Ensaio Família LifeStyle - Ajuda!

Boa noite galerinha,

Chegou minha hora de pedir a ajuda de vocês.

Já faz um bom tempo que me cadastrei no fórum, e desde então estou sugando tudo que posso daqui e de livros que adquiri até o momento.

Como muitos aqui, estão começando na fotografia, e comigo não é diferente. Pretendo realizar um ensaio LifeStyle da família de um amigo para construir meu portfólio, e gostaria de dicas de composição, lugares para que a mãe, pai, a filhinha se posicione nas fotos a serem feitas. Alguns exemplos: Mãe com filhinha no colo sentadas no sofá, papai segurando filhinha, e por ai vai.

Alguém que já tenha feito esses ensaios poderia passar mais dicas baseadas em suas experiencias pessoais tanto para as fotos, quanto para o tratamento das imagens.

Desde já agradeço a todos.

ps.: Fiz pesquisas aqui no fórum e não achei nenhum tópico mais específico para o tema. Caso tenha algum, gentileza indicar.

Se vc quer montar um portfolio vc deveris usar conhecimentos que ja possui, afinal eh essa a proposta do portfolio (teoricamente ). Se vc precisa perguntar o que, como, onde fazer, vc nao tem o que mostrar ou o que dizer.

Quer dizer, vc pode mostrar que vc tem conhecimento de iluminacao e sobre os aspectos tecnicos do manuseio de camera e luz. Mas isso esta longe de ser o suficiente para se montar um portifolio sobre temas que vao alem de mero aspectos tecnicos de vamera e iluminacao.

A minha dica eh fotografar o quanto mais puder, estudar as suas proprias imagens, e se precisar de inspiracoes existem de sobras nas bancas de revistas e museus. E esquecer a palavra portfolio.

Uma hora vc vai sentar e olhar para as suas fotos, e assim perceber que vc tem o que transmitir, o que dizer e o que mostrar ( sem precisar perguntar a ninguem como transmitir, dizer e mostrar) de maneira coerente e logica. Entao, vc pode selecionar as fotos que vc ja fez que deem para construir um livro interessante, ou criar algo interssante particularmente para esse seu livro.

Bom, no pouco que sei, seguem minhas dicas:

1 - A família só estará a vontade se o ensaio respeitar o estilo da mesma…assim as fotos transmitirão uma harmonia maior
2 - Pesquise muito referências levando em consideração o ítem 1, e leve as fotos com você num tablet
3 - Sempre que postar uma pergunta, dê mais detalhes, como a idade dos filhos e seu estilo de ensaio, tipo, com baixa luz ou um ensaio externo mais comercial.
ex:

by , on Flickr

by , on Flickr

Esteja preparado e neste ensaio, concentre-se em fazer algo impecável em nitidez e qualidade de imagem, com o tempo vc vai arriscando a inovar. Faça o simples e bonito.

Edugandolfe,

Obrigado pelas dicas. Estou estudando muito antes do ensaio. Este será o meu primeiro.

O ensaio será na residência dele, pretendo usar apenas luz ambiente. Se tiver um espaço aberto (terraço, jardim ou coisa parecida) na casa dele, pretendo aproveitar o ambiente também). Ele tem uma filhinha de 2 anos, e os participantes serão, ele, a esposa e a filhinha. Ainda vou fazer uma reunião com eles sobre o ensaio e marcar a data.

Olá, rkline. Tudo bem?

Procurando mais informações sobre lifestyle encontrei o seu post.
Gostaria de saber o resultado, suas impressões, dificuldades e do que gostou.

Compartilha com a gente o que achou.

Obrigado, abraço!