Dúvida sobre técnica - o foco manual

Olá Mundo Fotográfico!
Sou absolutamente novato no mundo das DSLR - adquiri uma Nikon D5000 há poucos dias - e gostaria de opiniões de vocês, mais experientes.
Não achei tópicos sobre esse assunto no fórum, por isso vou direto ao ponto:
Desde 2008 fotografo aviões como hobby, já que almejo ser piloto de avião. Ou seja, sou spotter (pessoa que gosta de aviação e tira muitas fotos de qualquer coisa que voe).
O fato é que tenho oportunidade de comprar uma lente Sigma sem autofoco com a milimetragem ideal para o meu objetivo (Sigma 70-300), que está sendo anunciada no fórum. Entretanto, temo a focagem manual, pois como não tenho experiência, não sei se as fotos sairiam boas ou eu levaria muito tempo para me adaptar. Seria muito difícil o uso do foco manual em fotografias de aviões?
Essa é a questão: vale a pena?
Uma Nikon 55-200 VRII não sai por menos de R$ 500,00 usada; já a Sigma em questão custaria R$ 240,00.
Desde já agradeço pela atenção de todos.
Gustavo Souza

Com a palavra, fotógrafos! :ok:

Boa noite!
Aviões em voo ou paradinhos no patio? :assobi:
Acredito que se eles nao estiverem estacionadinhos…será bem difícil com foco manual.

Abraço,
M Rezende
Imgur

Respondendo à pergunta acima:

Um pouco disso:
Imgur

E um pouco disso:
http://www.airliners.net/photo/Gol-Linhas-Aereas/Boeing-737-73V/1607869/&sid=db8d6a691186cb8c9be6526156e47928

Capitão,
Legais suas fotos!
Eu jamais fotografei um avião, mas penso que com foco manual terás situções em que nao fará um boa foto, mas enfim, vamos aguardar alguem que use bastante o foco manual (nao é meu caso) e veremos o que dizem. Minha opinião é de forma geral, penso que o foco manual para qq coisa que se mova mais rápido que uma lesma, pode dar bastante trabalho, quando nao, ser impossível.

Abraço e boas fotos!
M Rezende
Marcelo Rezende | Flickr

Hahaha, desculpem o nome de usuário equivocado… fiz o cadastro há tempos, e gostaria de mudar o nome agora, mas pelo jeito não dá…
Mas eu ainda não sou capitão, nem o poderia com 17 anos huahsuahsuhas desculpem :smiley:
Obrigado pelo elogio e resposta, vamos esperar então o pessoal se manifestar :smiley:
Abraços!

.
Também adoro aviões (nem tanto quanto o amigo) e meu filho tb colou na cabeça que quer entrar nessa área.
Sou novato, mas imagino que fotografar o avião a 20 ou 30 mil pés seja uma coisa, foco praticamente no infinito já que o deslocamento da aeronave em relação ao fotógrafo é lento e, em tese, não alteraria essa distância focal.
Já fotografar a aeronave decolando ou pousando, estando ali embaixo da cabeceira como aqui em Congonhas (na 17R) com foco manual, sem um servo, deve ser bem difícil.
Mas é só achismo, ouçamos quem entende do assunto.
:smiley:

Há que se atentar que a fotografia não começou com objetivas automatizadas. Como é que os caras fotografavam antes se só havia objetiva manual?

Dito isso…

Depende… Lentes em grande aberturas pode ser bem complicado sim.
Lentes mais fechadinhas, basta meter um pouquinho antes do infinito que o foco tá garantido, já que certamente vc estava a mais de 20 metros do teu assunto.
Mas eu pessoalmente não arriscaria não. Preferiria usar uma lente com foco automático. Mas que é possível de se fazer em manual, dá sim.

Obrigado a quem está opinando!
Realmente, às vezes não paramos pra pensar em coisas tão simples como o mencionado por Mr Hyde, não é mesmo?

Esli, bota o teu filho em contato comigo! O msn tá aí no perfil :smiley: Abraço!

Quando eu era “menino”, comecei a ir nas formaturas com uma Nikon F2, com lente fixa e flash Nissin, eu ficava sempre no corredor. Focava no arranjo, e quando o formando chegava do lado, clicava. Não me mexia nem um milímetro, quase não respirava, hehehehehe

Pra fazer foto de avião, é como o Hyde citou, dá pra fazer, mas não é o melhor a se fazer.

