Dúvidas sobre a Canon EOS 300D

Caros amigos,
Tenho interesse em adquirir uma Canon EOS 300D mas estou na dúvida entre comprar apenas o corpo da câmara ou o kit com a lente EF-S 18-55 mm. Preciso da ajuda de vocês. Essa é uma boa lente de entrada? Vale a pena adquirir o kit ou seria melhor escolher uma outra lente? No caso da 2ª opção, qual seria a mais indicada? Em tempo: sou apenas um apaixonado por fotografia, sem muitos conhecimentos técnicos. Essa seria minha primeira câmara digital, bem como a primeira SLR. Um curso de fotografia me espera, para breve…
Espero não aborrecer-lhes com esse tipo de pergunta, acredito já terem respondido a coisas do tipo diversas vezes. Acontece que, mesmo depois de ler os posts aqui do site, bem como os da comunidade Fotografia Digital no Orkut, até agora não consegui me decidir à respeito.
Abraços!

A lente do Kit é fraca, mas qual é a diferença de preço entre o corpo e o kit, ou seja, quanto voce pagaria pela lente?
Pelo preço, que geralmente é uns 200 reais de diferença, vale a pena.

A lente do Kit é fraca, mas qual é a diferença de preço entre o corpo e o kit, ou seja, quanto voce pagaria pela lente? Pelo preço, que geralmente é uns 200 reais de diferença, vale a pena.
Na B&H a diferença gira em torno de U$ 50.

Abraços!

Então, a diferença é pequena, mas fique certo que no futuro voce vai acabar comprando outra melhor e mais cara, claro. Agora, se voce não quiser comprar a do kit, qual o seu orçamento para outra lente, grande-angular ou tele.

Paulo, valeu pela boa vontade.
Claro que futuramente eu pretendo comprar outra lente, uma tele por exemplo. O problema é que agora eu não conheço muito, pretendo me aprofundar um pouco mais nos detalhes técnicos, fazer um curso, adquirir experiência. No momento quero apenas uma lente que me permita tirar boas fotos, utilizar bem os recursos que a câmara proporciona.
Você tem uma câmara dessa, estou enganado? Se for verdade, você tem essa lente a que me referi? Ela possui zoom?
Abraços!
Cláudio Santos

Tenho uma 300d, a lente tem zoom e equivale a uma 29-90mm f3,5-5,6 em formato 35mm. Na tem um review da camera comparando com outra lente. Uma lente imperdível é a EF 50mm mark II da Canon que custa nova uns 350 reais e é muito boa, mas frágil, toda de plástico.

Claudio,

Seja bem vindo!

Acredito que a compra da lente do kit, caso voce não tenha dinheiro para investir, até vale a pena. Mas se voce tiver um pouco mais de dinheiro, eu optaria por uma lente melhor. Eu comprei essa semana uma 28-105 USM 3.5-4.5, e fiquei realmente satisfeito.

Eu comprei minha 300D usada com uma lente 35-80mm, que é tão fraca quanto a 18-55.

Então, eu acredito que depende da sua necessidade. Talvez seja até vantagem, se voce estiver trazendo da BH, trazer com uma lente melhor. Se voce for comprar aqui, compre a do kit que é barata e depois invista numa melhor.

Abraço,
Fernando

Léo,

Por favor, passe esse tópico para o “arte atrás das lentes”, que tem mais a ver com o assunto.

Abraço,
Fernando

Pessoal, me desculpem por postar esse tópico no lugar errado. Como podem perceber, realmente sou novato por aqui. Hehehe…
Fernando, por enquanto não tenho grandes pretensões, mas valeu pelas dicas. Vou dar uma pesquisada nessas lentes que você e o Paulo recomendaram.
Abraços!

Claudio,

Seja bem vindo!

Acredito que a compra da lente do kit, caso voce não tenha dinheiro para investir, até vale a pena. Mas se voce tiver um pouco mais de dinheiro, eu optaria por uma lente melhor. Eu comprei essa semana uma 28-105 USM 3.5-4.5, e fiquei realmente satisfeito.

Eu comprei minha 300D usada com uma lente 35-80mm, que é tão fraca quanto a 18-55.

Então, eu acredito que depende da sua necessidade. Talvez seja até vantagem, se voce estiver trazendo da BH, trazer com uma lente melhor. Se voce for comprar aqui, compre a do kit que é barata e depois invista numa melhor.

Abraço,
Fernando

:huh:

Concordo e foi o que eu fiz, só tenho a 18-55mm porque minha Rebel peguei usada, mas nada melhor como a 28-105mm USm 3,5-4,5 com baioneta de metal.

Nova ela tá em torno de R$1.000,00, mas susada encontra mais barata.

Caso se interesse por ela posso te dar dicas de quem está desfazendo dessa maravilha de lente.

Abraços,

Takami

Olha, depois de pesquisar bastante acabei optando por uma lente da Tamron, que pelos reviews que eu li tem uma nitidez bem próxima da série de lentes profissionais da Canon (L). Acho que é uma boa opção, e a minha está chegando semana que vem. Estou bastante ansioso para testar.
Se quiser dê uma olhada no que o pessoal que a possui anda falando sobre ela:

Uma lente que vc também pode considerar mas que é mais cara um pouco é a Canon 28-135 IS. Ela tem a vantagem de ser da própria Canon e ter um auto-focus mais rápido, além de zoom maior. Eu fiquei bem na dúvida entre estas duas.
A lente do Kit vale a pena sim, principalmente por conta da vantagem de ser uma wide com um preço bem baixo. Com um pouco de sorte algumas fotos saem com uma nitidez até legal.
Espero ter ajudado.
Abraços!

Então, pessoal, deixa ver se entendi: vocês querem dizer que essa lente 18-55 mm não dá nem pra saída? Hehehehe…
Que se eu tiver grana pra investir numa melhor, como essas que sugeriram, substituirá perfeitamente a lente do kit e ainda com vantagens adicionais?
Abraços!

Claudio,

É isso mesmo!

Eu acredito que você pode ter a lente, não há nada errado nisso e talvez seja mais fácil vender o corpo no futuro com essa lente. Mas se voce tem uma 28-105mm, voce usará muito pouco (no meu caso que tenho uma 35-80, eu aposentei ela).

Tudo é questão do seu orçamento!

Abraço,
Fernando

Gente, dá uma olhada no que este cara faz com a lente do kit da Rebel e uma compacta digital.

Gente, dá uma olhada no que este cara faz com a lente do kit da Rebel e uma compacta digital. [img=http://robertmekis.com/index.html]Robert Mekis[/img]
Primeiro que essas fotos tem um pós processo violentíssimo. Totalmente retocadas. Segundo que imagina o que ele teria feito com uma lente melhorzinha? Afinal nem Sharpness a 18-55 tem. :) Por fim só te digo uma coisa... Onde estão as texturas? As fotos estão bonitas pelo pós processo e cores vivas, mas totalmente sem texturas.

http://robertmekis.com/photos/med/mekis0fm082c1a.jpg

Nessa por exemplo até parece que o asfalto é liso.

Muito boas as fotos!!!

Reparei que para as fotos das modelos ele usou a Canon 50mm 1.8.

É uma lente barata. Vale a pena investir em uma dessas???

Sim vale, a 50mm é bem melhor que a 18-55mm, note que nela vc percebe textura inclusive na pele da modelo, como nesta foto:

http://robertmekis.com/photos/med/mekis0fm074d1a.jpg

Enquanto na outra da 18-55 vc mal consegue distinguir textura no asfalto.

Acho importante comentar um detalhe…
O pessoal vem com papo de olha as fotos que fulano fez com a lente tal, é claro que mesmo lentes ruins, assim como câmeras ruins podem fazer trabalhos bons na mão de um um bom fotógrafo, ainda mais com um nível alto de pós processo.
O que é importante salientar é que se este fotógrafo tivesse um equipamento melhor certamente os resultados seriam ainda melhores.

Então tenham claro qeu até uma aipek faz boas fotos na mão de um cara bom, assim como uma 300D faz um péssimo trabalho na mão de um fotógrafo ruim, vc pode encontrar fotos de aiptek melhores do que fotos de 300D por ai, mas é importante saber também que com uma 300D ou com uma lente melhor um fotógrafo que já faz bons trabalhos com um equipamento inferior fará trabalhos ainda melhores.

Eu particularmente considero a lente 18-55 do Kit um grande limitador e mesmo usuários bem inexperiêntes que peguem uma 28-105 USM II e uma 18-55 lado a lado dificilmente voltarão para a lente do Kit pois sentirão uma melhora no seu trabalho, não que uma lente L te transforme em um profissional, e uma aiptek tranforme o Duran num amador, muito pelo contrário, ainda depende muito do fotógrafo, provavelmente um Duran conseguiria fazer fotos melhores com uma aiptek do que muitas pessoas com uma 300D mas certamente tanto o Duran como vc farão um trabalho bem melhor com uma 300D do que fariam com uma aiptek.
Sei que os exemplos foram bem distintos, mas é exatamente para mostrar claramente esta questão da influência do fotógrafo e do equipamento sobre o trabalho do fotógrafo.

Léo, concordo completamente com o que voce disse. Em 1 fotografia, usando lentes melhores, voce já percebe a diferença. Primeiro com relação à luminosidade, que tornam as fotos com muito mais sharpness e mais qualidade.
Eu, que não sou profissional nem nada, percebi claramente a diferença (e olha que nem é uma lente L!).
Essa é a diferença também, entre pagar 300,00 e 1.000,00, e entre 1.000,00 e 4.000,00 numa lente.

O céu sempre vai ser o limite com relação a qualidade. Veja o que o seu bolso e sua necessidade pedem, e invista o que voce pode para ter o melhor equipamento. Pra mim, hoje, é uma lente 28-105mm. Pode ser que pra voce seja mais, ou menos. Calcule o custo e vá em frente!

Abraço,
Fernando

Pessoal, valeu mesmo pelas dicas, foram muito úteis. Acho que agora consegui me decidir: devo optar pela objetiva 28-105mm.
Uma última dúvida, agora em relação à essa ojetiva. Reparei que existem 2 modelos para a lente, 28-105mm f/3.5-4.5 USM e a 28-105mm f/4-5.6.
Além da abertura do diafragma, a diferença entre essas objetivas é que a USM tem foco automático, certo? Ou estou falando bobagem? Diante disso, e levando-se em consideração uma diferença significativa de + ou - U$ 100 no valor, vale a pena investir na USM? Com um certo esforço, até teria disponibilidade financeira para tal investimento. O que vocês me dizem a respeito?

Abraços,

Cláudio Santos

Claudio,

Em minha opinião (pelo fato de ter a 3.5-4.5 USM) o Ultrassonic é muito útil, e a abertura de 3.5 ajuda na luminosidade.

Eu garanto que o investimento nessa lente mais clara vai valer a pena!

Abraço,
Fernando