Dúvida sobre flash

Eu dei uma olhada nos flashes para nikon na internet e vi que os flashes têm filtros de diferentes cores. Para quê servem?

Para a luz ficar colorida.

Valeu Daniel

Para equalizar com a luz ambiente, em muitos casos.

Certo. às vezes para a luz ficar mais quente, às vezes mais fria, às vezes dando um efeito diferente. Aí vai.

Servem também para igualar a luz do flash com a luz ambiente. Por exemplo, se vc está em um salão amplo, com muitas luzes incandescentes, o que for iluminado pela luz do flash ficará legal, mas o que for iluminado pela luz incandescente poderá ficar excessivamente alaranjado. Com o filtro, vc altera a temperatura da cor do flash, deixando-a mais próxima da luz ambiente e deixando toda a cena, tanto a iluminada pela luz do flash quanto a iluminada pela luz ambiente, com temperaturas de cor semelhantes, o que facilita muito uma eventual correção de WB.

Eu acredito que tais filtros também sejam interessantes caso você use flash rebatido no teto/paredes e os mesmo não sejam brancos.
Por exemplo, certa vez eu rebati o flash em uma parede que não era branca e as pessoas ficaram com uma tonalidade alaranjada, difícil de corrigir, mesmo tendo fotografado em RAW.

Qual é o melhor modo de se trabalhar com o flash rebatido para o teto MANUAL ou TTL?

Das vezes que rebati, usei TTL e ficou ótimo :ok:

Eu fotografei umas fotos em studio no ttl eu tenho uma super janela com cortinas laranjas e as minhas fotos ficaram avermelhadas

O fato da foto ter saido alaranjada não tem a ver com o TTL, e sim com a contaminação do ambiente com a luz provinda da janela. Balanço de branco nestas condições é muito difícil de fazer.
Em estúdio, o correto é que a única luz existente na hora da foto seja a luz do flash, ou pelo menos, a iluminação ambiente deve ser a menor possível. E mesmo assim deve-se usar a maior velocidade possível, a velocidade de sincronismo (normalmente 1/200 ou 1/250), para evitar contaminação da luz ambiente, que é o que está acontecendo no seu caso.

Ou pode colocar cortinas brancas :slight_smile: