Galera, alguém tem ou já usou o flash Nikon SB-400 Speedlight? Estou com algumas dúvidas…
Por acaso vendo algumas imagens, eu notei que a cabeça dele gira, aumentando as possibilidade de rebatimento e uso de rebatedor. Isso realmente acontece e com qualidade?
http://img99.imageshack.us/img99/4465/sb4002t.jpg
Alguém conhece opções de rebatimento pra esse tipo de flash? Eu encontrei uma imagem na NET de um rebatedor interessante (abaixo). Alguém sabe o que é ou onde achar?
Alguém já usou ele e também o SB-600 pra identificar mais alguns prós e contras?
Ps. Tenho pensado nesse Flash pra comprar, pois além de agora ter notado que a cabecinha vira, eu notei também que o tempo de reciclagem é menor que do SB-600 e com exatamente a mesma potência. Além disso ele é muito mais compacto, podendo usar futuramente numa compacta e metade do preço.
Fala Leandro, blz ? Uso o SB400 em minha D40X, posso lhe garantir que este flash é fantástico, prefiro ele ao meu Canon 540EX II que uso em minha xsi, a pouco tempo comprei 1 stofen para ele mas só uso quando a foto for muito de perto, tipo close de um noiva, etc… Ele vira a cabeça para cima, se o teto for branco e vc estiver usando 400 asas ele da conta do recado tranquilo, é rápido, silencioso e leve. Pra vc ter uma idéia, aqui em minha cidade quando a noiva vai entrar na igreja as luzes se apagam, ficam só as velas da decoração no chão, ele ilumina perfeitamente, dou nota 1000 para este pequeno e poderoso flash. Em qual cam vc vai usá-lo ? Outra vantagem, ele não tem regulagens, pela camera vc pode deixá-lo no manual mas no modo TTL ele é perfeito, não entendo porque é tão pouco usado, se for para “USAR” não troco por um SB600. vai fundo que vale a pena.
Pra carregar pra cima e pra baixo, acho que isso vale muito a pena.
Agora pra usar numa compacta Nikon então… não tem nem o que falar.
Colocar um SB600 ou SB800 numa compacta como na foto que você postou, acho que não dá nem pra segurar direito… pelo peso da câmera/flash.
Só fico meio balançado… sobre comprar um SB400, do que outro SB600… porque o SB400 não pode ser usado como SLAVE.
Então, um flash SB600… pode ser usado como MAIS UM FLASH, no uso de iluminação criativa com vários flash Nikon.
Olá THUNDER ,
Legal saber que você usa um SB400, pondo o bichinho pra trabalhar pra valer… em casamentos.
Também trabalho com eventos sociais… mas não achei que dava pra encarar um casamento com o pequeno flash.
Por ser um flash mais básico, não achei que dava pra confiar por ele num ritmo puxado de um casamento…
Agora me animou mais ainda… pra usá-lo pra levar pra cima e pra baixo pra fotos da família. E como um flash reserva à trabalho. (Pena, que como comentei acima… não dá pra contar com ele como mais um flash, pra utilizar o Wirelles Nikon).
Não sabia que ele não tinha botões… achei uma foto agora mostrando a parte traseira dele:
Que chato isso. Os botões pra compensar exposição agilizam bastante.
E pra usar no MANUAL, você disse que aciona pela câmera. Sabe dizer se qualquer DSLR Nikon faz isso??
Não sei como funciona usar esse flash em outras câmeras que não for Nikon…
Ainda mais que ele nem tem os botões das funções, dependendo da câmera pra colocar em MANUAL, ou TTL.
Mesmo o SB-600, se colocar tipo numa compacta CANON, você só vai poder usar em MANUAL.
O bom nesse caso seria o SB-800, que tem o modo AUTOMATICO, por sensor externo… que como não depende da câmera, faz a medição da quantidade de luz mesmo usando em câmeras de outras marcas.
Mas aí dependendo o tamanho da compacta, por um SB800… não rola.
Elias, vc tocou no ponto que me fez pensar bastante nesse SB-400, na facilidade de levar pra cima e pra baixo…o pacote de um SB-600 é quase do mesmo tamanho de uma D40.
Sobre a compacta, eu até poderia comprar daqui alguns anos uma sucessora da atual Nikon P6000, que hoje não compraria pois ainda acho a imagem desse sensor sofrível, além do modo de vídeo muito limitado…se ela tivesse as caracteristicas da Panasonic LX3 eu já estaria pensando nela.
Leandro, qualquer duvida que tenha sobre este flash é só perguntar, to aqui pra ajudar e aprender.
Elias, vc questionou sobre não ter botões, botões pra que ??? ele PODE SER regulado pela camera, na minha D40X raríssimas vezes eu coloquei no modo manual, SÓ PRA ALGUM TRABALHO EM STILL, ele faz tudo sozinho, acho que o pessoal fica com medo pelo tamanho reduzido deste flash, vá por mim, ele dá conta do serviço tranquilo.
Será que por aqui sou o único que usa esse flash ??? Alguem mais usa ???
OBS: Nas fotos com o SB400 a porcentagem de erro de luz é quase zero, só quando dou uma metralhada rápida ( que não da tempo do flash recarregar ) mas isso acontece com qualquer outro flash.
Leandro, como havia dito, eu tenho 1 stofen, comprei no Amazon, acho que vc não vai precisar de rebatedor, ele tem a luz perfeita, eu fiz 1 caseiro, com uma fina folha de plástico brano mas sinceramente quase não uso, qual seu email ? a noite te mando uma fotos do rebatedor que fiz, fácil fácil fazer, mesmo assim acredito que vc vá usá-lo sem nada, manda aí o email…
Essa imagem acima, encontrei no Flickr.
O cara postou o expemplo e colocou uma explicaçãozinha (em inglês): .
O tamanho do difusor, você decide… tendo em mente o resultado que quer. Sendo que nesse caso seria apenas uma luz de preenchimento… quanto maior o difusor, maior essa luz.
Eu tenho vários tipos de rebatedores e difusores… mas ainda prefiro esse sistema, de rebater no teto (quando possível), e com um cartãozinho bem pequeno, só pra dar um preenchimento na luz, evitando sombra nos olhos.
Logicamente, se você não tiver um teto disponível pra rebater… aí só esse rebatedorzinho acredito que não vá dar conta do recado. Aí você recisaria de um maior.
Já vi na internet também rebatedores maiores, do tipo faça-você-mesmo, pro SB400.
Só que pra ter um rendimento melhor (pra não depender do teto), precisa de um rebatedor maior… o que se tem um bom resultado, mas a aparência não fica lá muito agradável:
Um detalhe que talvez deve ser levado em conta… na comparação, que acabei de notar comparando o SB400 com os demais… é que a cabeça de zoom dele é fixa: cobre 18mm.
Já o SB600 ela move de 24 a 85 mm o angulo de cobertura (e até 14mm puxando o “difusor”)
Ou seja, quando usamos uma lente normal, ou meia-tele… com o SB400 ele vai estar disparando sempre em 18mm… o que desperdiçaria luz. Já a cabeça móvel, teria uma economia de luz, e melhor rendimento pra se fotografar nessas distancias focais.
Isso faria com que em grande angular, o rendimento deles seja parecido… já fotografando com uma lente 80mm, o SB600 vai concentrar a luz, tendo melhores resultados.
Concluo (sem nunca ter pego um SB400 na mão :doh:) que o SB400 seria vantagem… levando em conta o tamanho compacto, e o preço reduzido.
Logicamente que tem menos recursos… (que na prática pode não alterar no resultado de certas fotografias, como o amigo THUNDER que usa a trabalho, com bons resultados).
Coloquei esses pontos, pois estavamos levantando os pontos positivos do SB400. E é bom colocar também as limitações. Pode ser útil pra quem tenha que tomar a decisão de qual flash supri melhor suas necessidades.