Erro Exportação Lightroom Classic - *nil value*

Amigos… tenho tido um problema recorrente no LR Classic.
Quando mando exportar fotos, eventualmente ele dá o seguinte erro:


Impossível Exportar
Erro interno: ?:0 attempt to index a nil value

Eu fecho e reabro o LR, reinicio o computador, e dali a pouco volta a exportar novamente.
Já verifiquei se o firewall do windows não estava interferindo. Mas o LR já está habilitado lá.
Enfim já tentei refazer as minhas configs de exportação, desabilitar os plugins (não uso pra exportação), reinstalar o LR e o erro volta eventualmente a ocorrer.

Alguém já viu isso? Conseguiu corrigir.
Procurei na Adobe Comunity e não encontrei solução… Tem outras pessoas com o mesmo problema.

Ola Nando.
Encontrei essa resposta. Nao sei se lhe ajuda. Boa Sorte!

Since no answer exist for this issue and I have encountered the same error while creating a new “Folder” and “Gallery” in Lightroom Publishing services - only to encounter this error.

I did find a FIX -

    • Edit settings for the Plug In (Assuming this is the item that is having the issue - for me it was)
    • Under the Publishing and Syncing panel make sure “Sync Photos” is check and then click on the “Sync Now” button.

This fixed all for me and all is working as should be now. After doing this, I no longer get the error, and can upload images to my site.

Hope this helps.

Oi Leonardo. Valeu pela ajuda. Mas não resolveu não.
Dessa vez eu resolvi desinstalando o LR e reinstalando de forma limpa.
Perdi assim, minhas configs de exportação todas. Mas isso é fácil de refazer.
Até agora está funcionando… Vamos ver até quando. :dizzy_face:

Aconteceu pra mim uma vez. Era um arquivo que eu havia deletado da importação mas deu algum problema. Resolvi identificando ele (era em meio um lote de milhares de imagens) e desmarquei ele na hora de exportar o lote.

Já deu ruim denovo. :dizzy_face:
Mas é muito doido. Pq 2 minutos depois, funciona novamente.

Lightroom tem bugs.

Eu tive que voltar atrás depois que atualizei para a última versão 2024.
Quando faço uma máscara localizada os slides ficam super lentos parecendo um PC de 15 anos. Fiz de tudo e nada resolveu.
Então fiz downgrade.

O software de edição mais utilizado no mundo e com versão de assinatura.

Nando, recomendo desinstalar todo o Creative Cloud, mas, usando a ferramenta da Adobe “Creative Cloud Cleaner”.

Porque se tiver alguma coisa corrompida em qualquer parte dos componentes do Creative Cloud essa ferramenta vai apagar tudo.

É a melhor solução para uma instalação limpa do CC sem precisar formatar o computador.

Segue o link:
https://helpx.adobe.com/br/creative-cloud/kb/cc-cleaner-tool-installation-problems.html/uninstall-creative-cloud-desktop-app.html

:ok:

Pois é… Eu até entendo isso em relação ao meu note X PS. Pq meu note é antigo já (mais de 5 anos) e eventualmente dá algum creque entre o PS e minha placa de vídeo.
Mas em relação ao LR não tem como…
Só que vejam só o que aparente solucionou.
Embora o uso da GPU estivesse DESABILITADO pra exportação, o LR reabilitou ela pra edição na última atualização.
Mandei desabilitar totalmente o uso da GPU e até agora não tive mais a mensagem de erro.

Se voltar a aparecer vou ter que partir pra uma desinstalação drástica mesmo, como o André indicou.

Interessante. :ponder:

Será que na atualização o LRC começa em um configuração “padrão” onde a GPU fica habilitada?

Se for, seu relato é importante para quem tem um computador com uma GPU fraca para os padrões atuais do LRC.

:ok:

Pelo menos no meu caso, André, volto no “AUTOMÁTICO”.