Pois é… Criei um tópico específico com minha dúvida sobre flash para a FZ10, tive 15 visitas e nenhuma resposta… Então resolvi perguntar de outra forma, pra ver se chego a uma conclusão:
a câmera tem sapata para flash externo. Todas as sapatas obedecem a um mesmo padrão? Ou existe polaridade e etc?
o manual diz que a tensão de disparo é de 24V… Isso significa que eu tenho que encontrar um flash com exatos 24V ou uma tensão inferior a essa é aceita?
alguém tem uma sugestão de flash pra mim? Fui até a Consigo, mas acho que cheguei muito cedo e o vendedor não estava a fim de pensar pra me ajudar…
Abraços,
Uma coisa interessante a se fazer talvez seja voce procurar melhor para a marca da sua camera, se existe um flash específico. Seria bom se voce dissesse qual sua cam e sua necessidade de uso do flash!
A FZ-10 funciona com qualquer flash genérico em modo manual, a sapata só tem 1 contato central. O que voce deve prestar atenção é a tensão de saída do flash, que se for muito alta pode danificar a camera. Pelo visto no manual fala até 24V, o que exclui os flash Tron da vida. Na Fotografe de novembro saiu uma reportagem sobre flashs em digitais. Foi bem falado os flashes Vivitar 282 e 285, que tem tensão de saída em torno de 7V.
Paulo, obrigado por sua resposta que já me ajudou bastante. O flash sugerido pelo Fernando é o original da Panasonic recomendado no manual - o problema é encontrá-lo no Brasil, e com a demora que todos estão comentando na BH…
Quando você diz que funciona com flash genérico em modo manual significa que eu deverei configurar o flash para a abertura e velocidade com as quais estarei fotografando, correto?
Abraços,
Fábio, não recomendo o Panasonic, como não funciona no automático não vai ter nenhuma vantagem sobre outras marcas.
Voce tem que colocar em modo manual, como f5,4 e 1/30s ou 1/60s e colocar o mesmo no flash e mandar ver. Alguns flashes mais simples voce não escolhe abertura e sim potência como 1/2, 1/4, mas é só fazer umas experiência olhando para o histograma e voce ajusta de acordo.
A idéia do Élder do circuito isolador é boa e voce pode usar o flash Tron 450 que custa barato, uns 80 reais, e funciona bem.
Você encontrou com facilidade o adaptador da sapata? Em que tipo de loja, material fotográfico ou de eletrônica? Acho que é o único item menos comum…
Grato,
Se a sapata do flash for compativel com o da camera, uma ideia seria montar o circuito isolador em defitivo dentro do flash (casa haja espaço).
Esses dias vi um isolador optico que so usa o acoplador optico, além da bateria e resistor.
Existe também a possibilidade usar um limitador de voltagem, sem isolamento optico.
Ando fazendo experiências com circuitos de flash auxiliar disparado pelo flash da camera.
Eu não comprei adaptador de sapata. Eu montei um isolador de tensão, que é um circuito eletrônico colocado entre o flash e a sapata da câmera. As peças eletrõnicas são facilmente encontradas em lojas de eletrônica. Deve-se ter conhecimento de eletrônica pra fazer. Pro ser pequeno eu “amarrei” o circuito junto ao flash, aproveitando o conector do flash. Fcou meio “feio” mas funciona.
Este tipo de circuito não vende pronto em lojas de fotografia (eu pelo menos nunca vi, daí a opção pela montagem em casa).
Quanto ao circuito, sem problemas. Tem uns engenheiros eletrônicos aqui que montam isso pra mim numa boa… Elder, você tem uma foto do seu conjunto camera+circuito+flash? Quando vc diz que amarrou o ciruito no flash e aproveitou o conector deste, significa que você abriu o flash e instalou o circuito isolador como intermediário entre o conector da sapata e a conexão original, correto? Fazendo isso, você consegue fixar o flash na própria sapata, ficando somente o circuito “pendurado” no corpo do flash? Ficando assim acho “feio” porém mais funcional que adaptar o flash à lateral da câmera, por exemplo…
Agradeço a atenção e a paciência!
Abraços!