Galera estou num processo de seleção de um novo PC pra edição de fotografias, e tenho dois dilemas, primeiro a questão do SO, e segundo, a questão do hardware.
Seguinte, como todos sabem a Microsoft ta investindo pesado no Windows 8, junto às principais empresas de hardware para combater de jeito o ganho de mercado da Apple nos ultimos anos, e com isso vem a dúvida na hora de comprar um aparelho agora. Será que o Windows 8 será realmente revolucionário? Ambas as empresas estão investindo pesado em sincronismo com dispositivos móveis, que é a tendência, a Apple ja deixou também isso bem claro com o Mountain Lion.
Enfim, tenho um atualmente um Compaq Presario CQ40, com Core2Duo e 4gb de RAM, sem placa dedicada de vídeo que me atendeu muito bem até iniciar meu mundo na fotografia, mas atualmente não to conseguindo mais suportar a lentidão dele com o Lightroom, quando tiro umas 500 fotos numa saída ele demora ± umas 4h pra renderizar tudo, fora que a cada foto que vou utilizar o modo revelação ele demora uns 15-30s pra carregá-la, além de ficar tudo lerdo quando to usando outra coisa no pc, e isso se torna um pé no saco
Minha principal utilização será projetos de Autocad e o Lightroom pra minhas fotos, raramente uso PS e gostaria de usar o Adobe Premiere pra algumas edições de videos…
Acabei ficando com 2 opções até 4000 reais, o iMac 21,5 e uma união do Desktop XPS8500
Seguem abaixo as configurações:
iMac 21,5:
Core i5 2.5 Ghz 6mb Cache
4gb DDR3
Processador gráfico AMD Radeon HD 6750M com 512MB de memória GDDR5
Monitor IPS 21,5" 1920x1080
OSX Lion
Valor Total: 3999,00
Dell XPS8500 + Monitor U2212:
Core i5 3.1Ghz 6b Cache
8gb DDR3
Placa de vídeo AMD Radeon™ HD 7570 de 1GB DDR5, 128-bit
Monitor IPS 21,5" 1920x1080
Windows 7 Home Premium
Valor total: 3699,00
A questão é, o Dell me parece muito superior no quesito desempenho, temos um Macbook Air aqui em casa e acho ele muito bom em questão de qualidade do sistema operacional, não trava, e quando trava é só o programa e não o sistema operacional(ironicamente o q mais trava é o Windows Live messenger rsrs)
O pessoal aí que trabalha com iMac, consegue me dizer se realmente a questão de ser um sistema fechado, sem precisar de bilhões de drivers e a arquitetura diferente de processamento compensa o hardware do Dell?
Mais uma pergunta, como é a qualidade desse monitor do iMac? Haverá necessidade de eu comprar mais um monitor? No caso o uso é mais caseiro, to com projetos de montar um minilab. Eu sei que a linha ultrasharp da dell é muito elogiada por aí, mas também sei que mesmo o monitor do MacBook sendo TL, tem uma qualidade impressionante. Alguem tem os graficos de Delta-E do iMac 21,5"? Além disso se eu comprasse o Dell ia sobrar grana pra um calibrador e tals…
Queria opinião do pessoal aí, eu sei que parece a pergunta de um milhão de dólares, mas to com medo de me deixar levar pelo design maravilhoso da Apple e esquecer que podia ter um desempenho melhor e uma máquina pra mais tempo também… Eu ainda vou esperar o lançamento do Windows 8 pra comprar o meu novo companheiro, mas gostaria de saber a opinião do pessoal pra chegar na hora e eu ter certeza do q vou fazer…