Boa tarde,
Tenho preferência por fotografia de paisagens, mas curto observar um retrato bem feito. Semana passada, na falta de poder sair para fotografar combinei um ensaio com a patroa e posto aqui 3 fotos que escolhi para avaliação. Foi um esquema com um flash com uma sombrinha translúcida num tripé e algo de luz natural entrando pela janela e uma luz incandescente no teto. Tenho sérios problemas com nitidez em retratos, que acho que se devem a falta de firmeza nas mãos - em paisagens geralmente uso tripé, velocidades mais altas, aberturas mais fechadas, etc. o que disfarça mais. Achei que a sombra dela na parede funcionou bem nas fotos 1 e 3, já na segunda acho que nem tanto - como tirar a sombra nessa situação,teria que sim ou sim afastar da parede? Também fica um pouco de dúvida sobre o balanço de branco, ainda mais com luzes misturadas. Gostaria de ouvir as opiniões dos colegas do fórum. Comentários e críticas são sempre bem-vindas. Obrigado por ver! Feliz 2017!
Não vi problema de nitidez nem de WB nas fotos, achei o WB bem equilibrado, a pele dela parece estar bem natural, e a nitidez, apesar de ser uma imagem reduzida para internet, aparentemente está normal.
Quanto a luz (e sombra), a única que não me agradou foi a 3, achei a luz chapada.
A 1 e 2 eu gostei.
Obrigado, Delano! É um grande elogio vindo de um dos caras mais experientes aqui do forum, com um belo canal no youtube. A minha maior dúvida era o WB mesmo, até por insegurança se a calibração do monitor estava OK. Na terceira, provavelmente, o flash estava mais frontal ao lado do rosto que foi fotografado, vou prestar mais atenção nas próximas. Valeu!
Acho que na 2 e 3 faltam um pouco de sombras para realçar traços e a modelo em si, não desmerecendo as fotos que estão lindas, mas algo que adicionaria um pouco mais.