Escaneando fotos físicas

Pessoal,

tenho um acervo meu de familia de fotos reveladas da década de 70 e de 80. Algumas fotos estão com uma camada que me parece mofo ou a tinta está se desintegrando. Outras fotos colaram.

Algumas questões que faço:

• como eliminar o tal “mofo” ?

• como descolar as fotos sem perder informação ?

• vale a pena escanear em 1200 dpi em jpeg (escaner doméstico Epson L355) ?

• existe procedimento para limpar o “mofo” ?

uma amostra

by , no Flickr

o tal do "mofo’

Eu escanearia em 300-600 dpi

Eliminar mofo em papel é complicado. Normalmente o que se usa é formol, cotonete, muito cuidado e uma paciência de Jó.
Não tenho idéia do que você quer dizer com descolar a foto.

Estou acompanhando, aprendendo :snack:

@AFShalders

Parece que esta degradando a quinica/papel. Tenho fotos com mais de 50 anos do meu pai que estou recuperando e passaram algumas pelas minhas mão com mais de 70 anos da avó, que estão bem melhores. Tenho quase certeza que todas foram reveladas com material importado e tudo na bandeja

Na hipótese do material estar degradando ele normalmente forma um gel que acaba “grudando” uma foto na outra, ai não sei o que fazer :no:

Agora, se as fotos estavam num local com umidade aparente é mofo mesmo, independente do que for, pusta azar :frowning:

Só testando, mas se a emulsão foi danificada não há como recuperar, é mesmo questão de salvar as partes boas.

AF, algumas fotos estão dentro de sacos plásticos sob medida. Estas fotos estão perfeitamente íntegras.

As fotos estavam coladas uma na outra, acho que pela emulsão.

Encontrei algumas polaroids no velho baú. As fotos em preto e branco estão íntegras.