Bom, éo seguinte, tenho uma lente do kit 18-55mm com f/3.5 na distancia minima e f/5.6 na máxima… Contudo, queria entender porque olhando pelo viewfinder, a imagem fica mais escura quando eu aumento a distancia de 18 até 55. Na minha opinião leiga e iniciante na fotografia, não tem nada haver com a abertura passar de f/3.5 pra f/5.6, porque se fosse, se eu passasse pra f/18 o viewfinder tbm escureceria (coisa que não acontece).
Levando em consideração esse fato, antes eu pensava que o diafragma ficava depois do espelho, mas vi que depois do espelhosó tem o sensor. Sendo assim, o diafragma só pode ser na lente (sim, isso é obvio eu sei), mas apesar de ser tão óbvio assim, porque a imagem do viewfinder não escurece quando aumentamos o diafragma? Quer dizer que o diafragma faz o mesmo papel que o obturador?
A lente ficamna sua maior abertura (até para permitir o autofoco ser acertado) e só fecha para a abertura que especificas quandoma foto vai ser tirada. Se desejas ver a imagem com o diafragma fechado aperta o botão redindo que fica no corpo da câmera, parte frontal do lado direito, jumto da lente. Aquele botão permite que se visualize a imagem com a objetiva fechada, para visualização da profundidade de campo.
Caio, como o obturador sempre fica na sua abertura máxima, vai ter essa diferença mesmo entre 18mm (f/3.5) e 55mm (f/5.6). Então é esperado que a imagem em 55mm vai ser mais escura que em 18mm no viewfinder.
Ah então o diafragma fica sempre aberto no MÁXIMO e só fecha no f/x quando eu clico né isso? hum, isso já me esclareceu muita coisa rs.
Então o boturador seria o simples levantamento do espelho…?
Já vi uns modelos de cameras mais antigas que o obturador era circular e era fechado, só abria quando a foto era tirada.
Não, cara, você está misturando tudo. As objetivas possuem um diafragma, e ele é circular sim (ou próximo disso). O espelho serve para mostrar a imagem na visor óptico, ele é levantado logo antes do clique. Nesse momento, o diafragma se fecha na abertura desejada e a foto é tirada.
O negócio é o seguinte, como disseram anteriormente, o diafragma fica em sua abertura máxima o tempo inteiro. Ele só se fecha na hora do disparo da foto e volta a abrir após a exposição ter sido feita. Portanto, se vc colocou sua abertura em f/18, por exemplo, ainda assim o diafragma vai ficar na abertura máxima até o momento que vc disparar a foto. Ai o diafragma se fecha a f/18, a exposição é feita e o diafragma volta a se abrir. Ai vai o video para exemplificar.
Então, como em 18mm a lente tem abertura máxima em f/3.5 e em 55mm a lente tem abertura máxima de f/5.6, é normal que a imagem do viewfinder escureça a medida que se aumente a distância focal. Caso sua câmera tivesse o botão de prévia de profundidade de campo, ai vc veria o diafragma se fechar e a imagem do viewfinder escurecer quando se coloca-se aberturas menores.
E no vídeo (muito bacana de se ver, obrigado Rafa_Meira!!!)dá para ver também a cortina em funcionamento, que é outro elemento mecânico em funcionamento durante a exposição!!!
No momento do click, o espelho sobe (por isso que o visor fica totalmente escuro), o diafragma (que fica na lente), se fecha de acordo com o definido na regulagem da exposição escolhida, e então abre-se a primeira cortina, expondo de fato o sensor (ou filme, o processo é o mesmo), seguido pela segunda cortina que vem fechando a exposição… Terminado o processo a câmara volta a seu estado inicial, desfazendo todos os passos (mas sem expor o sensor dessa vez…) tudo muito rápido, nas máquinas mais avançadas o processo todo é feito dentro dos 1/8000s
Mas a resposta a pergunta inicial, caso não tenha ficado claro, é que seu visor fica escuro ao aumentar a distância focal por que sua lente tem abertura máxima variável…
Que a abertura máxima é variavel dependendo da distancia focal isso eu já tinha entendido há muito tempo. O que eu não consigo compreender é o Por quê que eu posso visualizar essa diferença de iluminação no VIEWFINDER quando a minha camera não tem a capacidade pra visualizar a “prévia” da aabertura atual. :aua:
Se existisse a prévia nela, eu até entenderia da imagem ficar mais escura de 18 pra 55 no viewfinder, mas ela não possui essa tecnologia. (ou pelo menos não que eu saiba)
É por que a abertura no visor é sempre a máxima da lente, ela só fecha o diafragma no momento da exposição, ou quanto usa o dof preview, que pelo que você está falando não tem em sua camara…
Caio, eh por causa do seguinte: a lente fica sempre na abertura maxima, exceto na hora do clique.
Mas a abertura maxima em 55mm eh menor que em 18mm. Por isso vc ve a diferenca. A lente nao consegue abrir mais que a abertura maxima (f/5.6 em 55mm), entende?
A questao eh a escala de abertura. O diametro da pupila do diafragma nao muda - e por isso vc nao entende pq a imagem escurece - mas qdo a distancia focal aumenta, a abertura na escala f diminui mesmo assim. A luminosidade da cena depende da distancia focal, e eh essa variacao q vc enxerga em mexer o zoom com o diafragma imovel.