Pessoal, há tempos que acompanho o forum, mas esse é meu primeiro post.
É o seguinte: eu tenho uma Nikon D5300, a lente do kit (18-55mm), e uma 50mm 1.8G. Ainda não tenho flash, nem tripé e nem rebatedor. Amanhã vou fazer as fotos de uns amigos na praia (eles sabem que estou iniciando, e nem iriam fazer essas fotos, mas insisti para eles terem recordação e por eu “treinar”) e queria algumas dicas e/ou esclarecimentos.
1- Vi em alguns sites que utilizar papel alumínio amassado preso em isopor quebra um galho (como rebatedor). Isso procede?
2- Quando utilizei a 50 mm na praia para um retrato, o fundo saiu praticamente branco, embora a pessoa tenha saído com uma iluminação correta. Como consertar isso?
3- A falta de flash afetará muito a qualidade das minhas fotos?
4- Embora o casal seja meu amigo, e saberem da minha inexperiência, eu gostaria de entregar fotos bacanas. Alguma(s) dica(s)?
Provavelmente você realizou fotometria pontual, nas pessoas. Ambientes com muita luz ou pouca luz dá trabalho para equilibrar fundo e assunto. Precisará de flash de preenchimento e fotometria em toda a cena. Abs.
Isso ae que o pessoal falou… Fotometrar o fundo e ter um flash para iluminar os modelos, senão só sai silhueta, manja?
Acho que o ideal seria escolher um outro ambiente, já que tu não tem flash… Improvisa um estúdio…
Quanto ao papel alumínio amassado quebra um galho sim, mas como seria Sol direto a luz rebatida, pode dar muito reflexo no rosto e nos olhos dos modelos, dificultando as fotos…
Isso na verdade é mais uma questão de boa leitura e controle de luz. Quando o fundo saiu branco é porque ele tava mto mais iluminado que o casal, que talvez estivesse na sombra, quando se fotometra no casal, o fundo estoura. Procure aprender a controlar a quantidade e qualidade de luz que incidem em cada parte de sua foto.