Os que faziam eventos antes do AF, usavam a metragem da lente,nem olhavam para focar
no caso das tuas formaturas com a f2(eu começei com a F4)voce media a distancia ate o arranjo, ex 3 metros,
colocava 3mts , na lente e com f/8 ou f/11, sem dor nem piedade metralhava, tudo iria a sair focado,era assim de facil!!!
agora avioes , ou qualquer coisa alem do infinito da lente, sai focado sempre!!!,simples tambem!!!
pensa que o AF de do ano 1985 ,aprox, bem antes ja existia a fotografia!!!
abs

Pelo que notei, suas fotos são sempre em longa distância entre você e o objeto.

No manual, é só focalizar no infinito e pronto. Acho que não vai ter problemas.

Lembrando de um tópico antigooooo e dando risadas aqui…

Bem, dá uma olhada nesse material. Certamente provam que é possível o foco manual para fotografia de aviões.
Perceba que alguns estão em passagem e com os queimadores ligados.

Imgur
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Fotos feitas com uma Olympus OM-D10.

Vc foca onde espera q ele passe e clica. A galera das analogicas fazia assim as fotos de surf.

Mas entre a Sigma 70-300mm e uma 55-200mm VR da Nikon, acho a Nikon bem melhor. Jah tive as duas…

Claro que da
qualquer coisa que esteja alem do infinito da lente sai focada,sempre foi assim!!!
abs.

A lente que vc quer pode não oferecer boa qualidade em aberturas pequenas, vai exigir uma condição boa de luz. Abs

Acredito que aplicando o conceito de Hiperfocal… não teria problema para focalizar.

Ao jovem amigo e futuro Cap.Souza :ok:

De asas a sua paixão … Photografia é paixão, dedicação e conhecimento, depois vem a capacidade financeira …

Quanto ao foco manual os amigos daqui já te responderam: sim é possivel utilizar o foco manual, bastando focar o infinito e esperar o assunto (avião) passar …

Mas o que parece fácil … mas não é …Toda a uma configuração de cena, quer seja fotografar um casamento, fazer um still, ou 'clicar" um avião em pleno vôo, requerem técnicas de posturas fotográficas diferentes e “apropriadas” bem como a escolha dos equipamentos.

Foco é um item somente, há outros elementos tecnicos há considerar, como quando voce estiver “acompanhando” o movimento da nave, será que mesmo tendo foco a “trepidação” manual irá interferir no resultado final … certamente que sim … tripé ou estabilizador de imagem poderoso ? … a iluminação principal (o sol) facilita ou atrapalha a composição, a incidência de “flares” é maior, só o parasol resolve ou filtros polarizadores são necessários? … e assim vai … :ponder:

Como sugestão ao amigo, e seguindo o raciocinio do também amigo Rodrigo :ok:, reavalie a escolha das possibilidades da escolha da lente que você vai adquirir … não só pelo foco mas por toda a possibilidade que ela possa te oferecer para fotografias aéreas…

Quando da compra de uma lente, a principal qualidade do comprador é a … paciência … e depois a determinação em obter os recursos financeiros necessários (poupança) …

Pesquise bastante na web, tanto reviews, foruns, imagens, ouça opinões de quem as possuem determinada lente ( considere que a tendência natural é elogia-la) …

Meu pitaco, embora tenha uma Canon, mas é válido para a Nikon também, onde você pode obter por $ 350 (leilão no ebay): Tamron SP 70-300 mm f/4-5.6 LD Di VC AF USD, muito boa.

Imagens aereas feita por ela ( não por mim): Blue Impulse | 米海兵隊岩国航空基地 日米親善デー2012 / MARINE CORPS AIR STAT… | Flickr

Grande abraço

Obrigado a todos que responderam o tópico. Pensando bem, não vale a pena comprar uma lente e usá-la exclusivamente para fotografia aeroáutica. Por isso, já estou de olho na Nikorr 55-200 VRII… Tem motor de foco e um bom zoom. Além disso, ainda posso usá-la em várias ocasiões. O que acham?

como multiuso essa medida e otima,eu nunca usei mas e bem falada essa zoomzinha!!!
abs.

Até agora só ouvi falar bem da Nikkor AF-S 55-200 VRII mesmo!