Tenho feito fotografia de festa infantil e até o momento não fiz nenhum álbum, mesmo porque não tenho oferecido. Fiz um da Indimagem para conhecer e fiquei satisfeito com a relação custo x benefício. Pretendo começar a oferecer os Álbuns deles em breve.
Minha dúvida é a seguinte: Como o site oferece um programa para diagramação relativamente simples, o cliente não pode se sentir explorado por pagar um valor relativamente alto para fazer o que ele mesmo teoricamente poderia fazer ?
E o preço ?
Pensei em cobrar uns R$ 100,00 sobre o valor do álbum. É um preço razoável ?
Minha ideia é deixar o cliente escolher as fotos, mas a diagramação eu faço sem pedir aprovação do cliente.
1 - o cara pode fazer a diagramação e a impressão. Mas, você não tem de dizer onde ele vai fazer, e nem ensinar. Além disso, o cliente não é obrigado a fazer com você. Oferece a possibilidade do fotobook e pronto. Se o cliente não quer, ele que procure. (e olhe que eu sou cliente).
2 - diagramou? faça um arquivo apresentação e mostre ao cliente para aprovação. (se eu fosse seu cliente e não gostasse da diagramação, sem prévia aprovação minha, não receberia o album.) Aprovado, manda para a impressão. E você não tem de mostrar como se faz. Se é difícil ou fácil, o cliente não tem de saber. Você está prestando o serviço, pronto.
3 - Preço… veja qual o seu custo, acrescente os impostos e um ganho que pague seu tempo para diagramação, é o mínimo.
Sem stress e acrescentando um pouco o postado pelo Portela
Pq não R$80 ou R$120?
Você tem que saber o seu diferencial de produto/serviço, algo distingue vc de outro fotógrafo e isso tem que estar bem claro pra você e isso ser transmitido ao seu cliente com a mesma clareza.
O cliente compra o seu tempo e seu conhecimento adquerido, o tal do know-how e isso tem valor
Vc pode diagramar de graça que se o cliente curte fazer, vc não vai fechar
Vc pode cobrar R$25,00 a lamina e fechar se o seu cliente enxergar que vale a pena pagar e ficar curtindo com o filho dele.
Já procurou o SEBRAE de sua cidade? Fiz muita coisa lá e no minimo se tem uma troca de experiências impagáveis
Olá amigo, quanto vai cobrar depende de quanto acha que vale seu trabalho e esforço, agora tem umas fornecedoras que fazem também este trabalho e cobram 12,00 por lamina, então vendo por este lado você está cobrando super barato, agora uma pergunta que deixo é qual valor que este fornecedor que citou cobra em seus fotolivros?
Spositom tem razão… já fui consultor do SEBRAE, e eles possuem bons cursos, que no mínimo vão te dar abertura de conhecimento gerencial para começar a organizar seu negócio. Outro detalhe que esquecí, você tem de conhecer muito bem seu cliente. O que ele exige no quesito qualidade e o quanto está disposto a pagar por isso.
Esse preço de R$ 100,00 é o que apurei por aí, inclusive aqui no fórum.
Quanto à questão do cliente com o fotoálbum, é que li uma vez que a Cláudia Regina ( fotógrafa, esqueci o blog dela) teve um problema desses. Ela estava falando no blog sobre álbuns diferenciados para profissionais e para clientes comuns, algo assim. Se eu achar, posto aqui.
Quanto a diagramação, minha ideia era deixar bem claro antes de vender que a diagramação seria por minha conta. Caberia a ele aceitar ou não.
Eu tenho conseguido vender albuns para quase 80% dos meus eventos infantis. Quando estou vendendo a cobertura do evento ofereço o album, muitas fecham nesse momento, mas se a mãe de cara diz que nao quer, não toco mais no assunto…“até o dia” em que vou entregar as fotos (só faço isso pessoalmente) levo uma previa de album com fotos selecionadas por mim mesmo. Nessa hora, muitas mudam de opinião e compram! Conte a historia do evento, mas lembre-se, são mães! Encha o album de fotos do filho, muitos closes! as mães quase nunca resistem… :hysterical: fotos com os avós tb vendem bem ! Durante o evento vc ja deve ir pensando nisso. “preciso fazer “A FOTO” da capa. Preciso fazer “A FOTO” com os avós”…
Claro dou a opção de realizarem mudanças nessa prévia…mas na boa, quando ocorrem são minimas.
Nessa hora tenho comigo vários albuns, mostro sempre os mais caros e melhores primeiro…se sentir que a mãe ta com problema na grana e vai declinar ai mostro as opções mais em conta…
Meu preço: Dobro o custo do fotolivro, esse é meu preço! Mas ja cheguei a ganhar R$400,00 num único fotolivro…vc tem que conhecer sua cliente, tem gente que solta grana fácil quando o assunto é filho.
Uso Digipix
Creio que pouquissimas mães sabem como fazer um album e das que sabem, muitas não terão tempo para gastar com isso.
Estou esperando um que madei fazer na INdimagem, meu primeiro lá, fazia na Fujioka de Goias, mas não sei porque motivo deixaram de trabalhar com profissionais, tinham um otimo produto e o preço mais baixo que a Digipix e a Indimagem. Bom mais o caso aqui é outro. Voce não precisa dizer onde esta fazendo o album, tambem não precisa dizer o trabalho que dá para diagramar, clientes não entendem isso. Prefiro fazer a diagramação no PS, fica mais exclusivo. Os programas da Digipix e Indimagem são muito limitados, sem contar que a Indimagem tem que estar online pra diagramar.
Eu geralmente fecho o valor por quantidade de paginas ja incluindo as fotos feita assim o cliente não sabe quanto custa cada pagina.
O cliente só vai se sentir explorado se vc dizer a ele onde faz o fotolivro e dizer que a diagramação é simples…
A maioria dos clientes não estão nem aí se vc faz na papelaria da esquina ou em uma gráfica renomada…
Se mesmo assim ele quiser fazer, que faça… não somos obrigados a ensinar e indicar onde fazer…
Hj eu tenho 3 modelos diferentes de álbum que mostro aos clientes… ele escolheu um que o preço de custo seja R$ 64,90, com mais uns R$ 13,00 de frete, eu digo a ele que o valor é de R$ 230,00… Se acontecer algo de errado com a impressão que a culpa não for da gráfica, não terei prejuízo…
O cliente escolhe as fotos, escolhe a foto que vai na capa e eu faço a diagramação… Não envio prévia para aprovação não… imagina o trabalho que dá se vc tiver que enviar umas 3 vezes??? Nananinanão… Até pq nos meus portifólios, o cliente já tem uma noção de como fica…
“Olha eu gostei, mas não tem como colocar a foto da terceira pagina na página 7?
Ah, assim ficou melhor… eu queria tb que a foto da página 10 ficasse como a foto da pagina 30…
Esqueci de falar… não gostei daquela foto que tá na capa… não tem como trocar?”
Digamos que vc envia uma prévia 3 vezes e acontece tudo isso… se vc enviar 500 vezes é possível que tenha que fazer mudança 500 vezes… mesmo se na 1ª vez que for enviar já diga para fazer todas as observações possíveis…
Spositom, já mandei imprimir um fotolivro (da minha filha) em uma empresa do RS. Não me lembro o nome, depois dou uma olhada se ainda tenho algum dos exemplares aqui em casa. O album foi refeito 3 vezes até eu desistir e imprimir em outro lugar, porque os envios estavam ficando mais caro que um album novo. Vei um com umas tres páginas impressas pela metade. Na segunda vez, a tinta amarela acabou e metade das fotos não tinham este pigmento… imagina como ficou? Na terceira vez, tinham fotos que pegavam duas páginas, só que na hora da encadernação, as metades não se encontravam.
Com a Digipix não tive problemas. Lá existe sim um controle de qualidade durante todo o processo de fabricação e antes da expedição, mas é claro, eventualmente um erro pode passar e chegar em nossas mãos…nao queremos que ocorra, mas pode ocorrer. Pelo relato de outros que usam a Digipix a ação da empresa é imediata para resolver os problemas. Estive recentemente em um evento deles, O Digipix Day e gostei muito de tudo que vi. Obvio…que essa era a intenção do evento… :hysterical: mas enfim, eu gostei e por hora não tive nenhum problema.
Seguem umas fotos dos livros que fiz:
1
Uma vez socorri um cliente que estava sendo processado devido a problemas num álbum de outra “encardenadora” que não entregou no prazo e não ia entregar nos próximos 35 dias, tava deixando o cliente afundar e f***-se (versão do fotógrafo)
A Elis falou de problemas inerentes a encardenadora/gráfica e tenho alguns clientes que me dão medo :eek: pela qualidade das fotos e diagramação (com certeza não é o caso dela :no:) e é importante saber possíveis falhas, desta forma da pra controlar e ajudar a todos que estão lendo o post