A discussão nesse tópico tangencia sua pergunta. Lá encontrará a reposta.
My. Hyde, bom dia!
Você disse: “Meço pontualmente em várias partes do quadro pra ver como está a quantidade de luz e me guio pelo histograma”
Como é essa medição? É isso que eu quero entender. Como você faz? Vamos considerar que estou operando sempre em M.
O histograma eu analiso depois que eu faço a foto pois me parece que a minha máquina não tem histograma em tempo real.
O que eu imagino que seja essa medição é que você enquadra a foto, mira em um ponto, checa a fotometro. Se considerar o fotometro eu sempre vou zerar obedecendo a máquina ajustando velocidade/obturador mas se eu não quiser obedecer a máquina, se ele tendênciar a mais ou a menos que zero o que é feito? Seria uma espécie de tentativa e erro? Fico pensando como os fotógrafos de casamento e de outros eventos importantes se utilizam dessa técnica antes de bater uma foto pois se não ficar legal a primeira foto ele provavelmente num momento único, perderá o acontecimento com uma exposição ruim.
Ainda na sua citação acima: Quando você aponta para medir você, pelo que eu entendi, considera um ponto na foto. Se o motivo for por exemplo um casal de noivos (ela de branco e e ele de preto), num evento noturno ao ar livre com iluminação deficiente, com várias flores coloridas atrás deles. Se eu medir na noiva a máquina vai entender que está muito claro pedido para eu escurecer, se eu medir no noivo ela vai entender que está muito escuro pedindo pra clarear. Como que se atende a várias informações de cores e configurações de iluminação existentes no momento já que você foca um único ponto no motivo da foto? A camera consegue guardar os pontos de medição e te informar a média da exposição correta?
Alan, vc tá precisando estudar sobre exposição, formas de medí-la, formas de burlá-la e quando obedecer e desobedecer o fotômetro da cam.
1º: O profissional de casamento só passa a fazer esse tipo de evento quando já domina a técnica fotográfica. Ela já sabe quando obedecer o fotômetro da cam e sabe em que tipo de cena ele engana. Na cena sugerida por vc, ele vai medir (se usar pontual como eu) no cinza médio, mantendo o histograma levemente para direita e depois, ne necessário, corrige na pós.
2º: Minha cam me dá o histograma na ocular em tempo real. Aí eu passeio pela cena e vejo o que o fotometro me apresenta. Evito os estouros de branco e assumo os do preto (por predileção pessoal). Mantenho o histograma ideal ou levemente para a direita (quando impossível uma distribuição idela de luz na cena) e tento corrigir depois.
3º: É necessário treinar o olhar e a técnica. Com a experiência acumulada vc vai saber diferenciar uma cena difícil de ser eternizada mas possível, uma cena difícil de ser captada mas possível recuperação na pós e uma cena impossível de ser recuparada na pós. As 2 primeiras se faz a foto. Na 3ª a gente muda de cena ou não faz a foto.
Sim, sou novato e estou lendo muito sobre fotometria. Espero aprender.
Agradeço pela sua disposição em ajudar.
Att.
Que cam vc usa Hyde? SZ?
É. Sony H9.
Oi a todos!
É possível fazer essa compensação de exposição se baseando na regra sunny 16 também? Quer dizer, partir dela como “medição” da cena pra fazer a compensação de acordo com a composição?