Duvida D90 !

Boa noite companheiros, eu acabo de comprar uma D90 e ainda não fiz um curso de fotografia, li todo manual, simultaneamente mexendo na maquina para aprender, mas ainda tenho algumas duvidas, a que mais me intriga é a seguinte:
Vamos supor que eu vou bater uma foto estando em primeiro plano uma pessoa, em segundo uma arvore e em terceiro e ultimo plano uma paisagem, usando a focagem manual eu escolho qual plano capturar nitidamente, mas eu gostaria de saber qual regulagem técnica tenho que usar para focar nitidamente todos os planos.

Valeu pessoal!

Foque no primeiro plano e use abertura 8, 16, 22…

Caro amigo sonny.

A fotografia é uma arte em que somos livres para criar. Você terá milhares de possibilidades diante desta pergunta, até mesmo porque envolve o enquadramento que você fará deixando em evidência determinado ponto da imagem, a hora em que você estará tirando esta fotografia, enfim, muitas serão as formas mas posso apenas lhe dizer uma coisa, como você está aprendendo o melhor é montar as situações em sua mente e fotografar de diversas formas.

Use o ISO baixo numa imagem e depois alto na seguinte para entender o que é, depois aumente a velocidade fazendo o mesmo com a abertura. Em seguida tente juntar as coisas.

Uma dica, quanto maior o valor para abertura/fechamento do diafragma maior a profundidade de campo ( área de foco ).

Resumindo: a melhor forma de aprender a fotografar é fotografando.

Abraço

É isso aí sonny, Cledson está certo, além de toda teoria que deve possuir você aprenderá muito na prática, experimentando…

Comigo foi e ainda é assim…

Hoje tiro fotos muito melhores do que a 2 anos atrás… e daqui mais 2 anos elas serão ainda melhores, a prática leva a perfeição…

Boas fotos…

Ha, e excelente escolha, Nikon D90 RULES !!!

Acho melhor focar no segundo plano, pois a nitidez se estende para frente a para trás do ponto de foco (mais pra trás do que pra frente). Assim, focando no primeiro plano ele teria que usar uma abertura menor para a nitidez chegar até o fundo do que focando no meio da cena. :ok:

Apenas uma correção técnica em relação ao diafragma: quanto maior o número (que o colega chamou de “valor”), maior a abertura e, por consequência, menor a profundidade de campo. Por exemplo, é f/2 é um número maior que f/22, e não o contrário, como ando lendo e escutando muito por aí.

Em relação à profundidade de campo, o que estendemos ou não é a área de nitidez aparente da foto, e não o foco em si. O foco é feito em uma determinada distância, que é onde estará o ponto de nitidez máxima da foto. Alterando abertura, distância focal e distância relativa entre os objetos e o fotógrafo o que alteramos é a amplitude da zona de nitidez da imagem. :ok:

procura aqui mesmo tutoriais sobre profundidade de campo, ou DOF en ingles(depth of field)
esta e tua duvida.
Ali voce vai entender como funciona o assunto do foco em diferentes partes.
Basicao
diaf aberto, numero menor=pouca prof
diaf fechado, numero maior=muita prof
faz um teste em 4 e outro em 22, para se familiarizar com a coisa.
No aprendizado de fotografia existem muitos itens , muitos mesmo, que vao alem de ler o manual.
Manual e para saber para que servem “os botao” da maquina,so.
abs.