Escolha de PC para edição - Dell x Apple

Galera estou num processo de seleção de um novo PC pra edição de fotografias, e tenho dois dilemas, primeiro a questão do SO, e segundo, a questão do hardware.

Seguinte, como todos sabem a Microsoft ta investindo pesado no Windows 8, junto às principais empresas de hardware para combater de jeito o ganho de mercado da Apple nos ultimos anos, e com isso vem a dúvida na hora de comprar um aparelho agora. Será que o Windows 8 será realmente revolucionário? Ambas as empresas estão investindo pesado em sincronismo com dispositivos móveis, que é a tendência, a Apple ja deixou também isso bem claro com o Mountain Lion.

Enfim, tenho um atualmente um Compaq Presario CQ40, com Core2Duo e 4gb de RAM, sem placa dedicada de vídeo que me atendeu muito bem até iniciar meu mundo na fotografia, mas atualmente não to conseguindo mais suportar a lentidão dele com o Lightroom, quando tiro umas 500 fotos numa saída ele demora ± umas 4h pra renderizar tudo, fora que a cada foto que vou utilizar o modo revelação ele demora uns 15-30s pra carregá-la, além de ficar tudo lerdo quando to usando outra coisa no pc, e isso se torna um pé no saco :confused:

Minha principal utilização será projetos de Autocad e o Lightroom pra minhas fotos, raramente uso PS e gostaria de usar o Adobe Premiere pra algumas edições de videos…

Acabei ficando com 2 opções até 4000 reais, o iMac 21,5 e uma união do Desktop XPS8500

Seguem abaixo as configurações:

iMac 21,5:

Core i5 2.5 Ghz 6mb Cache
4gb DDR3
Processador gráfico AMD Radeon HD 6750M com 512MB de memória GDDR5
Monitor IPS 21,5" 1920x1080
OSX Lion
Valor Total: 3999,00

Dell XPS8500 + Monitor U2212:

Core i5 3.1Ghz 6b Cache
8gb DDR3
Placa de vídeo AMD Radeon™ HD 7570 de 1GB DDR5, 128-bit
Monitor IPS 21,5" 1920x1080
Windows 7 Home Premium
Valor total: 3699,00

A questão é, o Dell me parece muito superior no quesito desempenho, temos um Macbook Air aqui em casa e acho ele muito bom em questão de qualidade do sistema operacional, não trava, e quando trava é só o programa e não o sistema operacional(ironicamente o q mais trava é o Windows Live messenger rsrs)

O pessoal aí que trabalha com iMac, consegue me dizer se realmente a questão de ser um sistema fechado, sem precisar de bilhões de drivers e a arquitetura diferente de processamento compensa o hardware do Dell?

Mais uma pergunta, como é a qualidade desse monitor do iMac? Haverá necessidade de eu comprar mais um monitor? No caso o uso é mais caseiro, to com projetos de montar um minilab. Eu sei que a linha ultrasharp da dell é muito elogiada por aí, mas também sei que mesmo o monitor do MacBook sendo TL, tem uma qualidade impressionante. Alguem tem os graficos de Delta-E do iMac 21,5"? Além disso se eu comprasse o Dell ia sobrar grana pra um calibrador e tals…

Queria opinião do pessoal aí, eu sei que parece a pergunta de um milhão de dólares, mas to com medo de me deixar levar pelo design maravilhoso da Apple e esquecer que podia ter um desempenho melhor e uma máquina pra mais tempo também… Eu ainda vou esperar o lançamento do Windows 8 pra comprar o meu novo companheiro, mas gostaria de saber a opinião do pessoal pra chegar na hora e eu ter certeza do q vou fazer…

vou acompanhar porque estou nesse mesmo dilema.
Fiz uma consulta numa loja de informática e me ofereceram note sony vaio 14" com processador i5, 6gb memória ram ddr3, 750 gb hd por R$ 2600.
Mas to achando caro

Ta caro, a HP vende notebook 11" com AMD Dual Core II, 6gb dd3, 500gb de HD e Placa de Video Radeon(não lembro ql é), e Windows Home Premium por 1200 reais

Razad,

Tô pensando em pegar um Macbook Air, só que não sei se ele me atenderá. Roda o LR de boa? ou fica tão lerdo quanto o seu Compaq? Será que um Macbook Pro seria melhor? tô em dúvida por causa do peso. :ponder:
Tenho um Itautec com uma config parecida com o seu só que tenho placa de video gt130m.

abraços

Razad, não compare o Windows 7 Home Premium com o OSX Lion :no:

O Windows 7 é bom. O gerenciamento de memória dele é evoluído e não ficará perdido como o XP ou o Vista ficaram. Mas tem que ser, no mínimo o Professional.

