Pessoal,
Estou precisando de uma ajuda para não me arrepender depois.
Consegui um trabalho para registrar algumas fotos de assuntos diversos para um cliente e para realizar a entrega ele me pediu um documento para passar o direito de imagem das fotos para que ele possa usar elas em diversos segmentos (publicidade, websites, panfletos, etc…). Ele não me passou o modelo do documento e como as fotos são de minha autoria, não vejo problemas em conceder esse documento!
Porém, uma parte do trabalho consiste em:
a) Fotos de produtos que contenham marcas registradas (latas de refrigerante, cosméticos, bolsas, computadores, produtos de limpeza, etc…);
b) Veículos antigos, na qual acabam registrando as placas dos veículos e suas respectivas marcas;
c) Uma das partes do trabalho consiste em registrar fotos de algumas modelos em um evento e do público em geral do mesmo;
d) Paisagens de parques públicos e que acabam registrando casais se beijando, vendedores de sorvete, etc…
Eu posso tirar essas fotos e conceder o direito de imagem para ele? Mas com isso eu não estaria concedendo o direito para ele utilizar uma marca que não me pertence?
Gostaria de uma orientação dos mais experientes de como devo proceder nesse caso e se possível, um modelo de direitos de imagem que ficaria isento de dores de cabeça no futuro.
OBS: Caso o conteúdo dessa mensagem deva ser de outro subgrupo no fórum, me desculpem, é que não encontrei um subgrupo referente à “legislação” da fotografia.