Achei muito legal o efeito que esse cara aplicou nas fotos. Fica parecendo pintura.
No há um tópico sobre isso, e até um tutorial em .wmv que gera resultados interessantes, mas ainda acho que não é bem isso.
Alguém tem idéia de como fazer?
que isso cara … achei fantastico o tratamento q o cara dá nas fotos … parece desenho, pintura mesmo …
As vezes é legal brincar assim com as fotografias …
levando um pouco mais a sério a brincadeira … tentei fazer minha versão tb . hehehe … ficou com uma cara de pintura tb … mas não tanto igual o da foto acima … taí o meu resultado por cs verem:
continuei a brincar e fiz minha versão do velhinho … a mudança mais radical foi o tom dos olhos … e mudei a barba dele pra ficar mais branca, com aspecto mais velho … mas achei q ficou legal tb … mas a dos caras q tá no link q o TheRipper tá imbatível … ehheh …
Existe um modo simples de provocar esse efeito… Na verdade tenho minhas convicções de que o link postado foi feito assim.
Existe um filtro pouco usado que remonta da versão 4 do PS, se não me engano, que originalmente serviria para simular o brilho causado pela oxidação de formulários metálicos em fotos antigas: FILTER>OTHER>HIGH PASS.
Pois bem, esse filtro não é dos mais complexos e não possui um resultado agradável, mas reduz a profundidade dos contrastes de modo a permitir um achatamento em meios-tons.
Duplicando o Background e aplicando HighPass na camada de cima vcs podem equalizar as sombras com o Levels e aplicar uma sobreposição de escurecimento como Multiply ou ColorBurn em porcentagem baixa (15-30%)
Além disso ele é muito bom fotógrafo, e suas composições são propícias para o efeito. Provavelmente faz retratos com grande angular, o que dá certa distorção pictórica (o retrato acima é feito em tele, como convencionalmente se faz). Pode ser que aplique alguma distorção muito leve em alguns casos também.
Grosso modo, o meu caminho foi:
duplicar a foto
passar uma das versões para modo LAB
selecionar somente o canal lightness
aplicar uma corva de contraste radical neste canal
alicar três vezes unsharp mask variando as regulagens.
deletar os canais de cores
copiar o canal que sobrou (preto e branco contrastado e com sharp)
colar este canal na imagem original em Overlay regulando a transparência.
refazer o processo só para a camiseta que precisa de tratamento separado
Agora, uma coisa deve ser fita. Nem tudo o que funciona na tela funciona no papel. Este tratamento é muito agressivo, e provavelmente produzirá um papel desagradável. Pode ser que não, vou experimentar imprimir para ver.
Outra experiência, já derivando livremente a idéia (sou meio incapaz de copiar os outros exatamente, gosto de pegar uma idéia e desenvolver ao meu modo).