Dúvida sobre modelo de câmera

Olá. Faço pesquisas genealógicas para arquivo pessoal e em breve gostaria de iniciar a digitalização de alguns documentos manuscritos antigos. Não posso usar scanner comum. Pensei em comprar o scanner planetário, mas andei verificando algumas configurações e acho que não vale muito a pena em termos de qualidade da imagem. Esses documentos geralmente tem escrita difícil e letras apagadas. Gostaria de ajuda e dicas para escolher uma câmera fotográfica para esse uso. Não é um trabalho profissional, mas preciso que tenha uma boa qualidade para a digitalização e posterior impressão de cópia. Também teria que ser uma câmera que possibilitasse fotografar os documentos em curta distância, com eles sobre uma mesa, sem muita distorção da imagem. Grato se puderem auxiliar

Eu diria que qualquer câmera atual que fotografe em raw serviria. Sério mesmo, até mesmo celular. A não ser que você queira fazer um trabalho muito detalhado.

Os “segredos” aqui são a iluminação, que precisa ser indireta e iluminar o papel uniformemente, e a forma na qual o papel vai ser mantido plano na mesa. Normalmente vidro comum vai dar reflexo da câmera, o que pode ser mitigado usando um ambiente escuro com só o papel iluminado.

Se vc optar por uma câmera mais séria de lentes intercambiáveis, o ideal seria uma lente macro, que é feita justamente pra este tipo de aplicação. Estas lentes possuem baixa curvatura de campo, ou seja, quando o meio estiver em foco, as bordas também vão estar. Em lentes comuns, pode ser que o centro esteja em foco mas as bordas estejam ligeiramente fora de foco.

Só evite lentes macro pra celular, essas só servem pra aproximar a imagem, mas não têm boa qualidade.

Não sei exatamente o que teria disponível onde vc mora. Um conjunto que parece barato é qualquer câmera Canon EF-S (cropada) com uma lente Canon 35mm f/2.8 macro.