E aí pessoal… Consegui finalmente juntar meu dinheirinho, totalizando 2.300,00 , e agora bateu uma dúvida danada: Com esse dinheiro seria melhor eu comprar uma D90 + 18-105mm ou uma D7000 (só corpo) ?? :ponder: :ponder:
Eu no momento só tenho uma 35mm 1.8G, e não dá pra ficar só com uma fixa, então será que é melhor investir direto numa D7000 e ficar um tempo com ela “guardada” até comprar uma Tamron 17-50mm :ponder: Ou ir loo de D90 com 18-105mm :ponder:
Rafael, acho que tu não presta a atenção no que é falado aqui… A lente 18 105 VR é muito ruim, até a lente de kit 18 55 VR é melhor que ela. Sabe qual é o seu problema? Tu tem dúvidas e não ouve os conselhos de quem tem um pouco mais de conhecimento. Não deveria, mas vou te dar uma dica:
1 - Como você não faz fotografia social, não há muita necessidade de se preocupar com rendimento ISO alto (acima de 1600)…
2 - Como você não fotografa corridas automobilística e nem esportes de alta velocidade, a vel de obturação em 1/4000s é mais que o suficiente…
3 - Como não precisa de um corpo selado para chuva, deserto e lama, um corpo sem isso dá conta do recado…
4 - Você está sem lente de range curto, então o custo benefício de uma Tamrom cairá bem…
Com tudo o que já te responderam no forum por mais de 1 milhão de vezes, :hysterical: :hysterical: :hysterical:… a D90 se encaixa mais no seu perfil… claro que se tiver um pouco mais de $$, a D7000 é uma câmera mais completa, mas a D90 não deixa nada a desejar, pelo contrário… é uma câmera e tanto!
Concordo com os comentários do Marciocons. Mas neste momento eu iria de D5200, que parece que está para ser lançada. Um sensor como este permite coisas que a D90, apesar de ser um baita corpo, não permite. Acredito que a D5200 será lançada por 800 ou 900 USD.
Caramba, indicar uma coisa que nem saiu e niguem testou parece imaturidade :no:. Tem um monte de gente indicando produto que nunca USOU, não sabe o que está falando, nunca usou uma D90 e fica falando que a 5200 vai ser melhor, vcs tem que ouvir quem tem experiência com equipamentos como o Marciocons, não ficar se baseando no que as revistas e os site dos fabricantes dizem, prometem maravilhas, mas vamos ver na pratica :no:
Tirando essas dicas grifadas, as outras estão corretas , vou juntar um pouco mais e pegar a tamron, só não sei onde, porque no ML eu não compro de jeito nenhum
Olha já tive ambas as cameras, a D90 é excelente porém muito defasada. Não pensaria 2x, pega a D7000 com a sua 35mm que terás um baita conjunto. Depois vai juntando dindin e compra o resto do set de lentes. Pelo fato da D7000 (e a D90) terem motor de foco, você achará lentes baratas com muita facilidade. Entre D7000 e D90 existe uma diferença astronomica. Já que vai investir, faça cada centavo valer!
, o fato da D90 ser mais antiga não a torna uma câmera ruim. Uma coisa importante, principalmente para quem não tem a possibilidade de investir pesado em equipamentos. Não adianta ter uma câmera TOP de linha se as lentes não forem à altura. Eu mesmo estou querendo dar um upgrade no meu equipamento, mas quero partir para as Fullframe por causa do ganho no iSO/ precisão/velocidade de foco. Entre a D7000 e a D90 não há um abismo separando elas, pode acreditar nisso.
As vantagens da D7000 em relação à D90 são mais detalhes do que realmente motivos que a tornem muito superior. No antepenúltimo evento que eu cobri, mantive a D7000 com a 17 55 2.8 e a D90 com uma 70 200 2.8 VR. A qualidade da imagem de ambas as câmeras em ISO 1600 é muito próxima, entretanto tive a impressão que a D90 tem mais precisão e velocidade no foco.
Da mesma forma, o fato da D700 ser um pouco mais antiga e termos a D600 aparecendo no mercado com um valor mais acessível não torna a mesma uma câmera ruim ou sem utilidade. Muito pelo contrário, a D700 é espetacular e sinceramente, o sistema Multicam 3500 FX é muito melhor que o 4800.
É lenta, erra muito no foco e dá muita aberração cromática. Detestei muito a que eu tive. Vendi com 2 semanas de uso (veio nova no kit da D7000). Ela não se compara com a 17 55 VR e nem com a 55 200 VR.
Olha eu nunca disse que a D90 é uma câmera ruim. Porém no meu ver a D7000 está anos luz a frente. Realmente até ISO 1600 não existe muita diferença além do tamanho da imagem da D7000 que perminte mais crop. Agora de Iso 1600 em diante a D7000 é outro nivel de camera. Vantagens que para mim fizeram diferença são:
Qualidade em baixa luminosidade. Utilizei ISO3200 com tranquilidade.
Mais mega pixel não fazem a qualidade de imagem melhorar, porém ajudam e muito por exemplo na hora de cropar.
Poder obter fotometria com lentes 100% manuais, tenho algumas aqui e esta função ajuda e muito!
Video Full HD com AF, também pode ser interessante em algumas ocasiões.
Corpo parcialmente selado, ajuda na durabilidade.
Possibilidade de salvar duas préconfigurações com os botões U1 e U2.
Mais uma vez, a D90 está praticamente 3 gerações para trás se levarmos em consideração a D600 como sendo upgrade da D7000 (foi o meu caso). A d7000 está com um preço atrativo, ainda mais se comprar usada!
Concordo que o ISO 3200 é utilizável na D7000, porém nas condições certas, pois as sombras incorporam ruídos de cor nas sombras que podem destruir a imagem. Não estou defendendo a D90 e desmerecendo a D7000, mas levei em consideração os seguintes pontos:
1 - Para quem não sabe, o Rafael tem 12 anos, portanto ainda não trabalha para ganhar $$. Ele tem o orçamento limitado em + ou - 2.300,00 reais. Ou seja, precisa aplicar da melhor forma a merreca que ele tem no porquinho do quarto dele… :hysterical: :hysterical:
2 - Eu tenho e prefiro a D7000 pelos motivos que o Rod.T28 falou e pelos que eu já enumerei. Com certeza, se ele tivesse até um pouco mais de bala na agulha indicaria para ele uma D600/D700/D800.
3 - Com a merreca que ele tem no cofrinho ( ), ele consegue comprar uma D90 + Tamrom 17 50 2.8… A D90 dá para conseguir usada em excelente estado por 1.500 reais e uma Tamrom usada por uns 900 contos (foi o valor que vendi a minha). Eu sei que vai faltar 100 reais, mas aí é só ele ir na feira lá de Natal e vender o celular dele… :hysterical: :hysterical: ou pedir emprestado para o pai ou tio… sei lá
Com um set D90 + Tamrom 17 50 2.8 + a 35 1.8G com certeza ele irá ter melhor ganho do que uma D7000+18 105 VR. Lembrando que lentes bem cuidadas duram facilmente mais de 10 anos (meu sócio tem uma AIS por quase 20 anos :worship:), ao passo que as câmeras vivem sendo atualizadas. Como diz esse amigo, as lentes e os fotógrafos são os grandes responsáveis pela imagem a ser capturadas. As câmeras são somente o veículo!
Esse kit D90 + tanrom 17-50mm 2.8 + 35mm 1.8G eh destruidor!!! Usei isso por 1 ano ante de me desfazer da D90 por falta de uso. Uso esse conjunto hj com uma D7000 e Marcio está COBERTO de razao no que fala! A D90 é uma ótima camera, mesmo hj em dia e a diferença de ISO vai se dar lah para 2000 ou mais.
D7000 é muito melhor sim. Tenho as duas também. D90 virou backup e só foi usada com fixa para compensar e completar as composições. Ou então quando nao tive certeza da segurança do local que eu iria, e para fins particulares, deixei a 7000 em casa.
Depois da :7000, nao devo ter feito nem 5 mil tiros com a D90.
Mas a D90 é muito boa sim. Um excelente custo-beneficio.
Alias, a 18-105 é muito honesta. Nao tem qualidade de prime, pois é zoom. Custa pouco a mais que a 18-55 pq tem mais range, e qualidade ligeiramente inferior. Distorce como qualquer zoom e o pouco a mais que distorce só nao consegue ser resolvido com perfil do LR quando exige precisão. Aias, neste caso, só fixa mesmo.
Enfim, para uma lente de us$400 é boa.
Lembre que nao é uma 24-120 f4, mas uma 18-105, que custa 25% do valor.
Sinceramente, o garoto deve ir com a câmera que quiser. Qualquer DSLR entregara material proporcional com a qualidade do apertador de botão. Para sk8, durante o dia, será iso 200, 400 a 800, e as duas entregam qualidade.
O af que terá que ser combinado com o atleta para vc antever o movimento, pois nenhuma tem af primoroso.
Vou colocar outra pastagem que fiz Que me parece pertinente…
Correto, eu tenho 14 e não 12 , mas se eu tiver a grana pra uma lente eu vou deixar essa Tamron 17-50mm pra depois e pegar logo meu sonho: 70-300mm :wub:
Apertador de botão uma ova
CONCLUSÃO: Vou mesmo de D90 pelo custo benéfício, mas vou sentir muita saudade do ISO da D5100 :wub:
Tua escolha foi acertada, tanto quanto uma escolha pela D7000.
Mas eu nao prescindiria de uma GA ou Fisheye.
2X.
Tem gente que nasce fotografando. Eu fazia umas fotos com uma pentax velha mas ótima. Iso com 7-8 anos.
mas parei depois disso e voltei na era digital. Infelizmente.
Se eu tivesse esse interesse com essa idade, teria ido mais longe e faria fotos melhores que as que faço.
Belo Post , não quis me intrometer porque estava muito bacana esta discussão (no bom sentido da palavra)só de ler já aprendi muita coisa, e tambem acho bacana que com 14 anos o Rafael tenha todo este interesse pelo assunto, tem tudo pra ser um grande Fotografo