estou com planos de alugar um salão como ponto de referencia.
o que terá nesse salão:
alguns álbuns de casamento,festa infantil e talvez alguns books, todos mostruários.
um pc para controle e edição das fotos ali mesmo.
uma mesa de escritório e cadeiras.
um espaço semelhante de uma Bomboniere.
a minha dúvida é…
ainda hoje, vale a pena ter um ponto fixo?
como será um ambiente pequeno só será um lugar aonde os clientes viram até mim para ver preços e mostruários,sendo assim não precisarei de imediato me formalizar.
pra quem trabalha dessa forma,me dê umas dicas de como proceder.
quanto +/- terei que investir e se o retorno é compensatório.
sei que existe planos de marketing, como ponto estratégico,divulgação e talz…
quem puder me ajudar,meu objetivo será festas e social ok
grato
Se é só vc, pq não procura um espaço de co-working?
Vc compartilha a infra e todas as paradas com o resto das pessoas que trabalham lá, faz o networking e não precisa aparecer todo dia.
Vc continua tendo um lugar pra receber seus clientes (alguns tem sala de reunião), vc pode levar seus albuns pra lá e gasta menos que um escritório só seu.
Cara, vou te dizer. Pra mim valeu cada centavo gasto a mais. :hysterical: :hysterical:
De verdade. Eu tenho, no mínimo, 1000 reais a mais de despesa mensal desde que abri o estúdio, isso que não tenho funcionários:
Mas, olha, é impressionante. O pessoal te olha com mais respeito, mais credibilidade.
Antes, eu era o “fotógrafo bacana que atende em casa mesmo”. Hoje, sou visto com “propriOtário de um estúdio”, kkkkk
Inclusive no meio fotográfico o pessoal passa a tratar melhor. Laboratórios, encadernadores, outros fotógrafos…
Pro cliente, passa mais credibilidade, segurança. Estou com o estúdio a pouco mais de dois meses, a diferença foi gritante.
As pessoas entram aqui pra conhecer, ver, etc…
Claro, essas é a minha realidade, pode ser que eu outras praças, ou pra outros profissionais, não seja assim.
Coloco algumas questões:
Vc ja atua profissionalmente como fotografo? Integralmente?
E os albuns, já os tem ou fazer fazer todos agora (mais um custo)
O local será escolhido com que critério? Seus clientes potenciais estão ai?
Aluguel, Aguá, Luz, Internet, Seguro…e outros que nem sei…liste todos os custos!
Fazer a migração de profissional de outra area (com renda fixa) para fotografo (renda variável) e ainda ter o custo de manter o local, “pode” ser arriscado. Eu migrei a 6 meses e trabalho 90% por indicação de outros clientes e com uma produtora de eventos. Não vejo esse necessidade de local por hora. Trato por telefone e email e sempre que o cliente abre a oportunidade (ou pede) gosto de ir até ele, o que muitos elogiam, pois nao precisam gastar tempo com deslocamento. Levo meus albuns à ele.
Cada caso é um caso, mas pense bem nos custos iniciais, pois isso pode ser o problema.
Eu tava precisando de um espaço, porque o povo aqui de mga é metido a besta, aí, entre um cara meia-boca que tem estúdio e um bacana que não tem, eles preferem o primeiro por “segurança” e status. Serio…
Eu atendo tbm na casa das pessoas, não deixei de oferecer essa comodidade, mas agora com o estúdio, sei lá, as pessoas me olham com outros olhos, inclusive as assessoras de noivas, promoters e etc…
Pra mim ajudou, mas como o Rezende citou, não é obrigatório ter um espaço.
Antes de ter estúdio trabalhei quase um ano e meio em casa, do jeito que a maioria da galera trabalhava. Não via problema, até que comecei a perder clientes por causa desse maldito status…
ainda não atuo 100% na fotografia,abrir esse escritório mudaria essa realidade,explico…
atualmente trabalho em uma empresa que não paga mau,o horário é das 7h. as 13:30/14:00 horas,depois disso estou livre o dia todo para trabalhos extras.
2ºponto,a minha esposa está saindo do emprego em que está,ou seja,ela será a minha secretária,atendente sei lá…
no periodo em que eu estiver ou no meu emprego ou atendendo alguém pessoalmente,ela cuida do escritório,ela está a par de todos os preços e vende muito bem…
já tenho sim mostruários suficiente para começar,com o tempo vem mais,sempre tem um casamento bem elegante que vc. acaba fazendo um pra ti…
então a ordem fica assim:
eu seguro a bronca de casa com meu fixo.
minha esposa trabalha pra mim.
com o aumento do fluxo eu abandono meu fixo e me dedico 100%
tenho uma meta de 10 mil mensal no bruto,creio que com esse rendimento inicial não passarei fome :assobi:
O ponto negativo de abrir um escritório e formalizar seu trabalho é que pode aparecer trabalho demais e você não dar conta. Outra coisa chata é se você começa a ganhar muita grana, com o que gastar? Investir? Carro? Casa?