Amigos,
Gostaria de lançar uma discussão, de nível, sem brigas…Tenho percebido em vários posts que muitos se referem a alguns tipos de fotografias como sendo “uma moda” e sempre dando a entender (esse é meu entendimento quando leio…) que isso é uma crítica.
Ah essa moda de “new born”…
Ah essa moda de “jogar o vestido da noiva e ela juntos na lama” (trash the dress)
Graças a deus que existem essas modas. Graças a deus que as mães veem revistas, reportagen até na TV, vem as amigas fazendo e querem fazer ensaio com seus bebes…o que há de mal nisso? Nós vivemos de fotografia! E que eu conheça, quase ninguém vive de fotografia autoral…to errado?
Graças a deus de existe o trash the dress ( e nao importa o nome…se copiaram, se mudaram…) importa que existe um produto a mais para o fotografo vender. O preço do vestido? F…se!!! nao é meu!!! Ainda bem que existem pessoas para as quais estragar um vestido de 5K é como comprar um par de pilhas…
Devemos buscar nos diferenciar um dos outros, buscar uma identidade, buscar fotos unicas, mas dar as costas para a “moda”, para mim é papinho… :ponder: e de quem fotografa por hobby.
Quantos aqui ja “inventaram” um tipo de ensaio? de Fotografia? De linguagem? De mercado? sei la…
Quantos aqui vivem de fotografia autoral? Quantos dizem não ao cliente com dinheiro na mão pq não trabalham com o que o mercado solicita? Poucos podem se dar a esse luxo…poucos.
Quanto mais moda melhor! Mais clientes! Mais fotos!
Abraço,
M Rezende