Não conheço MAC, nunca trabalhei com um, mas sei que é bem parrudo para se trabalhar com imagem (eu compraria um fácil). Os monitores iMac também são excelentes, não acho que precise de mais um. Só se vc gostar de trabalhar com 2 monitores.

Abcs

Cara macbook air pra edição de fotografia nao recomento, só se for pra utilizar o iphoto em jpeg rsrs, os macbooks que começam a vir com uma placa melhorzinha partem do 15"

Dimi eu tenho o ultimate no meu hp, pensei que a diferença era só nas funções do os? Entao tem diferença no metodo de processamento tbm?

Então o de 15 já fica pesado pra carregar. Eu ando com o note praticamente o dia inteiro nas costas e esse meu de 15,4 tá me matando…

Acho que o jeito é ter um mac air pra carregar e um pc bom pra editar as fotos ao chegar em casa mesmo.

Vcs tem alguma outra sugestão de note/apple leve e que eu possa fazer as edições ?

abraços

São exatamente essas funções do SO que afetam o modo como é feito o gerenciamento de recursos.
Para uma edição Home, por exemplo, você necessitará de menor controle e gerenciamento dos recursos de hardware apresentados para o SO. Já na versão mais top (Ultimate), você necessitará de mais recursos. Isso vem implícito no SO. Por isso essa diferença nos nomes e valores das licenças.

Um uusário final não notará nenhuma diferença, mas na hora de tratar uma foto, com certeza a diferença aparecerá. :ok:

Abcs

Se puder sim, atualmente estou com 3 dispositivos, o meu PC pra edições, notebook pra trabalhos, e o galaxy tab pra mobilidade, ele realmente conseguiu me fazer dispensar o notebook fora de casa, com quem andava o dia inteiro também, mas daí depende muito qual o ramo em que você trabalha e o que vai utilizar. Pra fazer pequenos textos, responder e-mails, e visualizar conteúdo ele é ótimo, agora se você quiser fazer uma planilha complexa no excel esqueça…

Se quiser uma solução mais barata, pelo menos aqui na minha cidade a loja da HP está oferecendo o notebook que falei no post acima, acho uma boa opção em relação ao macbook air…

E compre um PC porreta pra fazer as edições em casa, ganha muito mais em produtividade, não vejo a hora de trocar o meu aqui…

Valeu pelas dicas.

O meu grande encanto com o Macbook Air é o peso e a fantástica bateria de 7h. Estou avaliando ainda se vale mesmo a pena o investimento.

Ok, mas a diferença é tanta assim entre uma versão e outra? E quanto ao OSX Lion? A defasagem em hardware não prejudica o desempenho? como fica pra realizar as edições, o Lion consegue ser mais rápido mesmo com tanto hardware a menos?

Essa é a minha dúvida, pq o Windows 8 ta vindo aí e se ele apresentar a mesma evolução que o windows 7 teve ao XP (vista nem conto), vai se equiparar ao desempenho da Apple. Ja estou até impressionado com a interface que conseguiram desenvolver no meu lumia 710, tava certo que ia pra Apple, mas o que vi no Windows Phone 7.5 ja me deixou uma pulga atrás da orelha sobre o que vem por aí…

Razad, já saiu alguma prévia do Windows 8? Qual a previsão de lançamento?

Ja saiu o consumer preview, que é tipo uma versão beta, qualquer hora vou baixar pra ver como ta ficando…

O DELL é melhor, não precisa pensar 2 vezes.

Windows Live é lixo…
Se é para trocar MSG use o Miranda http://www.miranda-im.org que tem suporte para Windows Live.
Se é para vídeo/voz use o Skype

Pois é! Essa é a grande dúvida que eu tb tenho. Um Imac de tela de 27" é um sonho de consumo! Mas pagar 7- 8000 reais num só aparelho é fogo! Dá para adquirir 2 ou 3 bons computadores… :ponder:

Eu tinha essa mesma dúvida e estava ficando louco com as pesquisas e opiniōes. Todos com vantagens e desvantagens mil. No fim optei pelo iMac (21,5) simplesmente por querer conhecer um sistema diferente. A qualidade do aparelho e das imagens do monitor são excelentes. A usabilidade estou apanhando um pouquinho ainda, mas nada que não se acostume. Queria “desbitolar” um pouco de windows e gostei da experiência :ok: