Ainda tô começando com Photoshop. Conhecimento bem básico ainda!
Tenho Photoshop 7.01 em português! Estou com uma foto e queria passar ela para o formato de 10x15 para poder mandar revelar em laboratórios tradicionais! Sei q eh simples, mas o jeito q eu tô fazendo não tah dando certo!
Será que poderiam me dar umas dica passo a passo de como faço isso?
Tava lendo o que o Ivam de Almeida escreveu em outro tópico… (olha o Item 7).
" Bem, vamos lá.
Use um conversor de RAW decente. Pode ser o ACR ou o s7raw que é freeware e voc~e baixa gratuitamente do site サービス終了のお知らせ
Converta a foto para o tamanho que você vai usar. Para ter idéia, 15X21 é 4mp, 18X24 6mp, 24X30 pouco mais de 9mp, 35X40 perto de 18mp.
Na conversão use sharp zero ou pouquíssimo.
trate a foto no conversor para que ela saia dele o mais perto possível do desejado. Observe a foto com visualização da foto caber no preview do conversor, mas observe também em 50%. Os defeitos que voc~e ver em 50% verá na cópia em papel, os que não ver, não verá.
converta em 16bits TIFF. Preferencialmente em prefis ricos como ProPhoto ou Adobe RGB. Seu Photoshop deve estar regulado para o mesmo perfil, é óbvio. Do contrário, clique em Proff View.
ajuste em Levels para esticar a foto para toda a gamma tonal (se a foto exigir isso, é claro). Vá em Curves e experimente aplicar um s suave para ver se melhora ou não
Com a foto pronta, vá em Image Size e na opção bicubic redimensione a foto para o tamanho desejado EXATO em 300dpi (verifique na loja quais os tamanhos exatos, são um pouquinho diferentes dos tamanhos nominais.
Aplique USM conforme a necessidade da foto, sempre verificando na visualização em 50% se aparecem defeitos. Fotos bem feitas podem recber USM 60-1-0 para tamanhos de 6mp, por exemplo.
Tudo isso implica, naturalmente, em ter cores confiáveis no monitor, mas isso é outra his´toria.
Ivan
EM TEMPO: tem de converter no final para perfil RGB e 8 bitas para salavr o JPEG para o laboratório. Não mande com outro perfil porque as fotos saem erradas. Na conversão de perfil converta para Perceptual
Este post foi editado por Ivan de Almeida em 14 Mar 2006, 11:45 AM."
Fiz isso e converti uma imagem, mas não fica na proporção 15 X 10, ou seja 1,5… hehehehehe… Fui com o crop tool, e fui dando um crop do lado menor pra ficar na proporção certa… hehehehehehe…
Também gostaria de saber, algúem aí sabe de uma maneira mais simples e correta de fazer isso, sem ser assim na marra??
No meu caso dou o resize para o tamanho mais próximo ao 10x15 no caso, sempre pra baixo, e o restante eu vou no canvas size e crio bordas da cor que quiser para inteirar 10x15.
acho bom vc perguntar no teu laboratorio
quais o perfil de cor e resolução,
na maioria dos minilabs e
250dpi (não precisa ser 300)
e o prefil é o sRGB, q é o mais vagabundo, (menor espaço de cor) mas é
o q as maquinas trabalham, então não adianta mandar em Pro-Photo ou
adobe RGB.
Mas pra perparar a foto segue as indicações do amigo Davisato.
Ressucitando o tópico, eu tava aqui tentando fazer isso numas fotos que eu tirei em 2592 x 1944 (resolução máxima da minha A-95). A proporção é de 1,3333 (3x4).
Para redimensionar para o formato de impressão 13 x 18cm (proporção de 1,3846), eu abri a foto e com o “crop toll”, cortei um lado que tava sobrando para deixar o mais próximo possível de 1,3846… Mas, tive que fazer isso no braço mesmo… hehehehehehe…
Uma dica pra ver a proporção certinha, seria dividir o lado maior por 1,3846 pra ver o tamanho correto que deveria ficar o lado menor, ou multiplicar o lado menor por 1,3846 para ver o tamanho ideal do lado maior, e aí usar o crop tool e fazer o corte dos pixels que estão sobrando… Mas, dá um trabalhão…
Se vc for em Image Size, e desmarcar a caixa “constrain proportions”, se a diferença na proporção for pequena, tipo uns 10 ou 15 pixels, tb. dá certo, mas distorce a imagem um pouquinho…
Agora pra fazer isso em 10 x 15 (proporção de 1,50) é a mesma coisa, só que mais complicado um pouco… hehehehehe Principalmente se a foto for bem “fechada”…
Mas basicamente, é só fazer o mesmo usando como indice o 1,50…
Se alguém tiver alguma dica melhor ou mais fácil, eu gostaria…
quando vc seleciona a ferramenta crop tool ele deixa vc escolher o tamanho exato do crop preenchendo o width, height e resolution… Ao cropar o photoshop já deixará na proporção, tamanho e resolução exatas, e se preciso dará o resize automaticamente usando o modo bicubic…
Se vc não quer que ele altere nada, e vc só deseja a proporção, faça o seguinte:
Selecione a crop tool, marque o tamanho no width e height 10 x 15 ou qualquer outro valor da proporção que deseja. Faça a seleção do crop mas não crope a foto. Deixe a marcação de crop e puxe uma linha guia para o limite do crop, marcando exatamente o ponto de corte. Depois clique no botão clear e crope devidamente usando a linha guia como limite. Assim vc vai apenas retirar os pixels excedentes para deixar na proporção correta…
Valeu demais pela dica!!! :thmbup: :thmbup: Eu ainda não sei se sou mais ignorante em PS ou em fotografia… hehehehehehehehe… Engraçado que eu usava o Crop tool, e NUNCA tinha reparado naquelas janelas de Widht, Height e Resolution, que ficam ali em cima… :imstupid: :imstupid: :imstupid: