Cá estou eu a tirar fotos com a Nikon D3200 e minha lente 50mm de todo mundo aqui em casa. A câmera é excelente, superou completamente minhas expectativas.
Agora que já passou “um pouquinho” aquele fogo de ter a máquina nova, comecei a perceber que o rosto de todo mundo está parecendo mais velho, até de minha filha de 11 anos!!! A pele está ficando com muitos detalhes, as vezes até meia aspera. Tirei fotos no modo manual, automático e os pré-definidos da câmera como retratos. Mas não mudou muito, a pele está parecendo velha. E antes que alguém pergunte, somos todos novos, abaixo dos 30anos. Estamos parecendo nas fotos com 40 e tantos.
O que pode estar cusando isto? Abertura de diafragma muito alta ou pequena? Luz? Sei lá… Não estou tirando foto com máquina encostado na cara de ninguém, e nem enchendo a tela com o rosto da pessoa…
Seria legal ver algumas fotos para opinar melhor. Pode ser excesso de sharp, iluminação etc…
O bom de sempre se fotografar em RAW é poder acertar tudo isso numa edição.
Não sei nada sobre a D3200.
Mas, com a D5100 e com a D7000 isto ocorre se deixar o ISO automático com valor elevado (ex: 800); os rostos ficam muito marcados por causa da granulação.
Já com a D600 dá para deixar o ISO em 800, pois como a tolerância é 3.200, não afeta tanto.
Eu até queria postar uma foto, mas a patroa encrencou tanto que até apaguei as fotos ruins.
Mas eu não soube dizer bem o que era o problema, estava mais para as rugas de expressão estavam ficando acentuadas demais, acho que devia ser por causa do flash, e realmente o ISO estava muito alto, 800 ou mais. Voltei com as configurações da máquina para o padrão e voltou ao normal.