Dúvida: Sujeira no sensor ou na lente

Gostaria de tirar essa dúvida, reparei que sempre aparece uma mancha na parte superior esquerda das minhas fotos, como é minha primeira câmera, não sei se seria sujeira na lente ou no sensor, ou até se seria fundo. É recomendável limpar por conta própria(seguindo tutoriais) ou ir na assistência? Desde já agradeço a todos

https://i.imgur.com/k9WS7Lq.jpg

Parece ser no sensor, um fio de roupa, se for do lado de fora é fácil limpar

Parece ser sujeira no sensor.
Minha sugestão:
1 - Retire a lente
2 - Segure a câmera com uma mão, com o encaixe da lente apontando para o chão
3 - Com a outra mão utilize uma “bombinha fuc-fuc” para soprar ar para dentro da câmera. Repita esta operação algumas vezes
4 - Recoloque a lente e teste a câmera apontando para uma superfície clara com abertura bem pequena (f/16 por exemplo): se a manchinha sumiu ou mudou de lugar, então é sujeira no sensor mesmo.

Muito provavelmente é sujeira no filtro do sensor. Em um caso mais raro (que já aconteceu comigo), pode ser sujeira por trás do filtro do sensor. Nesse caso, é mais difícil limpar.

Já foi comentado várias vezes, mas aquilo que limpamos achando que é o sensor, na verdade, é só um filtro de proteção. Por baixo dele, normalmente ainda há um antes de chegar no sensor.

Agradeço as respostas de todos, eu vou comprar a bomba de ar, quando eu resolver eu posto o resultado

Só lembre que a imagem do sensor é de cabeça pra baixo, na hora de procurar a sujeira.

Comprei a bomba de ar, dei umas duas sopradas e a sujeira saiu. Sem masi ovinis nas minhas fotos. Agradeço a atenção de todos

Legal que deu um retorno…
É isso mesmo: é assim que deveria funcionar sempre.
Boas fotos!