Ensaio sensual mostrado no Fantástico

Decepção, frustração e uma tristeza imensa!

É isto que estou sentindo até agora. Na semana do meu aniversário, recebemos o convite para gravar uma pauta para o Fantástico. Ficamos imensamente felizes e até brinquei que tinha sido o meu presente de aniversário. No dia 25 de maio, gravamos a pauta e foi muito bacana (ver post no nosso blog). Eles acompanharam o ensaio da nossa cliente Amanda, gravaram entrevistas com dois casais de clientes e conosco (Darcy e Jane). A princípio, a matéria seria para o Dia dos Namorados, mas, na quarta-feira, nos avisaram que ela seria exibida no dia 30/6. Ficamos na maior expectativa, afinal, era uma matéria para o Fantástico! Avisamos todas as clientes, disparamos newsletters, comunicamos os amigos e ainda fizemos uma festinha para assistir a matéria juntas. E chegou o grande dia! Mas a matéria foi editada com as nossas fotos, com o depoimento das nossas clientes e maridos, com a opinião da cliente que estava realizando o ensaio naquele dia e
NÃO foi colocada nenhuma referência ou crédito à Agência Nude
ou aos nossos nomes. O mais incrível é que eles entrevistaram outra fotógrafa e, quem assistiu a matéria, ficou com a impressão que todo o material mostrado era resultado do trabalho dela…

Não sei se isto já aconteceu com vocês mas me senti roubada, fomos extremamente prejudicadas, uma vez que vincularam nossas fotos, a imagem e depoimento de nossas clientes, além do making of de um de nossos ensaios, a uma fotógrafa que nem mesmo conhecemos…É um sentimento muito estranho, nem sei como explicar, este é só um post de desabafo, precisava expressar o que estou sentindo.

Link para a matéria (agora brevemente reeditada e com os nossos nomes) Fantástico - O Show da Vida

Darcy (Agência Nude)

Pede uma nota explicativa, uma espécie de errata, ao jornal que exibiu a matéria, a equipe do Fantástico no caso. Tenho visto que isso tem sido uma prática usual no jornalismo da Globo, pelo menos no JN.

Renata Abreu é a fotógrafa citada e as imagens são de vocês? Pede crédito.

Fui ler a matéria, essa é nova pra mim…

Já aconteceu algo parecido comigo, mas nem chegou a ser feita a entrevista. Quando percebi o que o fdp do repórter queria eu cortei o papo e sai fora.

Já trabalhei em agência de noticias e em jornal e o que já vi chega a ser sacanagem! Desculpem mas não tem outra palavra. O sujeito dá uma entrevista, dá o seu ponto de vista e quando vai para o ar, parece que o ponto de vista do entrevistado é totalmente diferente de acordo com a vontade de quem editou e isso é corriqueiro, é prática comum neste meio.

Até existe exceção, mas a maioria é fdp. A maioria esmagadora faz isso, ou coisa pior. E pior é que não é só por causa da política da empresa em que o jornalista trabalha, é dele mesmo. Ele edita o que foi gravado para se adaptar a idéia dele, para encaixar na pauta de acordo com a vontade dele!

Jornalistas em geral ultimamente estão me dando raiva! Só não chegou ao mesmo nível da raiva que tenho dos políticos, mas não está muito longe não.

s

Formel

Darcy aparecem os créditos das fotos lá para 1’10", quando eles estão mostrando as fotos! Em TV é normal, eles vão distribuindo os muitos créditos assim mesmo.

Leo,
os créditos foram colocados só agora - versão on-line, depois que enviamos diversos e-mails para eles. Na matéria que foi exibida não constava nenhuma referencia ao nosso trabalho.

Kika,
enviamos diversos e-mails, encaminhamos as mensagens que recebemos (mais de 150) e uma reclamação formal (texto abaixo), leia a resposta que tivemos da produção.

E-mail enviado para a produção do Fantástico:

Na segunda-feira, aguardávamos o recebimento de e-mails de novas clientes e, no lugar disso, recebemos centenas de mensagens de solidariedade, revolta e indignação.

Somos duas fotógrafas que, com muita determinação e seriedade, conseguimos desenvolver um trabalho inovador e sério, que trabalha com a autoestima da mulher. Trabalho este de fotografia especializada em “ensaios sensuais para mulheres comuns”. A cada dia, o nosso projeto cresce mais e a maior prova é o carinho e respeito que recebemos diariamente de nossas clientes, além do reconhecimento e divulgação em mídias como Folha de S.Paulo, Diário de São Paulo, Revista Época, Jornal do SBT, UOL, IG, Mais Você, Portal G1 (Globo) e Revista Nova, entre outras.

Ficamos imensamente insatisfeitas com a edição da matéria “Luana Piovani ensina a fazer fotos sensuais”, exibida no último domingo no Fantástico. Fomos extremamente prejudicadas, uma vez que vincularam nossas fotos, a imagem e depoimento de nossas clientes, além do making of de um de nossos ensaios, a uma fotógrafa que nem mesmo conhecemos.

Gostaríamos que estudassem a possibilidade de uma retratação e correção do mal-entendido na próxima edição do Fantástico.

Hoje, nos sentimos fortes e convictas de que fomos prejudicadas. Espontaneamente, recebemos inúmeros e-mails e comentários em nosso blog, como forma de apoio.

E-mail da produção do Fantástico:

“Infelizmente nem todos os entrevistados puderam ser incluídos na matéria, por limitação de tempo.
Ela (fotógrafa) foi incluída na matéria por critérios que cabem à edição do programa.
Que pena ler seu blog, acho que a matéria serviu como divulgação do serviço.
Pedi para a equipe do site do Fantástico acrescentar o crédito das fotos. Assim, quem assistir à matéria online (quem são muitas pessoas), verão com crédito.”

Darcy,

Eu assisti a matéria no domingo passado. Achei bem interessante inclusive! Realmente uma pena o ocorrido!

E muito bom que profissionais compententes como vc estejam aqui compartilhando essa informação no fórum.

abraços!

Leo, o crédito ficou quase imperceptível. A entrevista com a Renata tem mais força, levando o espectador a uma leitura errada.
Realmente é lamentável essa nossa imprensa.

Parabéns pelo trabalho, Darcy.

A Globo é assim mesmo. Exigem exclusividade, fazem a edição que bem entendem, etc. Infelizmente não prezam muito pelos créditos, seja por simples desatenção/falta de qualidade, seja por se sentirem acima de tudo e todos.

Bom se não havia aqueles créditos ai é sacanagem mesmo.

Eu vi a matéria semana passada na TV e realmente deu a entender que as fotos eram da fotógrafa que apareceu lá.

Baita sacanagem hein!!!

Cuidado colega
esta cheio de picaretas por ai
sempre tem que se acertar tudo antes,ate por escrito.
Se especula muito com a empolgaçao,entusiasmo, ansiedade das pessoas
“porque vao sair na TV”, atençao com isso.
Serve de experiencia para a proxima.
Paciencia.
Consulta un advogado, para conhecer detalhes.
Boa sorte
Abs.Angelo.

A fotógrafa entrevistada é de um studio chamado
“Up studio”, apesar da materia não ter sido paga acho que é uma boa propaganda pra voces da nude tambem .

rsrsrsr Seria realmente Hamilton, mas não colocaram os créditos para ela!!!

já aconteceu comigo isso ae… fiz uma foto de uma banda, eles sairam numa revista e não levei os créditos!

Mas a banda e a revista ainda vão precisar de mim…

é f… lidar com pessoas desse nipe.

Os créditos estão lá no video sim( passa muito rápido) só não citaram o nome do studio.
A fotografa entrevistada teve uma enfase maior.

• Oi Darcy, pois é sou “amigo” da Jane no Orkut e recebi a mensagem da matéria do Fantastico, realmente é revoltante…

• Mas o importante mesmo é o trabalho de vc´s q é extremamente reconhecido no meio… E principalmente é MARAVILHOSO de extremo bom gosto…!!!

Vi a matéria no dia e achei superbacana, apesar da presença (não tanto simpática) da Luana.

Embora tenha ficado triste com o ocorrido, confesso que não fiquei surpreso. O jornalismo no Brasil sofre do mal da atecnia e da preponderância de interesses outros ao dever de informar a população.

Distorcer os fatos, criar factóides, iludir e omissões relevantes (como a do trabalho de vocês) são acontecimentos corriqueiros na grande mídia do país.

Ainda bem que o império destes meios está começando a ruir, com a difusão da internet, a atuação dos diversos blogs, de espaços livres como este e com a propagação da tv por assinatura e o aumento do nível de escolaridade da população.

A propósito, em abstrato, cabe indenização.

Pessoal

Esperar uma bela reportagem no “Fantastico” e esperar que papai noel traga os ovos de pascoa num treno, no carnaval da Bahia. Eu sempre tenho a impressão que as materia do suposto programa vão ser boas, elas passam, acabam e fico com a sensação que eles me enganaram, ficou faltanto assunto. infelizmente assim é a nossa televisão aberta, como não pagamos tmb não vemos.

abraço a todos e desculpem o desabafo.

colega.
o pior e que pagamos e muito, o custo da publicidade esta embutido no valor do produto.
abs.

Olá Darcy, Curioso que li este tópico essa semana e logo em seguida comprei um exemplar da revista Fotografe que tinha uma matéria sobre a agência Nude.

Muito Legal o trabalho que vocês fazem.

Me lembro que não tem muito tempo que vi o William Bonner no JN tendo que ler os crédito de uma ou duas fotos que tinham aparecido numa edição anterior do jornal sem os mesmos. Acho que só fazem isso se o fotógrafo tiver uma decisão judicial favorável. Não sei o que eu faria em seu lugar mas entrar com uma ação solicitando reparação é uma opção.

Como disse um colega aí em cima, vi a reportagem de sua agência na Fotografe Melhor e achei muito bom o seu trabalho. PARABÉNS!

Gustavo