[DÚVIDA] Foto sem flash - Desaconselhado para menores

Olá pessoal do MF.

Vou participar de um concurso e tava com a ideia de fazer uma foto, com um pouco das características abaixo, porém em preto e branco.

http://gallery.ashlee-star.com/albums/photoshoots/iammephotoshoot-hq/normal_04.jpg

O intuito é realçar as formas com uma luz lateral, mas o fundo também não pode ficar totalmente escuro, ele tem de aparecer pois é parte fundamental da composição.

Agora vamos ao ponto-chave:

Não possuo iluminação de estúdio :no:, no máximo que eu consigo é um Speedlight 580 EX.

Acho que a foto que eu achei que mais se aproxima da foto que pretendo fazer é essa:

http://farm4.static.flickr.com/3202/2815053427_4fc423deaf.jpg?v=1220224955

Como eu poderia alcançar resultados proximos disso com poucos recursos?

Desde já agradeço a ateção de todos!!! :snack: :ok: :smiley:

Usando velocidade baixa e flash em segunda cortina é uma maneira de usar uma luz artificial pra dar uma preenchida e também captar a luz ambiente

mas ai, será que com o flash interno da 40D eu consigo fazer isso?

eu não tenho experiência com o Speedlight também, pediria emprestado pra fazer as fotos.

Mas obrigado pela dica, vou ver se consigo fazer um teste.

O 580EX tem fotocélula embutida? Se tiver dá pra disparar ele a partir do disparo do flash embutido.

Arrume uma fotocélula e ligue o seu MV-328 tb…

Mas não dá pra fazer luz lateral com o flash embutido, né?
Olha, no seu caso, como não tem intimidade com o flash (e nem sei se esse Speedlight dispara fora da sapata) eu usaria uma luz contínua. Um farolete, luminária ou até uma lanterna para o assunto principal (a modelo) e máquina no tripé em longa exposição. Claro que talvez não consiga fazer o corpo inteiro, só treinando bastante o light painting. Tem que fazer a fotometria na reflexão da luz principal com algo em torno de 1 ponto de luz abaixo para o fundo.

vc ta falando de eu usar os dois flashs?
uso o MV-328 na câmera, e o 580 pra ser disparado via fotocélula interna [ai na posição que eu quiser?]?

então eu tenho de fotometrar onde ficará iluminado pelo luz contínua, e diminuir um ponto +/- em relação a medição que terei no fundo?

Obrigado pela ajuda pessoal, está sendo bem útil.

Cara… Não sei se o 580 tem célula embutida. Se tiver vc pode disparar ele com o flash embutido da 40D.

Não coloque o MV-328 na sapata da 40D!!! Mas se vc comprar uma fotocélula vc pode dispará-lo fora da camera tb.

Pense em comprar uma tocha de estudio, tem umas de 160W usadas por menos de R$300,00 por aí.

Vc precisa de : Lente luminosa, algumas luzes (continua) potencias diferentes ou rebatidas , tripé e uma modelo bem parada. :ok:

É mesmo… Agora q lí que a foto será em PB…

Cara… pega uma luminárias de jardim com luz Halógena… 500W ou 1000W já vai servir. Daí vc faz uma espécie de cone para concentrar a luz onde vc quiser.

é, a lente que vou usar vai ser do kit.

pois é, to pensando em improvosar mesmo!

valeu gente.
espero mais ajuda.

obrigado

Rafael, voce não mencionou se pode ser de dia. Caso seja tambem é possível usar rebatedores aproveitando a luz de uma janela. Eu pessoalmente evito flash o máximo que puder.

Voce mencionou que o fundo não pode ficar totalmente escuro. Porque? Não gosto de seguir regras e acho isso acaba provocando inovações a cada dia. Pense nisso.

Luiz

Rafael

Tanto para a colorida como a pb, podes usar UM TRIPE!!!
e usar luz continua natural
ajustando o WB,
faz o teste
a pb ,parece que e sem flash, nao aumentei a imagem para avaliar
faz um teste simples em casa
qualquer coisa pode consultar a vontade!!!
Abraço
Angelo.

Sim, deve fotometrar pela contínua (o tempo de exposição, pois a abertura vai ser a máxima mesmo). Mas óbviamente não vai alterar o ajuste na câmera para ter um ponto a menos no fundo, e sim, procurar mudar a intensidade da luz continua (aumentando a distância do emissor de luz da modelo por exemplo) até ter essa relação (0 onde a luz incide na modelo e -1 no fundo + ou -).

Sendo um improviso, é empírico. Melhor fazer isso bem antes da modelo chegar, simulando com algum objeto, se não ela dorme… :smiley:

abraço

RAFA
FAZ TESTES EM CASA , SEM MEDO
FAZ BRACKETING
O QUE MARCA A FOTOMETRIA , UM PONTO A MAIS E UM PONTO A MENOS
ATE VOCE ACHAR A EXP, DO TEU AGRADO
AVANTI!!! :ok:
ABRAÇO
ANGELO.

latreitel, não gostaria que o fundo ficasse escuro porque o ambiente é uma sala de aula e o conceito da foo tem de mostrar isso.

eu adoro trabalhar com luz natural, por isso a idéia do rebatedor é válida e vou experimentar.

obrigado

Pois é, nçao tinha pensado nisso não. Vou fazer esse teste…
Amanhã eu levo a câmera pra fazer um teste na sala com a luz que pretendo usar.
Ai vai dar pra ter total noção se vou precisar de uma luz auxiliar ou de um rebatedor.

Obrigado Marcelo, já deixei isso anotado aqui e amanhã vou ver se faço uns testes. E vou fazer o possível pra modelo não dormir hora nenhuma…

Pessoal, vocês estão sendo de grande ajuda. Estou aprendendo bastante e já tendo noção se vou ser capaz de realizar o clique ou não.

Outra dúvida qeu me surgiu: [b]Qual a melhor lente a se usar nesse caso? Tenho a disposição a do kit da 40D, uma 18-55 kit da XT e uma 50mm f/1.8.

Novamente agradeço a TODOS!

RAFA
A 50 PODE SER OTIMA
MAS FAZ TESTES , SE NAO TIVER MODELO
PON UM SAPO, OU QUALQUER COISA, rsrsrsrs :smiley:
PARA TESTAR SOMBRAS Y EFEITOS
MANDA VER
SERA UM SUCESSO :ok: