Dúvida Simples

Fala galera…

Ainda tô começando com Photoshop. Conhecimento bem básico ainda!

Tenho Photoshop 7.01 em português! Estou com uma foto e queria passar ela para o formato de 10x15 para poder mandar revelar em laboratórios tradicionais! Sei q eh simples, mas o jeito q eu tô fazendo não tah dando certo!

Será que poderiam me dar umas dica passo a passo de como faço isso?

Abraços!

Normalmente eu pego a Crop Tool © e determino o tamanho que quero na barra de opções. 15x10cm - 300 ppi por exemplo. Ai vc corta e a imagem fica nesse tamanho. Mas você deve fazer isso numa imagem maior do que 15x10, do contrário a imagem aumenta de tamanho e pode perder bastante a nitidez.
Boa sorte!

Guga,

Tava lendo o que o Ivam de Almeida escreveu em outro tópico… (olha o Item 7).

" Bem, vamos lá.

1. Use um conversor de RAW decente. Pode ser o ACR ou o s7raw que é freeware e voc~e baixa gratuitamente do site サービス終了のお知らせ

2. Converta a foto para o tamanho que você vai usar. Para ter idéia, 15X21 é 4mp, 18X24 6mp, 24X30 pouco mais de 9mp, 35X40 perto de 18mp.

3. Na conversão use sharp zero ou pouquíssimo.

4. trate a foto no conversor para que ela saia dele o mais perto possível do desejado. Observe a foto com visualização da foto caber no preview do conversor, mas observe também em 50%. Os defeitos que voc~e ver em 50% verá na cópia em papel, os que não ver, não verá.

5. converta em 16bits TIFF. Preferencialmente em prefis ricos como ProPhoto ou Adobe RGB. Seu Photoshop deve estar regulado para o mesmo perfil, é óbvio. Do contrário, clique em Proff View.

6. ajuste em Levels para esticar a foto para toda a gamma tonal (se a foto exigir isso, é claro). Vá em Curves e experimente aplicar um s suave para ver se melhora ou não

7. Com a foto pronta, vá em Image Size e na opção bicubic redimensione a foto para o tamanho desejado EXATO em 300dpi (verifique na loja quais os tamanhos exatos, são um pouquinho diferentes dos tamanhos nominais.

8. Aplique USM conforme a necessidade da foto, sempre verificando na visualização em 50% se aparecem defeitos. Fotos bem feitas podem recber USM 60-1-0 para tamanhos de 6mp, por exemplo.

Tudo isso implica, naturalmente, em ter cores confiáveis no monitor, mas isso é outra his´toria.

Ivan
EM TEMPO: tem de converter no final para perfil RGB e 8 bitas para salavr o JPEG para o laboratório. Não mande com outro perfil porque as fotos saem erradas. Na conversão de perfil converta para Perceptual

Este post foi editado por Ivan de Almeida em 14 Mar 2006, 11:45 AM."

Fiz isso e converti uma imagem, mas não fica na proporção 15 X 10, ou seja 1,5… hehehehehe… Fui com o crop tool, e fui dando um crop do lado menor pra ficar na proporção certa… hehehehehehe…

Também gostaria de saber, algúem aí sabe de uma maneira mais simples e correta de fazer isso, sem ser assim na marra??

abraços!

:thmbup:

No meu caso dou o resize para o tamanho mais próximo ao 10x15 no caso, sempre pra baixo, e o restante eu vou no canvas size e crio bordas da cor que quiser para inteirar 10x15.

acho bom vc perguntar no teu laboratorio
quais o perfil de cor e resolução,
na maioria dos minilabs e
250dpi (não precisa ser 300)
e o prefil é o sRGB, q é o mais vagabundo, (menor espaço de cor) mas é
o q as maquinas trabalham, então não adianta mandar em Pro-Photo ou
adobe RGB.
Mas pra perparar a foto segue as indicações do amigo Davisato.

sorte!
:thmbup:

Guga,

Ressucitando o tópico, eu tava aqui tentando fazer isso numas fotos que eu tirei em 2592 x 1944 (resolução máxima da minha A-95). A proporção é de 1,3333 (3x4).

Para redimensionar para o formato de impressão 13 x 18cm (proporção de 1,3846), eu abri a foto e com o “crop toll”, cortei um lado que tava sobrando para deixar o mais próximo possível de 1,3846… Mas, tive que fazer isso no braço mesmo… hehehehehehe…

Uma dica pra ver a proporção certinha, seria dividir o lado maior por 1,3846 pra ver o tamanho correto que deveria ficar o lado menor, ou multiplicar o lado menor por 1,3846 para ver o tamanho ideal do lado maior, e aí usar o crop tool e fazer o corte dos pixels que estão sobrando… Mas, dá um trabalhão…

Se vc for em Image Size, e desmarcar a caixa “constrain proportions”, se a diferença na proporção for pequena, tipo uns 10 ou 15 pixels, tb. dá certo, mas distorce a imagem um pouquinho…

Agora pra fazer isso em 10 x 15 (proporção de 1,50) é a mesma coisa, só que mais complicado um pouco… hehehehehe Principalmente se a foto for bem “fechada”…

Mas basicamente, é só fazer o mesmo usando como indice o 1,50…

Se alguém tiver alguma dica melhor ou mais fácil, eu gostaria…

abraços!! :thmbup:

davisato

quando vc seleciona a ferramenta crop tool ele deixa vc escolher o tamanho exato do crop preenchendo o width, height e resolution… Ao cropar o photoshop já deixará na proporção, tamanho e resolução exatas, e se preciso dará o resize automaticamente usando o modo bicubic…

Se vc não quer que ele altere nada, e vc só deseja a proporção, faça o seguinte:
Selecione a crop tool, marque o tamanho no width e height 10 x 15 ou qualquer outro valor da proporção que deseja. Faça a seleção do crop mas não crope a foto. Deixe a marcação de crop e puxe uma linha guia para o limite do crop, marcando exatamente o ponto de corte. Depois clique no botão clear e crope devidamente usando a linha guia como limite. Assim vc vai apenas retirar os pixels excedentes para deixar na proporção correta…

hehehehehehehehe…

Gabriel,

Tudo blz??

Valeu demais pela dica!!! :thmbup: :thmbup: Eu ainda não sei se sou mais ignorante em PS ou em fotografia… hehehehehehehehe… Engraçado que eu usava o Crop tool, e NUNCA tinha reparado naquelas janelas de Widht, Height e Resolution, que ficam ali em cima… :imstupid: :imstupid: :imstupid:

Valeu!!! :thmbup: :thmbup: :laughing: :laughing: :laughing: