Boa tarde, pessoal
Depois de 20 anos fotografando como hobby, decidi, após meses de desemprego, tentar atuar profissionalmente. Minha ideia inicial é fazer ensaios (noivos, gestantes, crianças…) e gostaria, por favor, de pedir algumas dicas à galera que já atua nesse ramo:
Primeiro: equipamento. Meu equipamento atual é uma Canon 5DC, a 50mm 1.8 da Canon, fisheye 15mm 2.5 da Sigma (que muito provavelmente não vou usar nesse tipo de ensaio) e flash Canon 430 EX. Que tipo de equipamento vocês acham que eu deveria incluir? Mais alguma lente? Lembrando que o orçamento é curto :assobi:
Que tipo de produto vocês costumam oferecer aos clientes? DVD com as fotos, fotos impressas, álbuns…? O que é mais comum?
Como definir a duração de cada ensaio? Por tempo ou número de fotos?
Como ainda não tenho um portfólio nesse estilo, penso em oferecer alguns ensaios gratuitos a amigos e família, para começar a ter um material para mostrar. O que acham dessa ideia?
Caso tenham alguma outra dica diferente em relação à atuação no mercado, todas serão muito bem vindas. Desde já agradeço. Obrigado e um abraço!
Oi Tiago, acho que pra começar está ok, mais pra frente você pode pensar em alguns upgrades.
Eu entrego as fotos tratadas em uma pendrive, e ofereço um álbum à parte.
Os meus ensaios duram em torno de 2hs, não tenho um número definido, normalmente entrego em torno de 60 fotos.
Uma 50 mm em uma FF já é suficiente mas acho que DF como 85, 100 ou 135 fazem retratos melhores, assim como uma 28 ou 35 ajuda a fazer aquelas fotos onde se quer o casal inserido dentro de um ambiente/paisagem.
Comece primeiro com o que tem (acho que falta um rádio flash) e depois compre uma 85 ou 100 mm, assim como uma 28 ou 35.
Nesse momento seu maior investimento precisa ser em aprendizado de edição, flash e direção de modelo, assim como na edição de fotos.
Tô quase no mesmo barco que você, e essa parte é essencial, inclusive nesse primeiro momento eu nem me preocuparia com os equipamentos, o que você tem já dá pra quebrar um galhão. Me preocuparia em estudar, buscar referências e pessoas para fotografar. Caso você não arranje parente ou amigo, tem alguns grupos no facebook de modelos que aceitam permuta, ou seja, você só precisa disponibilizar as fotos como forma de “pagamento”, eu gosto mais dessa opção porque isso faz com que você também já treine a interação, direção e etc com pessoas que você não conhece, fotografar amigo e parente acaba deixando essa parte mais “fácil”.
Eu trabalho com fotografia praticamente nas horas vagas, aparece um ensaio, uma festinha, da pra fazer um dinheiro, mas ainda não é meu objetivo como profissão, ainda.
Eu tenho uma 5Dc + 50mm 1.8 que da pra fazer quase tudo, e uma 30mm 1.4 para eventos, nos ensaios externos sinto vontade de pegar uma 85mm ou a 100mm, com a 50mm eu tenho que ficar muito próximo quando fotografo crianças ou retratos, por isso acho que um bom investimento pra você seria pensar nessa lente, que é barata e fantástica combinada com a velhota FF. Depois um rádio flash para fazer uma iluminação mais criativa e se a coisa engrenar mesmo com eventos um corpo de reserva, pode ser até uma 40D.
Pra começar o equipamento que você tem serve perfeitamente, a parte de portifólio é que leva um tempo pra adquirir, nada que uma irmã, prima, filho esposa não ajude no começo
A parte de valores eu tbm to tentando me achar ainda, então não vou opinar, só espiar…
Muito obrigado a todos pelas respostas. Esses grupos de permuta são uma boa ideia mesmo, Daniela, não conhecia.
A lente 85mm e o radio flash estou pensando em comprar há tempos. Suas opiniões só reforçam a vontade.
Eu tenho bastante experiência com edição, tratamento e manipulação, pois sou designer gráfico. Em relação à direção de modelos, realmente preciso praticar.
Mais uma vez obrigado e um abraço, pessoal.
Meus primeiros ensaios foram feios somente com uma 5Dc e uma 50mm 1.8.
Dá pra fazer tranquilo.
Mais pra frente pense em comprar uma 28mm 1.8 (ou uma 35mm) e uma 100mm (ou 135mm).
Eu particularmente não gosto de flash em ensaios. Meu conselho seria vc usar somente luz natural.
Ao invés de pensar em equipamento agora, invista em conhecimento. Tratamento de imagens e direção de modelos. Vai fazer muito mais diferença no resultado do seu trabalho do que uma nova lente ou câmera. Pode confiar.
Ah, e quanto ao tempo de ensaio, eu não estipulo tempo… Sempre marco pro fim da tarde, entre 16:00 e 16:30 e fotografo até a luz acabar… Ou então até os clientes ficarem cansados. Geralmente dá entre 2 e 3 horas. Mas já aconteceu de durar 5 horas, pq começamos cedo e fomos em duas locações diferentes. Então depende…
Eu trabalho a pouco tempo no mercado de ensaio, venho do futebol é lá eu entregava oque o cliente pedia.
Em ensaio eu estou colocando uma média de 30 fotos tratadas.
Se o cliente for bacana e entender que as fotos não tratadas a qualidade é bem diferente eu entrego mais… mas se percebo que pode trazer problemas eu entrego no máximo 30 mesmo…
E de todos que já fiz nunca tive problema em entregar 30 fotos, e não faço que nem um fotógrafo daqui que entrega 200 mas tudo parecida rsrs
Eu acho que você já tem um bom equipamento para começar a fazer ensaios. Faça alguns ensaios só com o que tem, sem gastar nada por enquanto, e aí você vai ter mais experiência para saber se compra uma outra lente.
Minha maior dificuldade era direção de modelos, hoje isso flui muito bem, se você souber usar seu equipamento melhor ainda, e não fuja do flash, é seu melhor amigo quando não se tem uma 6D ou 5DIII pra arregaçar o iso, clientes adoram fotos abertas com flash, sugiro convidar algumas pessoas e testar
Faço poucos ensaios. Mas vou opinar.
O equipamento está bom. Melhor que muitos que vejo por aí. Faça alguns ensaios, depois disto você saberá do que precisa.
Minha dificuldade maior era direção dos fotografados. Até hoje é. Prefiro fotos mais espontâneas onde nem se precisa, ou muito pouco, direcionar. Mas tem gente que é travado na frente da câmera e mesmo com direção é difícil. Fica artificial. Treine bem isso, entrosamento e direção com os clientes. Acho que esse é o ponto principal.
Eu não estipulo quantidade de fotos. Ficou legal entrego. Quando o cliente não é tão fotogênico, ou disposto, da mais trabalho mas até hoje sempre entreguei no mínimo 60. Uma vez peguei um casal muito legal e deu quase 300 fotos (não, não eram repetecos). Todas as fotos com tratamento básico. Uma ou outra eu dou uma caprichada a mais.
Eu entrego no DVD personalizado e ofereço o álbum.
Geralmente março o ensaio no fim da tarde, 15:45 até onde aguentarem ou acabar o sol.