Olhei rapidamente, bem simples e sucinto, parece interessante para quem interessado em iniciar neste assunto. Depois, indico a referência, “O olho do fotógrafo”.
Para o assunto composição acho importante ler também sobre “Gestalt”, Gestalt para quem não está familiarizado, é a “Psicologia da Forma”, é, em síntese, o estudo de como enxergamos e interpretamos as formas.
Um bom livro sobre o assunto que foi escrito para ajudar arquitetos, fotógrafos, cineastas e afins é:
Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da forma - João Gomes Filho - Ed Escrituras
Outro livro que indico MUITO é:
Composição: de simples fotos a grandes imagens - Laurie Excell - (esqueci a editora)
Por fim, o famosíssimo e badalado:
O olhar do fotógrafo - Michael Freeman
Dos três livros, o Gestalt acho quase que obrigatório para nortear a percepção, o “Composição” acho livro de cabeceira, muito didático, muito legal mesmo e o Freeman, apesar da fama, acho o mais fraco, visualmente ele é lindo, mas o conteúdo é muito raso!
Boas dicas! Também achei o do Freeman muito fraco. Esse “Composition” é bem mais interessante. Outro que vale a pena é o do Bruce Barnbaum The Art of Photography: An Approach to Personal Expression. Abs, Rodrigo