com filme as SLRs que tive só havia uma cortina (obturador)houve modificações e quais foram neste tipo de obturador. Grato

Ele quis dizer ‘sincronização com a 2ª cortina’. Não houve modificação. É o mesmo sistema desde mil-novecentos-e-calçola-de-botão. Ela devia estar lhe explicando sobre sincronização do flash em 2ª cortina. Serve para o flash disparar instantes antes da passagem da 2ª ‘perna’ da cortina, fechando a obturação.

Entendi! É uma mesma cortina, só que em duas partes e não duas cortinas independentes. Já existia nas ultimas SLR com filmes este sistema de obturador? E sabe por que foi desenvolvido para as atuais DSLR e todas as marcas os adotaram ou há modelos com o obturador como as SLR ?

A cortina é formada por 2 partes que se movimentam independentemente. Um abre e outro fecha a obturação. O intervalo de tempo entre essa abertura e fechamento é o tempo do obturador. Isso faz a imagem ficar congelada (como num vôo de pássaro parado no ar) ou arrastada (como na técnica de light painting).
Que eu saiba esse sempre foi o sistema de obturação moderno das câmeras (salvo engano a Nikon desenvolveu um sistema diferente, mas só resistiu a 2 modelos e foi abandonado), tanto em SLR como DSRL. É mesmo sistema desde os primórdios das câmeras ‘de mão’.
O sistema compur ou sincro-compur ou central foi pouco difundido e já não é mais utilizado (ao menos que eu saiba) nas DSLR. TALVEZ ainda seja nas MF e GF, mas não sei dizer com certeza.

Para melhor visualização: http://www.youtube.com/watch?v=ptfSW4eW25g&feature=player_embedded

Valeu. :ok: