Duvida- nikon 58 1.4g ou 85 1.4g

Ola amigo…
mto se ouve da nikon 58mm 1.4g…mas estou em duvidas entre ela e a 85 1.4g…
em termos de nitidez e cor…ja que desfoque acredito que a 85 seja melhor…como sao distancias focais proximas qq uma das 2 me sefvira…mas qual sera melhor ?

O dúvida boa. :smiley: Se fosse eu pegaria a 58mm, o look gerado por ela é animal, o desfoque é muito suave e o ângulo mais aberto que a 85mm me agradam mais. Só escolheria a 85mm se a prioridade fosse retratos. O Bosa aqui do fórum têm as duas e pode dar uma opinião mais detalhada. :ok:

A nitidez da 85mm é esmagadora… não importa se está em 1.4 ou f8, detalhes + detalhes + detalhes de ponta a ponta. Já na 58mm, é igual a uma simples 50mm 1.4G de 400 Obamas… ou seja, é razoável. Peca bastante nas grandes aberturas abaixo de f2.2, a nitidez fica estranha, tem um efeito meio duplicado difícil de explicar…
fica boa com f2.8 e impressiona la no f4 até f8~10.

Em cores, a 58 tem vantagem… ficam mais consistente e resiste melhor ao contra luz, mantendo contraste em ótimos níveis…mas a 85 não fica muito atrás não!

O desfoque da 85mm é mais forte mas o da 58 é mais bonito… simples assim.

Em construção, a 85mm leva vantagem… o anel de foco quando gira tem-se a impressão de algo premium, borracha com borracha enquanto que na 58mm ele parece mais seco, plastico com plastico… velocidade de AF é virtualmente igual e na precisão, vantagem para a 85mm que é cirúrgica.

Em portabilidade a 58 da show… pequena e SUPER LEVE… só fica estranho porque ao pegar na mão, em momento algum passa impressão de um equipamento de quase 2k dólares, parece um brinquedinho mas fica muito legal sem para-sol numa câmera tipo D600.
Já com a 85mm é diferente… uma bela lente, “bocuda”, mais robusta e embora seja mais pesada, continua bem equilibrada em corpos maiores.

Eu comprei primeiro a 85mm… era minha lente favorita até a chegada da 58mm um ou dois anos depois. Hoje a 58mm é meu xodó pois me entrega imagens únicas sem perder em versatilidade, que não é o caso da 85mm(acho longa mesmo para o FF)… a maioria das minhas fotos são feitas com ela e quando preciso sair com um kit básico câmera + 1 lente, é 58mm sem pestanejar… coisa que não conseguia fazer antes com a 85mm que embora fosse minha favorita, eu tinha que sair com a 35mm pelo quesito versatilidade.

Enfim, se for pra responder qual lente é melhor, eu acho que diria que neste caso é a 85mm pelo conjunto já que a maioria preza por definição de imagem… mas pra mim, a 58 é a lente e não tem substituta na Nikon(excluindo a lendária 58mm 1.2 noct), nem Canon, Sony ou Fuji… só vejo na Leica com as 50mm Summilux/noctilux.

Depende muito se você precisa da distância focal dos 58mm ou dos 85mm. Em termos óticos a 85mm é muito superior. A 58mm se destaca apenas na correção do “sagittal coma flare” (ela é a melhor objetiva da Nikon e talvez de todo o mercado para esse fim), o que é um diferencial para quem fotografa paisagens noturnas, mas fora isso ela não vale o preço que custa, sendo pouca coisa superior em qualidade de imagem que a bem mais barata 50mm. Para quem usa foco manual o anel de foco da 58mm é bem melhor que o das outras duas. Se quiser saber mais sobre isso, recomendo ler os reviews à seguir:

AF-S Nikkor 58mm F/1.4G: Security

AF-S Nikkor 85mm F/1.4G: Security

AF-S Nikkor 50mm F/1.4G: Security

Minha dica é, se quiser saber sobre uma lente, fuja do blog nerd do Zack… principalmente se for usuário Nikon.

Ele não é um fotógrafo, apenas produz conteúdo puramente técnico e beeem tendencioso… nos últimos reviews ele simplesmente comprou a lente, saiu pra fazer meia dúzia de fotos simples e escreveu artigo com uma visão nerd/geek que chega a me assustar… da pra ver pelo comparativo de bokeh com objetos a poucos cm da lente… wtf!?

Quer saber se a lente é legal ou não?
Procure no flickr os grupos de compartilhamento de imagens da mesma… observe fotografias com diferentes condições de luz, fundos, feitas por fotógrafos e não por “geeker”. Dizer que a única especialidade da 58mm é corrigir coma é fo** demais… pior que isso é ver o cara botando a qualidade da imagem da Canon 50mm f1.8 II em 100% e a 85mm f1.4G em 90%. :hysterical:

bosa , so agora li as respostas…
eu ia falar da 58 1.2 noct, que é excepcional.
mas lendo sob a 58mm, achei a qualidade dela inferior a da sigma art 50mm por ex…bem inferior…
nao sei dizer a respeito do bokeh da 50art, pois ainda nao vi…
e ela se parece muito sim com a 50 1.4g nikon…que ja tive…
agora a 85 1.4g é superiror em quase td…pq vc fala que a 58 entrega imagens unicas?
Pistigrilo , sob a correção do coma, a nikon 200f2vrll, e a melhor lente em todos esses quesitos…absurdo de boa
mas é uma lente de quase 6 mil usd né…rs

Agradeço a dica, mas sou obrigado a dispensá-la. Eu acompanho os reviews do Marcello (Zack) há algum tempo e três das minhas objetivas já foram testadas por ele. Minhas opiniões sobre elas são muito parecidas com o que ele escreveu, então não tenho motivos para duvidar do que ele fala. Concordo contigo que ele tem uma preferência descarada pela Canon, mas eu não acho que ele seja injusto nos reviews de Nikon que ele faz. Quanto as notas, também concordo contigo que a AF-S Nikkor 85mm F/1.4G merece uma nota muito melhor que o brinquedinho Canon EF 50mm F/1.8 II, mas por outro lado as notas que ele dá levam em consideração o preço que o equipamento tem (embora eu ache que a AF-S Nikkor 85mm F/1.4G mereça 100%), mas mesmo gostando dos reviews que ele faz eu acompanho outros, inclusive internacionais. Agora, para quem não curte detalhes técnicos e preciosismos sobre os equipamentos, realmente os vlogs e blogs do Zack são péssimos.

Tenho certeza de que a AF-S 58mm F/1.4G seja excelente (até mesmo pela 50mm já o ser). Não tenho dúvidas de que ela faça fotos excepcionais, mas o alto preço dela se justifica pela correção dessa aberração, que é incomum em outras lentes, fora o simples fato de ela ser uma 58mm, ou seja, uma especificação exótica, diferenciada, pouco usada. Agora, se vale ou não o preço que custa, isso depende muito do bolso do comprador, pois ela entrega resultado parecido com o da 50mm que custa uma fração do preço. Se eu tivesse muito dinheiro provavelmente compraria uma, mas com certeza não seria a minha primeira opção de compra. Sendo uma compra consciente, não a considero uma opção necessariamente ruim. Agora, uma ideia que posso te dar é comprar a 85mm F/1.8G (que não é tão pior que a F/1.4G, mesmo sendo um tanto mais barata) e pegar uma 50mm F/1.4G, assim você cobriria as duas distâncias focais dependendo da sua necessidade e gastaria bem menos dinheiro.

Sim eu também acompanho desde que ele tinha menos de 10 vídeos no canal… o Marcelo não mente não, ele só omite algumas coisas e tem uma visão puramente nerd… pode até servir de base pra ter noção de como se comporta o conjunto óptico em nitidez, aberrações cromáticas e distorção(coisa que se pode ver no DXO de forma bem resumida e precisa com os gráficos) mas ter a lente e usar de verdade é bem diferente.

Sim, em desempenho bruto, a Sigma da um pau na Nikon… bate até a 85mm 1.4G, mas ela é diferente da 58mm.
A Sigma é uma empresa “genérica” que fabrica lentes com look genérico na minha opinião… ela faz lente pra vender e ponto final. Não estou cuspindo no prato que comi(e ainda como pois possuo uma 35mm art), na verdade essa é uma estratégia muito inteligente pois eles atacam exatamente onde o consumidor de hoje tem fraquezas(nitidez, contraste e controle de aberrações cromáticas), mas com isso eles acabam sacrificando algumas coisas, como qualidade no desfoque por exemplo.

Eu sempre busquei lentes com look diferenciado… até um tempo atrás eu estava com um kit de lentes extraordinárias(sem a 58mm), depois de passar por outras lentes também extraordinárias e nunca uma 50mm se quer entrou no meu kit pois todas elas tinham o mesmo look entediante de sempre.
Com o lançamento da Sigma 50mm, naquele tamanho e valor eu estava apostando todas as minhas fichas nela… aguardando a chegada, crente que seria a minha primeira 50mm mas quando vi as imagens eu broxei… super nítidas mas só isso, tinha nada demais… aquele desfoque estranho no centro e totalmente destruído nas bordas, imagens completamente chapadas.

Estes dois reviews, que são de fotógrafos de verdade, falam o que sinto ao usar esse equipamento… o primeiro inclusive tem um trecho que fala que no início ele achava que era dinheiro jogado fora e que as imagens sem nitidez fizeram com que ele pegasse a Sigma… mas 3 meses depois ele mudou de ideia, vendeu a Sigma e hoje em dia, acompanho o trabalho dele usando Leica 50mm 1.4 Summilux e 58mm 1.4G… e explica o porque. :slight_smile:
É o tipo de lente que você fotografa, olha no display e diz nossa… que imagem legal essa… aí você passa pra frente muda o fundo e WOOOOWWW, que que é isso? Passa de novo e :eek:… sei la, você vai percebendo com tempo qual foi a ideia dos designers/engenheiros quando construíram ela… não é só controle de coma não!

E amigo. .preciso de ver pra cer nessa qualidade toda… …nao gostei da baioneta ser de plástico. Uma lente de mais de 5 mil reais.com o encaixe de baioneta de plástico. .me parece amador…hj estou com set só de fixas…a única zoom e a 70 200 vrll. .que já estou trocando pela 200f/2 vrll. …achei tb esrranho que a 58 nao possui elementos ed na sua construção…

Não conhecia esse blog, mas os reviews dele são muito bons e as fotos são melhores do que muito cara que eu conheço e se diz fotógrafo profissional, inclusive um dos que você postou o link aqui, que usa tanto plugin da VSCO que doeu nos olhos. Não achei os reviews geeks não.
Não vi ele puxar sardinha pra canon. A canon é boa, as lentes são ótimas, o foco de algumas é melhor do que algumas da nikon. C´est la vie.

Quanto à lente, minha experiência: Eu tive uma nikon 58mm por duas semanas e as opiniões dele são muito parecidas com a minha. Só sabe dessa lente quem usa. Tem um “tchan” a mais quando vc abre a imagem no editor que, sim, é subjetivo. Vendi porque mudei pra Canon, arrependi e depois que voltei pra Nikon ainda não tive coragem ($$$) de comprar novamente.
Ela não é nítida como minha atual 85 1.8, por exemplo, mas é bem melhor do que o povo que fica dando zoom em 100% de parede de tijolos faz parecer.

P.s.: Nunca tive a nikon 85mm 1.4.

O encaixe da baioneta é de ferro… só não sei quanto à estrutura dela por dentro… mas é bem leve a lente.
E não tem “qualidade toda” na 58mm não… como diz nos reviews, ela não é pra todos, trata-se de uma lente de nicho… se procura desempenho, é a ultima lente que deve pensar em adquirir pois definitivamente não é o foco dela.

A 58mm 1.4G é destinada aos fotógrafos que prezam pela personalidade de um equipamento… eu consigo distinguir uma fotografia feita com a 58mm com muita facilidade quando usada em sensores FF na abertura máxima, possui um conjunto de características que só encontro nela e é por isso que se torna especial para alguns.

Material brasileiro é difícil encontrar sobre essa lente… sugiro que procure por reviews, artigos e experiência do pessoal la de fora… pode encontrar bastante coisa aqui também:

Enfim… é pra mim a lente mais surpreendente que já usei, já tive quase todas as primes Nikon e zoom profissionais também(abaixo dos 3k dólares claro kkk), mas pelo que vejo, estás buscando desempenho e esta seria a pior lente da linha pró atual da marca pra você. :wink:

Um detalhe que esqueci de falar… ela parece ficar mais nítida, atingindo bons níveis em fotografia com assunto mais distante… corpo inteiro por exemplo como mostra nessa foto em alta:

https://c2.staticflickr.com/8/7536/27951912871_3acd415af9_o.jpg

Foi feita com D600, 58mm em F1.4… é o RAW sem tratamento nenhum… apenas sharpness em valor 36.
No 1:1 percebe-se aberrações no casaco, detalhes metálicos da bota e pontos de alto contraste no fundo, mas lembrando que a foto é de início de sessão, às 14:30h… sol forte, obturador em 1/4000s em ISO 100.

No site en que vi. Fala que o encaixe da baioneta e de plástico. …outra coisa que não gostei dela, no bokeh. Nas fotos. Com luz atraz…ela da uma forma. Octagonal. .diferente da 50.1.4g e da 85.que são mais circulares…isso pra min e importante…

O diferencial dessa lente é o bokeh, se ele não te agradou acho melhor vc não investir nela.

Seja qual for o site, essa informação não bate.

https://c2.staticflickr.com/8/7528/27987385312_105a563518_o.jpg

Bokeh em f1.4 e f4 lado a lado… acima a 58mm e abaixo a 85mm.

Ambas tem a mesma forma em f4… os spots estão maiores na 85mm pois fotografei a cidade a noite em foco mínimo nas duas… a 85mm tem uma ampliação maior.
Na 58mm podemos ver o efeito olho de gato acentuadíssimo, que é um dos diferenciais dela… alguns enxergam isso como defeito, eu enxergo como efeito pois em retratos temos o “swirly bokeh” mais forte, que traz uma sensação legal ao observador, um movimento a mais e caso este esteja no centro, ajuda a levar o olhar ao assunto principal.

Outro efeito que não se pode ver em testes desse tipo(muito usados nesses reviews “técnicos demais”), é a transição entre áreas de foco e desfoque, que é bem suave na 58mm… diferente daquela linha agressiva das outras lentes. Somando isso à suavidade notavelmente maior nas margens da 58(elimina as linhas e funde melhor as cores no desfoque) e a qualidade do bokeh nas bordas, temos uma lente sem concorrentes, mas apreciada por uma parcela menor de fotógrafos pois a maioria hoje em dia prefere ficar procurando defeitinhos em 1:1, comparando bolinhas de bokeh em fotografias de objetos a 30~40cm da lente, paredes de tijolos, gráficos MTF, AC e por aí vai…

A lente é espetacular para aqueles que gostam de fotografar em f1.4 e não tem sede de nitidez… o DOF dela é extremamente raso(parece lente 1.2 ou mais aberta)… mas se for pegar ela pra fotografar em f2~f4 e acima, nem perca tempo pois fica muito parecida com as 50mm 1.8G por exemplo. Se o objetivo é ter retorno em desempenho bruto, é uma péssima escolha também pois custa caro e só fica legal em aberturas menores(a 85mm 1.8G faz em 1.8 o que a 58mm se peida pra fazer no 2.8).

Enfim… pelo seu perfil, acredito que as 85mm 1.8/1.4 vão ser a melhor escolha.
Essa 58mm é como a Nikon DF… não foi feita pra vender em massa… são equipamentos diferenciados, de nicho, tanto que foram lançadas juntas.

Bom eu ja comprei a 85 1.4g a um tempo…e gosto dela
agora vou ver essa 58 de perto, apesar de gostar mais da 58 noct…apesar de ser mf…
ja tenho a df tb alem da d4 e d810
agora uma lente que estou de olho tb e a 200f2, essa sem comparaçao ne?rss
abs

bosa, deu para notar a suavidade na zona de transição entre a area de foco e desfoque…
mas queria ver esse teste em 1.4 em ambas as lentes
eu gosto tb da Minolta MC Rokkor PF 50mm F1.7, da um bokeh legal no estilo swirly bokeh, ou Cat Eye Effect),ou a helios…

pelas fotos de usuarios do flckr, forum, etc. a 58mm é uma lente unica e com personalidade, realmente é fantastica

os pontos “negativos” dela, são o que dão características a ela e foge desse padrão de NITIDEZ, NITIDEZ, NITIDEZ que a gente ve por ai hoje em dia.

Quer dizer que justifica o preço que eles cobram? Nao, não justifica. Mas ainda sim é uma lente que eu gostaria de poder usar um dia.

Já a 85mm 1.4, eu não vejo pq usa-la, pelo simples fato da 85mm 1.8g ja ser fantástica, super nítida (mesmo em 1.8) e não justificar gastar 3x mais pra pegar 2/3 de abertura. Pode pegar foto da 1.8 e da 1.4 e você NÃO vai ver diferença.

resumindo, a 58mm, apesar de ser cara ( e muito) , é uma lente única e que pode-se justificar o preço. a 85mm 1.4g não vale a pena considerando a 85mm 1.8g ser melhor e 1/3 do preço

Outra coisa, se esses 2/3 são TAO importante assim, pega a tamron nova 85mm 1.8 VC que da pra usar em 1/20, 1/10s na mao e ainda sim sair nítida. O ganho é muito maior do que uma 85mm em 1.4 e pelo menos 1/100s ( considerando fotos a noite)

Essas que citou tem efeito swirly, mas é diferente da 58mm 1.4/1.2 noct.
Nessas Helios, Rokkor, você tem o efeito mas os spots de luz são “duros”, possuem um aspecto de lente barata tipo Canon 50mm 1.8 e Nikkor 50mm série D, com margens extremamente marcadas sem fusão de cores, prejudicando o isolamento de assunto… na 58mm tem-se o efeito espiral mas é muuuito suave desde o centro até as bordas.

https://c1.staticflickr.com/1/746/20045762254_b2d5e4a661_o.jpg

(no exemplo da 58 eu acabei mexendo e perdendo o foco por alguns mm.)
Aqui é um comparativo que fiz a tempos atrás… não é muito válido pois trata-se de um objeto pequeno perto da câmera, mas da pra notar que a 58mm, mesmo sendo mais curta, consegue ser mais suave que a 85mm 1.4G(que não é algo fácil de se fazer).
Note que apesar da 85mm ter os spots maiores(por ser mais longa), eles são mais delineados, enquanto que na 58 se tem uma fusão maior nas cores com spots suaves e efeito swirly mais pronunciado.
Outro ponto que devo mencionar é que, pode parecer impossível mas o dof na 58mm parece mais curto que na 85mm. Não sei como nem porque mas as vezes fica até difícil encontrar a área focada na fotografia… você está com uma 1.4 mas que visualmente parece 1.2 ou maior.

Quanto à 200 f2, eu já fui apaixonado por ela, quase vendi parte do meu equipamento pra comprar uma mas acabei perdendo o tesão pelas teles por questão de linguagem.